quarta-feira, maio 24, 2017

Defesa Civil testa sistema para diminuir o número de trotes


Está em fase de teste um novo sistema que permite a localização da chamada para o telefone da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. A novidade, que começou a funcionar na terça-feira (23.05), tem o objetivo de diminuir o número de trotes que chegam para o número 199. Um balanço realizado em janeiro desse ano, mostrou que 147 ligações recebidas eram desse tipo, o que representou quase 20% do total. No mesmo mês de 2016, foram 122 trotes.
As chamadas são atendidas pelos agentes operacionais no Centro de Operações (CEOP) da Defesa Civil. Quando a informação falsa não é percebida, o cadastro da ocorrência é realizado e uma equipe é deslocada para realizar o atendimento.

“O prejuízo nestes casos é imenso. O trote só é descoberto quando a equipe da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias chega ao local. Contamos com o apoio da população para reduzimos estes índices de trotes”, explica o titular da pasta, coronel Paulo Renato Vaz.

O secretário ainda disse que essa “brincadeira” pode colocar em risco a vida de pessoas que precisam de atendimento de emergência. “As linhas ficam ocupadas e podemos até deslocar uma os agentes sem necessidade. Imagina causa um prejuízo sem tamanho para quem precisa, de fato, da Defesa Civil”, comenta Paulo Renato.

Uma outra novidade é que o programa vai permitir que os atendimentos sejam feitos de maneira mais rápida e precisa, já que disponibiliza, através do Google Maps, a imagem do local de onde a ligação é efetuada.

“O programa está em fase de teste, já que precisamos ver os resultados na prática. É importante que o nosso atendimento seja realizado da melhor maneira possível, com o máximo de precisão”, completa o secretário.

Fonte: Diário de Petrópolis

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