terça-feira, outubro 25, 2016

Lions Clubes de Petrópolis, Instituto de Olhos e Clinica de Olhos Dr. Tanure realizam campanha contra o glaucoma


O glaucoma refere-se a um grupo de doenças oculares que provocam danos irreparáveis no nervo óptico. Este, por sua vez, é o nervo que carrega as informações visuais recebidas pelo olho até o cérebro.


Por razões que a medicina ainda não compreende totalmente, o aumento da pressão dentro do olho (pressão intraocular) é geralmente, mas nem sempre, associada à lesão do nervo óptico, que caracteriza o glaucoma. Esta pressão acontece devido ao aumento de um líquido chamado de humor aquoso, que é produzido na parte anterior do olho ou por uma deficiência de sua drenagem através de seu canal.


Quando há um bloqueio desse fluido do olho, este provoca o aumento da pressão ocular. Na maioria dos casos de glaucoma, essa pressão está elevada e provoca danos no nervo óptico.


Os médicos alertam para alguns fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de glaucoma que pode levar a cegueira, se não tratados. Entre eles: pressão intraocular elevada; idade acima dos 60 anos ou acima dos 40 anos, para o caso de glaucoma agudo; afro-americanos são mais propensos a desenvolver glaucoma do que pessoas caucasianas, principalmente os acima dos 40 anos de idade; histórico familiar de glaucoma pode elevar as chances de um indivíduo desenvolver a doença também diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireodismo também levar à doença doenças no olho, como alguns tumores, descolamento de retina e inflamações, aumentam o risco de glaucoma; fazer uso por muito tempo de medicamentos à base de corticosteroides.


Um exame ocular pode ser usado para identificar o glaucoma. O médico precisará examinar o interior do olho, observando através da pupila, que geralmente é dilatada. O especialista geralmente realiza um exame completo do olho para confirmar o diagnóstico.


Somente a averiguação da pressão intraocular (por meio da tonometria) não é suficiente para diagnosticar o glaucoma, pois a pressão ocular costuma mudar. Por isso, outros exames deverão ser feitos para que o médico possa diagnosticar o paciente com glaucoma ou não.


Não há como prevenir um glaucoma de ângulo aberto, mas pode-se evitar a perda da visão. Diagnóstico precoce e cuidados meticulosos com a doença são chaves para a prevenção da cegueira.
É muito importante fazer consultas frequentes ao oftalmologista e realizar sempre alguns exames de prevenção para evitar os sustos causados pelo glaucoma.


O Instituto de Olhos de Petrópolis, Clínica de Olhos Dr. Tannure, através de uma parceria dos Clubes de Lions de Petrópolis, estão criando esta oportunidade. No próximo sábado (29), será realizados exames gratuitos entre 9h e 13h. A clínica fica na Rua Dr. Miguel Detsi 35, esquina com a Rua Dr. Nelson de Sá Earp. O atendimento é por ordem de chegada.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: