quinta-feira, maio 11, 2017

Dia do Doador vai mobilizar Defesa Civil para ação mutirão de voluntários


A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias vai realizar uma campanha de doação de sangue no Dia Mundial do Doador, que é comemorado no dia 14 de junho. Os funcionários do órgão serão convidados a participar e levar amigos e parentes. Como forma de incentivar a presença, além da folga obrigatória, quem comparecer ao evento vai ganhar um outro dia de descanso, que será combinado de acordo com as demandas da Secretaria. A ação acontece no Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa, localizado na Rua Paulino Afonso, no Bingen, nos dias 13 e 14 de junho.

Segundo o titular da pasta, coronel Paulo Renato Vaz, o evento marca mais uma ação humanitária do órgão. “Essa é uma das atribuições da Defesa Civil que poucos conhecem. Já realizamos a doação de chocolates na Páscoa, a entrega das rosas no Dia das Mães, e até o final do ano vamos organizar outras ações. A Defesa Civil é muito mais que catástrofe, são seres humanos”, comentou.

Alexandre Paladino, que é captador do Banco de Sangue, explicou que em determinadas épocas do ano o volume de doação diminui. “Nos feriados as pessoas viajam para aproveitar. No entanto, é uma das épocas mais sensíveis para os hospitais. No dia 15 de junho, por exemplo, é Corpus Christ. Por isso o apoio antes deste dia vai ser fundamental”, explica.

Ainda segundo Alexandre, as doações estão 20% abaixo do ideal. “15 minutos já são suficientes para ajudar a salvar a vida de até três pessoas. Vale lembrar que apenas 1,8% da população brasileira é doadora de sangue, enquanto o percentual recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que esse número fique entre 3 e 5%”, explica.

Critérios para doar

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável).

O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: