quinta-feira, janeiro 05, 2017

CEG vai estender gasoduto pela União e Indústria


Petrópolis terá uma expansão da rede de gasodutos ainda neste ano. Um gasoduto será instalado pela Estrada União e Indústria ligando o Centro a Itaipava, abastecendo Corrêas, Nogueira, Samambaia e Pedro do Rio. A informação vem da CEG-Rio, empresa da Gás Natural Fenosa Brasil, responsável pelo abastecimento de gás encanado no estado.

Mesmo assim, ainda não existe previsão para estender o abastecimento a outros distritos, como a Posse, por exemplo. Há um projeto da Prefeitura de Petrópolis para transformar a área distrito industrial da cidade. A Fábrica de Telas São Jorge é a primeira a anunciar que vai se instalar na região.

Esse serviço ainda é incipiente na cidade. Começou em 2006, quando Petrópolis se tornou a primeira cidade da Região Serrana a receber gás natural. O gasoduto que abastece o Centro da cidade e os arredores vem do Rio de Janeiro e entra em Petrópolis pelo Bingen. Os canos seguem o traçado das ruas e a própria empresa faz a ligação das casas com a rede. Hoje, a CEG tem 5.360 clientes nessa região.

Já em Itaipava, o progresso é mais recente. Só em 2015 foi completada a estação de descompressão em Itaipava, graças a um acordo firmado entre a empresa e a administração anterior do município em 2014. A estação fica em Bonsucesso e bombeia gás para a região, mas até agora abastece apenas uma indústria, dois postos de GNV e um condomínio.

O gás dessa região, por enquanto, vem de caminhão para Petrópolis. O veículo parte de uma estação em Guapimirim, segue pela BR-040 e acopla na estação de Itaipava. Mas a empresa quer terminar esse esquema instalando um novo gasoduto.

A ideia é ligar o centro de Petrópolis a Itaipava e a obra deve ficar pronta até o fim deste ano. Os bairros no meio do caminho também serão conectados.

- Existe um plano de expansão, e temos compromissos com o governo do estado para alguns municípios – disse o gerente de operações da CEG-Rio, André Ottoni. Em 2016, o serviço chegou a Maricá e Cachoeiras de Macacu, e deve se expandir neste ano para Angra dos Reis, Saquarema, Itaperuna, Araruama, Mangaratiba e outros.

Ele afirmou também que o número de clientes da empresa tende a crescer, já que novas instalações são feitas ao longo do tempo.

- No início de 2016, havia cerca de 4.400 clientes em Petrópolis, então houve crescimento de cerca de mil clientes. É um trabalho diário. E também leva em conta a adesão das pessoas – afirmou. Ele diz que a instalação dos tubos de gás em casas e prédios é feita pela própria empresa, mediante o pagamento de uma taxa de adesão por parte do cliente.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: