Audiências públicas em conjunto
pelas assembleias legislativas do Rio e Minas serão realizadas para cobrar da
Agência Nacional de Transportes (ANTT) a redução tarifária e a melhoria nas
pistas da Rio Petrópolis-Juiz de Fora. Os deputados Bernardo Rossi (PMDB -
licenciado) e Noraldino Junior, do PSC de Minas Gerais, se reuniram com o
presidente em exercício da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do
Rio (Alerj), Dionísio Lins, definindo as reuniões e o pedido de acompanhamento
pelo Ministério Público Federal. O reajuste de pedágio na BR-040 entrou em
vigor no dia 20 de agosto com a tarifa sendo acrescida de 24,4%. Enquanto
Petrópolis sofre diretamente como pagamento de R$ 11,20 para o percurso de 20
quilômetros de subida e descida da serra,Minas ainda tem à frente mais duas
praças de pedágio. “É notório que há abuso na tarifa e cabe à ANTT rever o
preço do pedágio e exigir cumprimento do contrato por parte da Concer,
concessionária que administra a BR-040”, aponta Dionísio Lins. “Estudo da Federação
das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) aponta que haverá redução
do preço do frete com a nova pista de subida da serra, mas com os reajustes de
pedágio consecutivos e abusivos, o transporte de carga vai continuar sendo
sobrecarregado com taxas encarecendo o preço final de todos os produtos
transportados via BR-040. Para Petrópolis, o prejuízo ainda é somado ao turismo
e comércio, fontes de renda na cidade”, afirma Bernardo Rossi. A atuação em
conjunto começa com as audiências e vamos definir um trabalho ostensivo para
conquistar a estrada que os fluminenses e mineiros merecem”, completa Noraldino
Junior. O deputado mineiro aponta que seu estado está refém de uma má
administração da rodovia. Única comunicação rodoviária para Minas, o tráfego entre
Juiz de Fora e Rio tem hoje custo de pedágio quase comparado ao do combustível
considerando pagamento de R$ 11,20 pela passagem em três praças de pedágio. “Um
veículo de passeio gasta R$ 100 de gasolina e R$ 67,20 de pedágio para
percorrer os 180 quilômetros entre Rio e Juiz de Fora”, aponta Noraldino.
Parlamentos vão brigar
pela não prorrogação de contrato
Garantir a conclusão da nova
pista de subida da serra e o cumprimento do contrato até 2021, prazo que cabe à
Concer, com imediata abertura de licitação para escolha de novos operadores
para a rodovia. Alerj e ALMG, além da revisão da tarifa do pedágio, querem nova
concorrência para operação da rodovia em sete anos. A Concer opera a via desde
1996 e a porte do governo federal de cerca de R$ 700 milhões foi definido, com
pagamento em três parcelas, para garantir a obra da nova pista de subida da
serra. O aditivo de contrato, no entanto, vinculou prorrogação da administração
da concessionária no caso de atraso das parcelas.
Fonte: Tribuna de Petrópolis
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