A possibilidade de
economia sem riscos, proporcionado pelos medicamentos genéricos está fazendo
com que grande parcela da população já considere essa opção na hora da compra.
Os dados são resultados da pesquisa Análise do perfil de compra dos consumidores
de medicamentos, realizada pelo Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação
Continuada (IFEPEC).
Segundo a pesquisa o
número de brasileiros que consideram essa opção na hora da compra é bastante
expressivo, sendo que 37% dos consumidores apontara que adquiriram medicamentos
dessa modalidade, outros 32% compraram os de marcas e 31% compraram uma mescla
dos dois tipos.
“Os genéricos já
venceram uma desconfiança inicial e natural que enfrentaram no mercado e hoje
já fazem parte das opções de escolhas dos consumidores, eles possuem um grande
potencial competitivo por causa da economia que ele proporciona, sendo que os
preços são fundamentais na escolha”, analisa Edison Tamascia, presidente da
Febrafar, que encomendou a pesquisa.
Ele se refere ao fato
de que a pesquisa também aponta a prioridade que o consumidor está dando ao
preço em relação à marca na hora de adquirir medicamentos. Segundo a pesquisa,
45% dos consumidores, acabaram comprando produtos diferentes do objetivo
inicial e a quase totalidade desses clientes buscavam economia.
“É importante
reforçar, porém, que o cliente não está indo contra a indicação médica, mas sim
buscando uma alternativa real, sendo que o genérico possui a mesma substância
ativa, forma farmacêutica e dosagem que o medicamento original”, complementa
Tamascia.
A pesquisa teve como
objetivo apurar as características de compras de medicamento dos brasileiros,
bem como o tipo de medicamento adquirido, o índice de troca de medicamento e os
motivos que levaram a essa troca.
Segundo a pesquisa,
dos entrevistados que foram às farmácias 72% adquiriram os medicamentos,
contudo, apenas 24% compraram exatamente o que foram comprar, 31% modificou
parte da compra e 45% trocaram os medicamentos por vontade própria ou por
indicação dos farmacêuticos.
“Esse fato demonstra
a existência de uma característica muito comum nos brasileiros que é não ser
fiel ao produto que foi procurar em uma farmácia, ouvindo a indicação dos
farmacêuticos. O principal fator de troca é o preço, demonstrando que o
brasileiro se encontra mais preocupado com o bolso”, explica o presidente da
Febrafar. Tal afirmação se baseia no fato de que a pesquisa constatou que 97%
dos entrevistados que trocaram de medicamentos compraram uma opção de menor
preço.
A pesquisa foi
realizada com quatro mil consumidores de todos o Brasil que quando esses saíam
das farmácias em que estiveram para efetuar a compra.
Fonte: Diário de Petrópolis
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