sábado, maio 27, 2017

Estado recomenda vacinação contra a febre amarela em Petrópolis

O Governo do Estado anunciou, ontem, que irá intensificar a campanha de vacinação contra a febre amarela em Petrópolis. As cidades vizinhas de Teresópolis e Nova Friburgo também reforçarão suas ações de imunização contra o vírus. Os três municípios já integram a lista de prioritários indicados pela Secretaria de Estado de Saúde, com base na avaliação do cenário epidemiológico no Rio de Janeiro e no país, principalmente nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

As novas orientações para os três municípios estão sendo passadas às secretarias municipais de Saúde por meio de notas técnicas, diante da confirmação da morte de um macaco por febre amarela no município de Petrópolis, em uma área de mata fechada no bairro Bataillard. Novos lotes de vacinas estão sendo liberados para os municípios de Petrópolis e Teresópolis. Nova Friburgo já recebeu vacinas em quantidade suficiente para imunizar seus habitantes.

– Iniciamos a vacinação preventiva em Petrópolis no dia 18 de março. Em conjunto com os municípios, estamos conseguindo nos antecipar e adotar medidas preventivas, com base na evolução do cenário epidemiológico, acompanhado de forma constante pelas equipes de vigilância. Graças ao trabalho que já vem sendo desenvolvido, as áreas rurais da cidade e do seu entorno já contam com boa cobertura vacinal. O momento é de reforçar as ações e intensificar a prevenção. Contamos com a população para que todos compareçam aos postos para se vacinar – explica o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.
Técnicos da Vigilância em Saúde da SES estiveram reunidos com representantes dos três municípios para traçar as estratégias.
- Com a confirmação da circulação do vírus no município de Petrópolis, é preciso pesar os riscos e benefícios da vacina, portanto, nossa orientação é para que idosos e gestantes sejam vacinados, desde que sejam submetidos a uma avaliação individual. A vacina é contraindicada caso haja alguma deficiência no sistema imunológico. Estamos num momento importante de prevenção. Inclusive, é importante lembrar que a vacina contra a febre amarela pode ser tomada junto com a da gripe. São vacinas seguras e eficientes na proteção contra estas doenças – explica o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.
Mobilização na Praça da Liberdade
A vacinação segue em caráter preventivo nos 41 pontos de vacinação a partir desta sexta-feira (26). Hoje, ocorrerá uma grande mobilização na Praça da Liberdade de 9h às 17h com vacinação para a população. Na próxima semana estão previstas ações volantes no bairro Mosela e nos terminais de ônibus. Petrópolis já tem 181.400 pessoas vacinadas contra a doença e a expectativa é que até outubro sejam vacinadas mais 120 mil pessoas.
- Nós temos até outubro para imunizar o restante da população. Crianças a partir de 9 meses e adultos com até 59 anos devem ser vacinados. A imunização é contraindicada para gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo. Os idosos devem ser vacinados apenas com a liberação de um médico. Vamos aproveitar o período do inverno, onde a proliferação de mosquitos diminui para vacinar o maior número de pessoas com tranquilidade – disse o secretário de Saúde, Silmar Fortes.

O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES, Alexandre Chieppe explicou que as vacinas contra febre amarela e contra gripe podem ser tomadas juntas e enfatizou que é importante que todo o Estado esteja protegido contra as doenças.

- É importante lembrar que a vacina contra febre amarela pode ser tomada junto com a vacina contra a gripe. Portanto, estamos num momento essencial para a prevenção. Seguindo as orientações do Ministério da Saúde e do Estado, nosso objetivo é imunizar ainda a população idosa que apresentar condições de saúde adequadas - disse Chieppe.

Diariamente as doses estão disponíveis em 31 Postos da Saúde da Família, seis Unidades Básicas da Família, além da Coordenação de Epidemiologia, Ambulatório Escola em Cascatinha, do Hospital Alcides Carneiro e do Centro de Saúde. O atendimento está disponível de 8 às 15h com o intervalo de 1h para almoço.
Fonte:Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: