quarta-feira, outubro 26, 2016

Câmara cria Dia do Motociclista para conscientizar os usuários do veículo


Os vereadores aprovaram ontem (25) a criação do Dia do Motociclista em Petrópolis. Após sanção do prefeito, todo dia 27 de julho será dedicado a eventos de conscientização dos condutores de veículos de duas rodas. A lei, de autoria de Silmar Fortes (PMDB), serviu para os parlamentares debaterem o recente histórico de acidentes de motos, que já deixou várias vítimas esse ano.


O caso mais recente foi o do torneiro mecânico Rodrigo Medeiros da Silva Valério, que perdeu o controle da moto e bateu um carro, em Cascatinha, na noite de sábado (22). Nesse ano, apenas o Hospital Santa Teresa, que é referência em atendimento de traumas, 467 dos 802 pacientes que a unidade recebeu foi vítima de acidente de moto (entre batidas e quedas).


Silmar Fortes destaca na justificativa do projeto de lei que “sendo assim, é imperioso e urgente que se crie métodos para reduzir este triste quadro”. Ele lamentou a morte de mais um jovem por acidente de moto e classificou a situação como uma “epidemia”.


– Tem sido isso semanalmente, um jovem perde a vida e realmente a cidade precisa enfrentar esse grave problema de saúde pública. É um problema de saúde porque traz um transtorno para a vida da pessoa e do sistema de saúde. A maioria dos atendimentos do Santa Teresa são pelo SUS. E faz com que toda equipe, por exemplo, quando vai fazer uma cirurgia em um idoso e entra um paciente acidentado, o idoso vai ter que aguardar; eu tenho uma cirurgia de quadril e entrou um acidentado, essa cirurgia vai ter que esperar. Isso vai fazendo uma retenção das cirurgias de trauma e ortopédicas – comentou peemedebista.


Por isso, o Dia do Motociclista será dedicado a debater sobre redução de acidentes, pilotagem responsável, os riscos da combinação uso de álcool/drogas e direção, fiscalização sobre os equipamentos de segurança, além da promoção de passeios de motociclistas pela cidade para instruir sobre normas de trânsito e de boa conduta no trânsito.


Porém, o vereador Reinaldo Meirelles (PP) acredita que é necessário ir além. Para ele, é preciso intensificar a fiscalização “imediatamente” sobre documentação e uso de álcool e drogas.


– Sabemos, sem demagogia, que o que tem de motociclista nessa cidade se alcoolizando, se drogando, com o seu veículo irregular e empregando velocidade no município, expondo a sua vida e a de terceiros, que não tem nada haver com isso. O que se vê é um abuso com a motocicleta, como se fosse um instrumento de diversão, muitas vezes fazendo manobras arriscadas, como muitas vezes conduzir a moto sob uma única roda – afirmou Meirelles. Ele falou que vai pedir ao 26º Batalhão da Polícia Militar que intensifique a realização de blitz na cidade.


Luizinho Sorriso (PSB) pediu um envolvimento do Executivo, Legislativo e da sociedade em torno de campanhas de prevenção e também tratou de motoboys, dizendo que os profissionais que utilizam motocicletas precisam ter “prudência” no trânsito.


– Qualificar essas pessoas que vão trabalhar com serviços de entrega. Falta um pouco de prudência desses profissionais. A gente vê como eles andam na cidade, eles ultrapassam pela direita, passam direto no quebra-molas, em alta velocidade, às vezes em dia de chuva, em que a probabilidade de cair é muito maior – disse.


O dia 27 de julho já é considerado data nacional e internacional desse condutor.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: