segunda-feira, maio 15, 2017

Apenas 10% dos petropolitanos compareceram nos postos de vacinação


Mesmo em dia de campanha nacional de vacinação contra a gripe, a adesão dos petropolitanos está baixa. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, apenas 10 mil pessoas se vacinaram até agora, enquanto o público alvo é de 100 mil. Cerca de 80% dos vacinados são idosos, mas os outros segmentos do público alvo não estão comparecendo.

O Centro de Saúde, na Rua Santos Dumont, no Centro, estava com pouco movimento neste sábado (13), o “Dia D” de vacinação da gripe no território nacional. Circulando pelo local, estavam apenas alguns idosos e mães que levavam as crianças.

A campanha acontece desde o dia 26 de maio, em 41 unidades de Saúde, que estão abertas de segunda à sexta, das 8h às 16h. Petrópolis tem sete casos notificados de suspeita de gripe, dos quais a maior parte dos pacientes é idosa.

A Secretaria de Saúde chegou a convocar os professores da rede municipal para se vacinarem, mas a adesão foi baixa. As equipes da pasta estão fazendo atendimentos em abrigos de idosos e casas de repouso, e usando dados do Setor de Epidemiologia para encontrar pacientes que estão de cama em casa e ir até lá aplicar a vacina.

Segundo a chefia do Centro de Saúde, é normal que a vacinação contra a gripe tenha adesão um pouco mais baixa, e ainda há tempo de melhora. A campanha vai até a próxima quarta-feira (17).

O público alvo da campanha é composto por idosos, crianças de entre seis meses e cinco anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres que acabaram de ter filhos), profissionais de Saúde e professores. Quem se vacinou contra a Febre Amarela não precisa esperar para tomar a vacina da gripe. As duas podem, inclusive, ser aplicadas ao mesmo tempo.

A cidade possui doses de vacina para o público alvo, segundo a secretaria, e mais doses chegam semanalmente. Apenas para o sábado, 20 mil unidades chegaram à cidade, na expectativa de que mais pessoas procurassem a vacina. 

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: