sexta-feira, outubro 21, 2016

Concessionária realiza manobras técnicas para manter abastecimento


Os mananciais que abastecem a cidade tiveram uma queda de 25% na vazão, informou a Águas da Imperador, nesta quinta-feira (20). Por isso, a concessionária abriu os sistemas alternativos de Ponte de Ferro e Rio da Cidade, acionando 30% da vazão diária ao sistema. A empresa afirmou que esperava normalizar o abastecimento ontem mesmo. “O abastecimento das partes altas está sendo feito por meio de manobras técnicas, e esperamos que ao longo da noite o abastecimento esteja normalizado”, colocou, em nota.


De acordo com a concessionária, a combinação de calor intenso e falta de chuva é o motivo para a queda. De um lado, aumenta o consumo de água, de outro, não há reabastecimento dos mananciais. Outro problema foi o rompimento de uma adutora no Mosela, que é considerada a principal fonte de abastecimento da cidade porque atende a demanda do Centro. Esse rompimento aconteceu às 18h, da última segunda-feira (17) e o conserto foi encerrado à 1h, de terça (18).


Também foi nesse período, entre segunda e terça, que os problemas nos mananciais começaram a ser percebidos pela empresa. As partes mais altas da cidade acabaram sendo mais prejudicadas. Locais como Valparaíso, Coronel Veiga, Chácara Flora, e também no Mosela, Cascatinha e Rua 24 de Maio sofreram na noite passada. Houve moradores que relataram que não caiu uma gota na caixa d’água durante a noite.
A Águas do Imperador explicou que o abastecimento desses locais mais altos acontecem por bombas, que são acionadas automaticamente pelo volume e pressão de água nas redes. “Com a diminuição do volume e pressão, as bombas não são acionadas, e por isso Águas do Imperador realiza manobras técnicas, que consistem no fechamento da água para as partes baixas, para que se alcance volume e pressurização suficientes para abastecimento das partes elevadas”, esclareceu a empresa. Em toda cidade, são 196 sistemas de bombeamento de água, a partir de nove mananciais (sem contar os mananciais alternativos).
Além dessas manobras técnicas, a Águas do Imperador garantiu que reforça o abastecimento com caminhões-pipa em locais onde o acesso do veículo é possível. A concessionária não fala em racionamento, mas pede uso consciente da água. “Não faremos racionamento de água, mas é importante que nessas épocas especialmente as pessoas façam uso eficiente da água”, ressalta. Ou seja: não “varrer” calçadas com mangueira, não ficar com o chuveiro aberto enquanto se ensaboa, não lavar carros com mangueiras, não trocar água da piscina com frequência, não regar as plantas várias vezes ao dia, entre outras medidas que evitem o desperdício.


Caso o consumidor fique sem água, é possível entrar em contato com a concessionária pelos telefones: 115, 0800-024-1644, 3064-0000 ou 2103-5686.

Previsão de chuva amanhã

Segundo o Climatempo, a temperatura bateu a casa de 32 ºC no meio da tarde de ontem, com mínima de 20 ºC. O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espacial (CPTec/Inpe) prevê possibilidade de chuva de curta duração para esta sexta-feira (21), mas o dia terá predomínio do sol – as temperaturas vão variar entre 19 ºC e 26 ºC. Para amanhã (22), há previsão de chuva e uma queda pequena na temperatura, o que não se repetirá domingo (23).


Os meses mais quentes (entre o final de um ano e o início de outro) são os que mais chovem, exatamente o oposto do meio do ano.


No ano passado, a Águas do Imperador também teve problemas em outubro. O nível dos mananciais chegaram a ficar 30% mais baixos que o normal, naquela era, até então, segundo a concessionária, a mais severa estiagem na cidade em 20 anos. Petrópolis chegou a ficar 44 dias sem chuva em 2015, entre oito de setembro e 22 de outubro. A situação começou a melhorar próximo do fim do mês. O calorão deu uma trégua, o que ajudou a diminuir o consumo. Além disso, a empresa foi obrigada a adotar uma série de medidas emergenciais para garantir o abastecimento: instalação de reservatórios móveis, perfuração de novos poços, disponibilização de caminhões-pipa, entre outras.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: