domingo, abril 02, 2017

Empresários buscam solução para internet em Petrópolis

Com cerca de mil pessoas empregadas em diversas empresas, faturamento que ultrapassa R$ 700 milhões por ano, e localizada a menos de 100 quilômetros dos maiores centros de pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, Petrópolis é considerada uma referência quando o assunto é tecnologia. No entanto, é exatamente na área de tecnologia onde está um dos principais entraves para o desenvolvimento do município: a conectividade ainda é precária. Em várias regiões da cidade, o serviço de internet não está disponível e, quando está, há instabilidade, prejudicando tanto consumidores residenciais quanto empresas que dependem do serviço para trabalhar.

Uma luz no fim do túnel, entretanto, pode estar surgindo: empresários do polo de tecnologia localizado no bairro Quitandinha estão começando a se unir na busca de alternativas para começar a minimizar os problemas. A principal solução, de acordo com eles, é atrair novas empresas, interessadas em “iluminar” a cidade - ou seja, levar as redes de fibra óptica ou rádio para todo o município, especialmente nas áreas em que não há internet ou onde a disponibilidade do serviço é reduzida.

- Estamos nos estruturando para trazer empresas que operam em algumas regiões do Rio de Janeiro para oferecer os serviços de internet em Petrópolis, com maior qualidade do que é oferecido hoje, com dupla abordagem: fibra óptica e rádio. Estamos buscando uma solução para iluminar bairros – afirma o diretor executivo da empresa Neki-IT, Marcelo Carius.

Carius lembra que, para Petrópolis se tornar uma cidade inteligente – tema debatido na última Conferência da Cidade, realizada na semana passada, precisa colocar a inteligência na ponta, com infraestrutura de qualidade e com disponibilidade não apenas para as empresas de alta tecnologia, mas também para as empresas de menor porte e para os consumidores domésticos.

- Já houve caso de empresa que desistiu de se instalar em Petrópolis por conta do serviço precário de internet. Hoje, isso é um fator muito importante para o desenvolvimento do município. O serviço é essencial. Hoje, o maior entrave para Petrópolis se tornar, de fato, uma cidade inteligente, é a conectividade – diz Marcelo Carius.
Empresas interessadas no projeto
E o caminho para implantar isso está sendo aberto: de acordo com o empresário, quatro empresas já mostraram interesse em se instalar na cidade – algumas delas, inclusive, já montaram rede de fibra óptica dentro do Parque Tecnológico.

- Quatro empresas estão dispostas a investir na cidade e iluminar as áreas. No entanto, esse processo precisa ter o apoio da Prefeitura, para pegar o conjunto de empresas que desejam investir na cidade e auxiliar na implantação do negócio – disse Carius.

Uma reunião com representantes do governo municipal está marcada para o próximo dia 10 de abril, para debater o projeto e o conjunto de melhorias para o setor. E o apoio do poder público local, é fundamental para que o projeto deslanche e a cidade tenha uma melhoria na sua conectividade. Isso porque o município tem a propriedade do solo, e pode negociar com a Enel, concessionária de energia elétrica, o custo do aluguel dos postes para as operadoras. Além disso, a Rede Metropolitana de Alta Velocidade poderia ser explorada pelas empresas para oferecer o serviço ao consumidor final, por um preço mais acessível. A forma com que isso seria feito, não entanto, ainda será delineada.

Na semana passada, os empresários do setor de tecnologia da informação se reuniram com representantes da Prefeitura, debatendo os planos do governo para o desenvolvimento do segmento na região.
Fonte:Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: