A Autopass, empresa
de tecnologia, meios de pagamento e soluções para a mobilidade urbana, com
objetivo de proporcionar mais conveniência no transporte coletivo, iniciará as
operações no dia 17 de outubro do projeto piloto de pagamento de passagem de
ônibus com cartão de crédito, débito e pré-pago.
O pagamento por
aproximação será feito com a tecnologia Contactless, que opera
com cartões inteligentes. As vantagens dos cartões “sem contato” são o uso
simplificado, o tempo de validação mais rápido e a alta durabilidade tanto do
cartão quanto das leitoras, já que o plástico não necessita ser inserido,
somente encostado no validador.
“Este serviço agiliza
o processo de pagamento e oferece um atendimento mais confortável aos
passageiros. Não será preciso que o cliente digite a senha. É uma inovação
a favor da mobilidade urbana e do cidadão”, afirma o CEO da Autopass, Rubens
Gil Filho.
Em fase de testes, o
projeto contempla os ônibus da linha 376 de transporte público da empresa
Metra, que atende a Região Metropolitana de São Paulo e a Zona Sul da capital.
Exemplos
O meio de cobrança
com cartão de crédito e débito é usado no sistema de transporte de Londres
desde 2012. Estimativas apontam que cerca de 1 milhão de passagens são pagas
por esta forma todos os dias, o que representa mais de 25% das viagens na
capital da Inglaterra. O que se pretende, especialmente numa cidade muito
movimentada como Londres, é que os cidadãos não tenham que fazer fila para
comprar ou carregar o bilhete de transporte e que possam usar o cartão com que
pagam as suas compras para entrarem, diretamente, no metrô ou nos ônibus.
Com isso, a capital
da Inglaterra está constantemente no topo do ranking de pesquisas como uma das
cidades melhor avaliadas, pois o investimento em tecnologia de pagamentos com
cartão sem contato torna o dia a dia na cidade seguro, simples e inteligente.
Gil Filho sinaliza
que a Autopass será pioneira na implantação desse sistema no Brasil e que a
empresa está pronta para ampliar as cidades atendidas com essa mesma
tecnologia. "Oferecemos soluções e serviços para a mobilidade urbana
pensando em melhorar a vida das pessoas", concluiu.
Fonte: Diário de Petrópolis
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