sexta-feira, janeiro 20, 2017

Segunda fase da matrícula para escolas estaduais começa na próxima semana

A segunda chamada para a matrícula nas unidades da rede estadual de ensino começa na próxima terça-feira (24). E os pais que procuram vagas para os filhos nas escolas estaduais de Petrópolis podem ficar tranquilos: há sobra de vagas. Foram oferecidas para o município cerca de 3,3 mil vagas, mas nem todas foram preenchidas, porque muitas pessoas que fizeram a matrícula pela internet na primeira etapa não foram às escolas para confirmar a inscrição. Agora, na segunda fase, essas vagas voltam para o sistema, e ficam disponíveis para qualquer pessoa.
A segunda fase da matrícula na rede de ensino estadual funciona assim: os dias 24 e 25 de janeiro serão exclusivos para os candidatos que participaram da primeira fase e não conseguiram alocação. Para quem perdeu o prazo de inscrição ou aqueles que foram alocados, mas não confirmaram a matrícula, o período de inscrição no site será nos dias 26 e 27 de janeiro. Para se inscrever, é necessário entrar no site www.matriculafacil.rj.gov.br.
Depois da inscrição, o candidato deve se dirigir à escola onde conseguiu a vaga, para efetuar a confirmação da matrícula, apresentando os seguintes documentos: Carteira de Identidade ou documento original que a substitua (Certidão de Nascimento ou Casamento); CPF, se possuir; Histórico Escolar ou Declaração da última unidade escolar em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado; Carteira de Identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos, original e cópia; Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso), na forma prevista no § 3º, do art.18; Comprovante de Residência e Comprovante do Atestado com tipo do grupo sanguíneo e o Fator Rhesus (fator RH).
- Mesmo com o prazo da primeira etapa da matrícula encerrado, muitas vagas sobraram. Na primeira fase, foram disponibilizadas mais vagas do que a procura, para que o aluno pudesse ir para a escola mais próxima dele. Quem se inscreveu e perdeu esse prazo, terá que se candidatar novamente através do site. Na segunda etapa, as vagas voltam para o sistema por ordem de chamada, e os alunos têm que procurar vagas nas escolas onde ainda há vagas – afirmou Marlene Coelho, diretora pedagógica da Coordenadoria Regional da Secretaria de Estado da Educação.
Fonte:Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: