sexta-feira, dezembro 16, 2016

Chuvas provocam estragos em Petrópolis


Deslizamentos de terra e pedras, alagamentos, quedas de árvores e buracos. Estes são alguns dos problemas ocasionados pela forte chuva que caiu sobre a cidade entre a tarde de quarta-feira (14) e a manhã de quinta. Até o momento a Secretaria de Defesa Civil informou que foram registradas 67 ocorrências pelo telefone 199 em Petrópolis. Três famílias ficaram desalojadas e estão na casa de amigos ou parentes. Não há desabrigados. Em nenhum dos casos houve feridos ou mortos.


O maior índice pluviométrico foi registrado no Independência, com 206 milímetros em 24 horas. A Defesa Civil opera no estágio de alerta

Um deslizamento atingiu duas casas no Siméria, na Servidão Agripino Feliciano. Uma casa foi destruída pela terra, que também invadiu uma propriedade do motorista Anderson Silva, de 30 anos.
- A barreira atingiu cômodos da casa e o estacionamento onde estavam os carros – contou o motorista, que está em casa de parentes com a família.


O deslizamento aconteceu por volta de 1h30 de quinta-feira (14) e assustou quem mora na região. Anderson foi quem acionou o Corpo de Bombeiros.


- Moro há 30 anos no local sendo e é a terceira fez que acontece um deslizamento por aqui - lembrou.
A garagem da empresa Petro Ita, na Rua Coronel Veiga, também foi atingida. Um deslizamento arrastou 10 ônibus, empurrando um contra o outro. Os veículos ficaram danificados e, segundo a empresa, já foram encaminhados para a manutenção.


No São Sebastião, uma casa foi atingida. Na Mosela, a queda de uma barreira descalçou outra residência. Em todos esses casos, as famílias deixaram os imóveis com segurança e informaram os agentes da Defesa Civil que iriam para a casa de amigos, vizinhos ou parentes.

Já no Moinho Preto uma rua ficou interditada por algumas horas após um deslizamento de terra. No mesmo local uma pedra rolou e acabou derrubando um contêiner de lixo. O trânsito foi liberado na manhã de ontem.


Na estrada que liga o Moinho Preto até a João Xavier, duas pedras rolaram em uma casa, mas o local não precisou ser interditado pela Defesa Civil. Uma grande barreira também deslizou de uma encosta na Rua Mathias Hillen, no Pedras Brancas, o que deixou por um tempo os moradores sem transporte público. Na Rua Cacilda Becker, Alto Independência, um deslizamento de terra atingiu um carro, que teve a lateral esquerda parcialmente destruída.

Alterações nos itinerários de ônibus

Os deslizamentos provocaram alterações em alguns itinerários das linhas de ônibus por causa das interdições em diversas vias da cidade. As linhas que atendem os bairros Independência, Morin e Santa Luzia não estão indo até o ponto final. No Pedro Ivo, um ônibus escorregou na pista molhada, caindo em uma vala. Uma equipe da empresa Petro Ita foi enviada ao local. Ninguém ficou ferido.


Os ônibus da Petro Ita que atendem a linha 463- Alto Independência – Via Cacilda Becker Rua O, estão parando na entrada da linha 435, devido a uma queda de barreira na via. Já os coletivos que operam no Alto Pedro Ivo estão parando no antigo ponto final do bairro. A linha 470- Santa Isabel está operando com cautela, porque a estrada está em meia pista. Enquanto a Comunidade do Meio da Serra, que estava sem atendimento desde ontem, devido à queda de uma árvore, voltou a ser atendida, por volta das 9h de hoje.


A linha da Turb 618 – Santa Luzia, em Araras, também não está conseguindo ir até o ponto final. Os ônibus estão parando próximo à entrada da estrada conhecida como Mata Cavalo.


Os ônibus da empresa Cidade Real, que atendem a Comunidade do Vitória, no bairro João Xavier - linha 117- voltaram a circular há pouco após a liberação da via, onde houve deslizamento de terra. O mesmo aconteceu nas regiões do Moinho Preto e Fazenda Inglesa. A empresa informa que está operando nesses locais, mas com dificuldades devido as condições precárias em que as vias se encontram. As demais linhas estão operando normalmente.

Problemas também na BR-040 e Serra Velha

Na Serra Velha da Estrela, no Meio da Serra, Uma árvore caiu e interditou ambos os sentidos. O incidente aconteceu por volta das 6h desta quinta-feira (15). O Corpo de Bombeiros informou que uma equipe esteve no local para retirar o tronco e os galhos que caíram para liberar a via. Nenhum carro foi atingido e ninguém se feriu.


O Corpo de Bombeiros registrou outra queda de árvore, desta vez na Rua São Paulo, no Quitandinha. Os galhos atingiram a rede elétrica e as casas ficaram sem energia elétrica.


Outra árvore caiu, dessa vez na BR-040, por volta do km 100 na manhã de ontem. O tronco e os galhos foram retirados da pista pela concessionária Concer e o trecho foi liberado por volta das 10h30. O engarrafamento chegou a dois quilômetros, segundo a empresa. Mesmo depois de uma das pistas ter sido liberada, havia lentidão até a praça de pedágio de Xerém.


A Concer garantiu que a árvore não atingiu nenhum veículo. A orientação é que o motorista redobre a atenção devido à pista molhada e a chuva intermitente.

Defesa Civil está nas ruas

Técnicos da Defesa Civil seguem nas ruas atendendo aos chamados e estão acompanhados por técnicos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), que estavam em Petrópolis para um treinamento.


Conforme for a necessidade, os pontos de apoio mantidos pela Prefeitura serão abertos a qualquer hora do dia. Moradores de áreas de risco que precisarem desses pontos devem ligar para a Defesa Civil pelo telefone 199. A ligação é gratuita.


Os maiores índices pluviométricos registrados em 24 horas foram na João Xavier (126 milímetros), 24 de Maio (115 mm) e Independência (105 mm). Para alertar a população para o risco de deslizamentos generalizados, a Defesa Civil acionou, entre as 15h e as 18h, de quarta-feira (14) as 18 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme – 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe. Pontos de apoio próximos a sirenes foram abertos.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: