Está em fase de teste
um novo sistema que permite a localização da chamada para o telefone da
Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. A novidade, que começou a
funcionar na terça-feira (23.05), tem o objetivo de diminuir o número de trotes
que chegam para o número 199. Um balanço realizado em janeiro desse ano,
mostrou que 147 ligações recebidas eram desse tipo, o que representou quase 20%
do total. No mesmo mês de 2016, foram 122 trotes.
As chamadas são atendidas pelos agentes operacionais no Centro de Operações (CEOP) da Defesa Civil. Quando a informação falsa não é percebida, o cadastro da ocorrência é realizado e uma equipe é deslocada para realizar o atendimento.
As chamadas são atendidas pelos agentes operacionais no Centro de Operações (CEOP) da Defesa Civil. Quando a informação falsa não é percebida, o cadastro da ocorrência é realizado e uma equipe é deslocada para realizar o atendimento.
“O prejuízo nestes
casos é imenso. O trote só é descoberto quando a equipe da Secretaria de Defesa
Civil e Ações Voluntárias chega ao local. Contamos com o apoio da população
para reduzimos estes índices de trotes”, explica o titular da pasta, coronel
Paulo Renato Vaz.
O secretário ainda
disse que essa “brincadeira” pode colocar em risco a vida de pessoas que
precisam de atendimento de emergência. “As linhas ficam ocupadas e podemos até
deslocar uma os agentes sem necessidade. Imagina causa um prejuízo sem tamanho
para quem precisa, de fato, da Defesa Civil”, comenta Paulo Renato.
Uma outra novidade é
que o programa vai permitir que os atendimentos sejam feitos de maneira mais
rápida e precisa, já que disponibiliza, através do Google Maps, a imagem do
local de onde a ligação é efetuada.
“O programa está em
fase de teste, já que precisamos ver os resultados na prática. É importante que
o nosso atendimento seja realizado da melhor maneira possível, com o máximo de
precisão”, completa o secretário.
Fonte: Diário de Petrópolis
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