domingo, abril 09, 2017

Empresários se unem para garantir segurança da cidade

Desde o agravamento da crise que afetou as contas do Estado do Rio de Janeiro, em 2015, praticamente tudo o que é de responsabilidade do governo estadual foi afetado. Um dos principais serviços atingidos foi o da segurança pública. A manutenção dos veículos deixou de ser feita, e até equipamentos de papelaria e higiene para o trabalho dos policiais deixaram de ser comprados. Na semana passada, no entanto, surgiu uma luz no fim do túnel. E ela não veio do poder público, mas da sociedade civil organizada.

A partir do Conselho Comunitário de Segurança, foi criada a campanha “Todos pela Segurança”. O objetivo é mobilizar a sociedade em busca de doações para que o trabalho das polícias Civil e Militar não pare. O grupo atua em duas frentes de trabalho: deixar a frota equipada e com manutenção periódica, e realizar a manutenção das unidades, com material de escritório e higiene.

Em uma semana, os resultados são satisfatórios, de acordo com a empresária Célia D’Azevedo. Ela faz parte do comitê gestor em apoio ao Conselho Comunitário de Segurança, representando o Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB), e se engajou no projeto.

-
 
Estamos nos organizando para que a gente não perca essa marca de ser uma das cidades mais seguras do Brasil. O Estado passa por um problema sério e não podemos deixar que as delegacias e os batalhões estejam sucateados, como em várias partes do Estado. Por isso, estamos mobilizando toda a sociedade, e definimos estas ações – disse.
“Estamos nos organizando para que Petrópolis continue sendo uma das cidades mais seguras do Brasil” – Célia D’Azevedo, empresária que participa do movimento
 

 
De acordo com Célia, um levantamento apontou que eram necessários 64 pneus, para 12 carros da Polícia Militar e quatro veículos da Polícia Civil. Destes, 41 já foram doados, atingindo a demanda da Polícia Civil. E o apoio das empresas está sendo uma mão na roda para facilitar o trabalho. Dos 41 pneus que foram doados, uma loja de pneus ofertou 20 nesta primeira semana. O restante veio de doações de pessoas físicas. Além disso, a loja vai comercializar os pneus por preço e condições de financiamento especiais, para as empresas ou pessoas físicas que quiserem doar. Uma loja de autopeças, por sua vez, está fazendo um orçamento para o grupo praticamente doando os produtos, comercializando a preço de custo e reduzindo toda a margem de lucro.

- A nossa cidade tem 300 mil habitantes. Se um terço da população doar um real, por exemplo, já eliminamos um dos problemas, como o da limpeza das unidades. A nossa ideia é garantir que a sociedade esteja sempre mobilizada – disse Célia.
Manutenção
No entanto, apenas a doação de equipamentos para os veículos andarem não basta, é preciso fazer a manutenção. Neste setor, o grupo já encontrou parceiros, como o empresário Alaor Fiorese, que tem uma oficina mecânica no bairro de Cascatinha. Ele se disponibilizou para realizar a manutenção de alguns carros, além de conseguir “padrinhos”.

- Esse grupo está sempre envolvido com as ações sociais de Petrópolis, quando tem alguma ação para o bem comum da cidade, todos se juntam e fazem, e agora estamos engajados nesta campanha pela segurança. Para a manutenção, estamos viabilizando padrinhos para doar os equipamentos, e nós doamos a nossa mão de obra – disse Alaor.

O grupo foi dividido em duas equipes. Enquanto uma parte está focada na manutenção do veículo, outra está em busca de equipamentos para a manutenção das delegacias. Entre o material de escritório que já foi doado, está uma nova impressora (a antiga estava quebrada), toner, tinta e resma de papel, doados por uma papelaria – por conta destes problemas, documentos não estavam sendo impressos.
Avaliação positiva
A evolução do trabalho em uma semana foi muito grande, segundo avalia o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Sérgio Mattos.

- Estamos arrecadando bastante material, e o nosso objetivo é fazer com que o trabalho da polícia possa ser realizado, com os carros andando e as unidades em ordem. As pessoas pegaram de frente e estão levando isso a sério. Esperamos que até semana que vem possamos normalizar todo o sistema de viatura das polícias – disse Mattos.

O apoio da sociedade é bem-vindo, de acordo com o delegado titular da 105ª Delegacia Policial, Cláudio Batista.

- A participação da sociedade, ajudando o trabalho da polícia, é comum em outros países, onde as pessoas abraçam o trabalho. Sabemos que essa crise vai passar, mas esse laço 
que está sendo criado será para sempre. O grupo ainda está sendo articulado, mas acredito que vai funcionar muito bem, e é uma atitude louvável – disse.
Articulação
O grupo liderado pela sociedade civil se reuniu com vereadores, na quinta-feira (6), e tem uma reunião marcada com o prefeito Bernardo Rossi, para a próxima terça (11). Além disso, os empresários visitaram o Centro de Operações da cidade de Três Rios, para conhecer o funcionamento do sistema e debater o que poderia ser aproveitado em Petrópolis.
Fonte:Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: