quarta-feira, outubro 19, 2016

Rio Rural vai integrar avaliação internacional


O programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, foi uma das iniciativas selecionadas pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês) para participar de uma avaliação sobre o impacto da iniciativa na solução de problemas ambientais no mundo. Este mês, a avaliadora Jeneen Reyes Garcia esteve no Rio de Janeiro, reunida com a equipe gestora do Projeto Rio Rural GEF, instituições parceiras e agricultores familiares.

 

Entre os projetos brasileiros selecionados para compor a avaliação, o Rio Rural GEF foi escolhido por ser uma ação multifocal, com resultados concretos na eficiência produtiva do setor agropecuário, conservação do solo, proteção da biodiversidade, dos recursos hídricos e formação de capital social. O projeto foi executado de 2006 a 2011, em comunidades rurais de 48 microbacias hidrográficas nas regiões Norte e Noroeste Fluminense.

 

Os resultados do Rio Rural GEF serviram de base para a expansão do programa no estado, abrindo caminho para novas iniciativas, como o projeto Recuperação e Proteção dos Serviços de Clima e Biodiversidade do Corredor Sudeste da Mata Atlântica brasileira.

 

Participação dos atores locais

 

A cientista ambiental Jeneen Garcia, que está conduzindo a avaliação do GEF, esteve com produtores rurais beneficiários do Rio Rural. Os encontros aconteceram com os agricultores nas microbacias Rio Cachoeira, em Magé, na Região Metropolitana, e Barracão dos Mendes, em Nova Friburgo, na Serra Fluminense.

 

Na ocasião, os agricultores puderam expor os resultados verificados no meio ambiente e nos setores sociais e produtivos.

 

– Com o programa, conseguimos melhorar nossa produção e comercialização, principalmente após as chuvas de 2011 – disse o produtor de Nova Friburgo, Hélio Muniz Cardoso.

O produtor Nei Araújo, da localidade de Rio Grande, acredita que a iniciativa fortalece o trabalho do Rio Rural.

 

– A avaliação permite saber como o programa está caminhando. E isso é bom para todo mundo: para nós, agricultores, para os técnicos da Emater-Rio e também para os próprios avaliadores – afirmou Nei.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: