segunda-feira, maio 29, 2017

Campanha de Vacinação contra a Gripe é prorrogada até 09 de junho


A Campanha Nacional de Vacinação foi prorrogada em todo o país até o dia 9 de junho, diante da baixa procura pela vacina nos postos de saúde em todo o país. No Rio de Janeiro, até o dia 23/5, menos da metade do público-alvo havia sido imunizado. Apenas dois entre os 92 municípios fluminenses atingiram a meta de vacinar 90% do público-alvo. Em 32 cidades, a cobertura vacinal informada pelas secretarias municipais de Saúde está abaixo de 40%, o que preocupa as autoridades de saúde pública. Neste ano, em todo o estado, nove casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causados por vírus da gripe já foram registrados, sendo seis óbitos.

- Estamos em um momento fundamental para a prevenção. O aumento da circulação do vírus Influenza B vem sendo observado e é importante que a nossa população esteja imunizada antes da chegada do inverno e das temperaturas mais baixas. A imunização não é importante apenas para que a própria pessoa se proteja, mas também para sua família e para a sociedade. Na maior parte dos casos, a gripe não apresenta complicações, mas entre os grupos prioritários, pode evoluir para quadros graves, portanto, a prevenção é essencial – reforçou o secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr.

A meta do estado do Rio é vacinar cerca de 4,5 milhões de pessoas que compõem o público alvo: são grupos prioritários os idosos a partir dos 60 anos, crianças de seis meses a menos de cinco anos de idade, as gestantes, as mulheres com até 45 dias do parto, os trabalhadores da saúde e os indígenas. Além destes, também fazem parte do público alvo os professores das redes pública e privada, trabalhadores do sistema prisional, adolescentes privados de liberdade e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, que deverão apresentar prescrição médica antes de se vacinarem.

Alerta para pais e mães – Entre os grupos prioritários, as crianças com idades entre seis meses e cinco anos de idade são as que menos foram vacinas. Apenas 27,2% foram imunizadas. O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES, Alexandre Chieppe, explica que a vacina contra a gripe disponibilizada nos postos de saúde no Brasil protege contra os três subtipos de gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde – H1N1, Influenza B e H3N2. Chieppe esclarece ainda que existem diversos tipos de vírus da gripe e eles podem sofrer alterações, por isso, a vacinação se faz necessária todos os anos.

- É uma vacina segura e bastante eficiente, os benefícios são incontestáveis. A vacinação é melhor forma de se proteger contra a doença e adotar a cultura da prevenção é fundamental. A baixa adesão à campanha nos preocupa e é preciso alertar a população para que todos busquem as unidades de saúde para se vacinar – reforça o subsecretário.

Campanha antecipada em 2016 – No ano passado, a Secretaria de Estado de Saúde antecipou a vacinação contra a gripe no estado para gestantes, crianças com idades entre seis meses até cinco anos, além de pacientes renais crônicos. A decisão foi tomada diante do aumento do número de casos que o estado de São Paulo vinha registrando à época. A medida foi adotada como ação preventiva e a meta de imunizar 80% do público-alvo n RJ foi atingida antes do final da campanha, em 20 de maio.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: