domingo, agosto 16, 2009

Projeto de Sabrá para ligar Bingen a Quitandinha ganha fôlego dez anos depois de criação

Uma antiga reivindicação dos petropolitanos pode ser rapidamente resolvida. É o que diz o secretário Nelson Sabrá. Segundo ele, as obras para a ligação entre Bingen e Quitandinha custariam pouco mais de R$ 2,6 milhões e demorariam cerca de três meses. Em projeto desenvolvido em 1999, durante a gestão do então prefeito Leandro Sampaio, a ideia é dividir a pista de descida (entre o portal do Quitandinha e a rodoviária do Bingen), passando pelo túnel e pela Rua Amazonas.

Sabrá desenvolveu o projeto junto com o então Departamento Nacional de Estrada de Rodagem (DNER), instituição que não mais existe, hoje substituída pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

"Com a eleição do Mustrangi, a ligação passou a fazer parte do programa do governo. E eu resgatei esse projeto. Eu passei o projeto para o prefeito e ele repassou ao presidente da CPTrans. E agora começou a caminhar de novo. No meu entender, a ligação vai sair, porque é muito simples e pode ser implementada com rapidez. Com essa obra, podemos unir dois extremos da cidade, e quem sair do Bingen para ir ao Quitandinha não precisará ir ao Centro, desafogando o trânsito da cidade", argumentou Sabrá.

A agulha de descida, que dá acesso do Quitandinha à Serra, teria que ser convertida em agulha de subida. Para isso, uma simples adequação precisaria ser feita, diminuindo a inclinação da pista. A partir da agulha, o trecho da BR 040 entre Bingen e Quitandinha seria dividido em duas mãos.

O túnel seria dividido por blocos de concreto e placas metálicas apropriadas. Em uma extensão de 500 metros, duas pistas seriam no sentido Rio de Janeiro e uma no sentido Quitandinha. O acesso ao Quitandinha se daria através da Rua Amazonas, em um trecho de 2,7 km, desembocando um pouco antes do portal da cidade, na altura do Parque São Vicente. A rua teria que ser asfaltada e um pequeno muro de contenção teria que ser construído.

Com a mudança, para ir ao Rio de Janeiro, o motorista que sair do Quitandinha deverá fazer uma pequena alteração no trajeto. Ao invés de descer pela pista da esquerda depois do túnel, ele terá que ir em direção ao Bingen e passar pelo contorno (construído em 2007 para encurtar o caminho para a rodoviária do bairro).



Wagner Silva fez indicação para a ligação entre os bairros

O líder do governo na Câmara, vereador Wagner Silva (PPS), já protocolou, na Casa, uma indicação legislativa ao prefeito para que ele pressione a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a realizar a ligação entre Bingen e Quitanhinha.

"Não tem que mexer em nada, é muito fácil, e eu conheço bem o luar. Não é uma grande obra, é uma pequena obra. Essa ligação é uma reivindicação que beneficiaria toda a cidade, não é uma questão pessoal minha", argumentou Wagner Silva.

No dia 24 de julho, aconteceu a audiência pública convocada pela Câmara para discutir a administração da BR 040 pela Concer. Um dos pontos debatidos foi a ligação entre os dois bairros, e o diretor da ANTT, Mário Rodrigues, presente na reunião, garantiu que em 90 dias (26 de outubro) voltaria à cidade com um estudo produzido sobre o assunto. Na ocasião, o vereador Baninho (PSB) entregou um abaixo-assinado com quatro mil assinaturas para o diretor da Agência com a reivindicação.
Fonte: Diário de Petrópolis

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