segunda-feira, maio 01, 2017

Secretaria de Saúde reforça a importância de se vacinar contra gripe

Desde o início da campanha de vacinação contra a gripe, 7.091 vacinas já foram aplicadas, 85% em idosos. Mesmo assim, a Secretaria de Saúde está reforçando a estratégia de imunização junto aos idosos, grupo mais vulnerável nos casos de contágio pelo vírus influenza. Na próxima semana, sete casas de repouso serão visitadas, totalizando em duas semanas de imunização, 435 doses aplicadas no sistema de vacinação volante.

A Coordenação de Epidemiologia irá implantar a partir da segunda semana de maio um sistema de vacinação domiciliar em que profissionais de saúde visitarão pacientes acamados. Para receber a vacina em casa, o paciente deverá ligar para o setor de Epidemiologia e fazer a solicitação pelo telefone: (24) 2246-6796, de 9 às 15h, de segunda a sexta-feira.

O secretário de Saúde, Silmar Fortes, explicou que todos os idosos ou pacientes acamados que solicitarem a vacinação em casa receberão uma equipe para aplicar a vacina.

“Nós estamos priorizando, inicialmente, os idosos por ser um dos públicos de maior risco de complicação se contrair a doença. Mas todos os pacientes que estiverem acamados e pertencerem ao grupo de imunização - grávidas, mães que acabaram de dar à luz, crianças de até cinco anos e os doentes crônicos também poderão tomar a vacina em casa”, disse o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

Pelo cronograma, a Epidemiologia irá avaliar se há algum Posto ou Unidade de Saúde da Família próxima ao solicitante, para que os vacinadores da unidade visitem os pacientes acamados.

“Caso não tenha nenhuma unidade próxima à residência do paciente acamado, a Epidemiologia irá disponibilizar uma equipe para atendê-lo. Nosso objetivo é que o maior número de pessoas sejam imunizadas antes do dia D de vacinação, marcado para o dia 13 de maio”, avalia Silmar Fortes.

Vacinação segue em 41 Unidades de Saúde

 A vacinação contra gripe vai até o dia 26 de maio e a Secretaria de Saúde estima imunizar 100 mil pessoas. Com o ritmo de vacinação ainda é considerado abaixo do esperado, a Secretaria de Saúde sensibiliza a população a procurar os 41 pontos de vacinação. O objetivo é diminuir os índices do ano passado de casos confirmados da doença. Em 2016 foram notificados 51 casos de influenza e nove foram confirmados. Por conta disso, a vacina é a melhor opção de prevenção.

As doses estão distribuídas em 31 Postos da Saúde da Família, seis Unidades Básicas da Família, além da Coordenação de Epidemiologia, Ambulatório Escola em Cascatinha, do Hospital Alcides Carneiro e do Centro de Saúde, com funcionamento de 8 às 15h com o intervalo de 1h para almoço. A expectativa é que sejam vacinadas cerca de 100 mil pessoas no município e até o dia ‘D’ de vacinação – 13 de maio – estima-se que 80% deste público já estejam imunizados.

“O nosso foco é a prevenção, com a população com maior vulnerabilidade à influenza se vacinando agora, podemos combater o contágio da doença antes da chegada do inverno. Isso é fundamental, porque as baixas temperaturas contribuem para o aumento dos casos de doenças respiratórias. Além disso, o organismo demora aproximadamente 15 dias para criar os anticorpos necessários para prevenção da doença”, avalia a coordenadora da Epidemiologia, Elisabeth Wildberger.
Fonte:Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: