quinta-feira, setembro 01, 2016

Servidores municipais e comerciantes lideram lista de candidatos a vereador


Entre as 233 pessoas que registraram candidatura a vereador em Petrópolis, há 70 profissões, de acordo com levantamento feito pelo Diário no site do TSE. Entre elas, as ocupações com mais representantes são as de “servidor público municipal” e de “comerciantes”, com 16 nomes cada.

Além disso, 38 deles são os únicos dentro do ofício que foi informado à Justiça eleitoral. Das 32 profissões restantes, cinco têm mais de 10 candidatos: além dos servidores públicos da prefeitura e dos comerciantes, há ainda 15 vereadores, 11 advogados e 10 estudantes (ou assemelhados). Ainda há 33 candidatos que não especificaram a carreira que exercem.

Um caso curioso chama atenção entre os vereadores. O Legislativo municipal tem 15 cadeiras, mas um deles (Thiago Damaceno) não vai tentar reeleição. Ainda assim, há 15 pessoas que se declararam “vereador”. O nome a mais na lista é o de Cristiano Faria (PHS). Ele nunca participou de eleição antes dessa, mas cumpriu todos os requisitos exigidos pelo TSE. Por isso, apesar do erro, a candidatura dele teve deferimento feito pela Justiça eleitoral. Nós procuramos o candidato, mas ele não respondeu o contato até o fechamento da edição.

 

130 candidatos deferidos pela Justiça eleitoral

 

Até ontem (31), 130 pedidos de registro de candidatura em Petrópolis foram deferidos pela Justiça eleitoral. Ou seja, 130 candidatos estão com dados e documentação completos e os pedidos já foram apreciados pelo juiz eleitoral.

Outros 103 estão aguardando julgamento. Três não vão mais concorrer ao cargo: o servidor público municipal Antônio Paizão (PT), com documentação incompleta; o taxista Henrique do Taxi (PDT) e o recepcionista Hugo Leal (PPS) – homônimo do deputado federal –, os dois por motivo não informado no site do TSE.

 

Mais que o dobro de homens

 

Entre os candidatos, 31,3% são de mulheres, o que equivale a 73 nomes. Os 160 homens correspondem a 68,7%. Isso significa que a cota de gênero será respeitada, mas quase no limite.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: