quinta-feira, abril 06, 2017

Comércio petropolitano está autorizado a funcionar nos feriados


Abril será uma ótima oportunidade para quem deseja aproveitar a folga no trabalho para passear. Isso porquê o mês terá três feriados, sendo que dois deles cairão em uma sexta-feira. Em todas as datas, o comércio petropolitano está autorizado a funcionar.

O primeiro feriado será em 14 de abril, quando é comemorada a sexta-feira da paixão. Na semana seguinte, também na sexta (21), é a vez do feriado de Tiradentes. Já domingo, 23 de abril, é considerado o Dia de São Jorge em todo o Estado do Rio, e os estabelecimentos de Petrópolis também estão autorizados a abrir as portas. A decisão foi acordada entre o Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio e é válida para o Centro Histórico, Polo de Modas do Bingen, Rua Teresa e Adjacências.

“Por ser uma cidade turística, que recebe muitos visitantes em feriados prolongados, é fundamental que o comércio petropolitano esteja em pleno funcionamento, para atender bem as pessoas que escolhem o município como destino em seus momentos de lazer e descanso. Ter um comércio forte e presente traz benefícios para o funcionário, para o patrão e para a economia de Petrópolis como um todo”, salientou o presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini, reforçando que os estabelecimentos dos distritos também podem funcionar, conforme acordo específico para a região.

Para que esteja apto a abrir as portas, o empresário precisa preencher o Termo de Adesão, que pode ser encontrado no site do Sicomércio, e protocolá-lo no Sindicato dos Empregados. Entre as compensações previstas, estão o pagamento das horas efetivamente trabalhadas no feriado com adicional de 100%; uma folga compensatória que deve ser concedida em até 30 dias, conforme negociação entre o empresário e o funcionário; além de lanche no valor de R$ 15,00 e vale-transporte.

A abertura em praticamente todos os feriados está prevista na última Convenção Coletiva da categoria, que vigora até o ano que vem. Com isso, a autorização de funcionamento não é concedida apenas nos feriados de Natal (25/12), Ano Novo (01/01), Dia do Trabalhador (01/05) e Dia do Comerciário (16/10).

Mais informações sobre as atividades do comércio petropolitano podem ser consultadas no Sicomércio, através do telefone (24) 2237-0806, pelo site www.sicomerciopetropolis.com.br, pelo e-mail sicomercio.petropolis2011@gmail.com ou indo até a sede do Sindicato, na Rua Irmãos D’Angelo, 48, coberturas 4 e 6.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: