sexta-feira, maio 26, 2017

Simulado do Plano Inverno define atuação em casos de incêndio


O primeiro simulado do Plano Inverno realizado nesta quinta-feira (25.05) definiu o modo de operação para atuação dos diversos órgãos envolvidos em casos de incêndios – tema do encontro. A atividade aconteceu na Sala de Cooperação da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias e serviu como exercício teórico para atuação no plano, cujo objetivo é organizar o combate a incêndios florestais que atingem a cidade no período de estiagem.
 

Neste primeiro trabalho, chamado “simulado de mesa” o objetivo foi estudar as oportunidades de atuação em conjunto. “O trabalho externo é uma resposta a esse planejamento. Acredito que o saldo do trabalho é positivo. Durante o período de estiagem, todos os órgãos estarão prontos para atuar em um momento de dificuldade”, explica o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.
 

O exercício desta quinta contou, ainda, com participação do Corpo de Bombeiros, das Forças Armadas, Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio-Araras), Guarda Civil, secretarias de Educação, Meio Ambiente, Obras e Assistência Social, além de entidades como a Legião da Boa Vontade (LBV) e a Cruz Vermelha.
 

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, Agostinho Sequeira, o treinamento vai garantir mais segurança para Petrópolis. “A cidade como um todo ganha com este trabalho conjunto. O apoio dos demais órgão ao Corpo de Bombeiros é muito importante no caso de um incêndio de grande proporção. A resposta organizada, nesses casos, é essencial para o funcionamento da operação”, explica.


 “É um trabalho feito por diversas mãos e que vai oferecer uma resposta mais qualificada e rápida para a população. Estamos trabalhando muito para que tudo ocorra da melhor maneira possível durante o período de estiagem”, explica o tenente Pedro Henrique Mazzoni, comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Pico do Couto (DTCEA-PCO).
 

O Plano Inverno é um trabalho conjunto com o Ministério Público, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Exército, Aeronáutica, Cruz Vermelha, SAMU, órgãos ambientais e todos os setores da Prefeitura. “Cada órgão vai assumir as suas responsabilidades em um momento de crise. Esse trabalho de prevenção é fundamental para Petrópolis”, completo o secretário de Defesa Civil.    

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: