O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quinta-feira (8) o resultado da Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em Petrópolis, a conclusão é a mesma daquela observada em todo país: o desempenho em anos iniciais do ensino fundamental é melhor (e acima da meta) do que de anos finais.
Petrópolis teve média de 5.5 pontos nos anos iniciais (de 1º a 5º ano do ensino fundamental), o que representa que ficou acima da meta estabelecida para esse período, que era 5.4. Para os anos finais (6º ao 9º ano do ensino fundamental), a média foi de 4.1, muito abaixo da meta de 4.8.
Os dados não apresentam o resultado do ensino médio no município, mas o estado do Rio de Janeiro ficou abaixo da meta: a média era de 4.0 e a meta, 4.2.
“Tivemos aumento nas notas, mas a tendência é que aumente ainda mais nos próximos anos, já que muito do que investimentos tem resultado de médio e longo prazo”
Maria Elisa Badia – secretária de Educação
O Ideb foi criado em 2007 e reúne dois conceitos considerados de pelo MEC de igual importância para medir a qualidade da educação: a frequencia escolar e o desempenho em avaliações. O primeiro é medido no Censo Escolar, a partir de dados de aprovação; já outro sai de provas como Saeb e a “Prova Brasil”, aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio. Resumindo: o Ideb cresce a medida que o aluno aprende, não repete de ano e frequenta as aulas. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas para escolas, prefeituras e governos estaduais até 2021.
Os resultados mostram que a município seguem com uma evolução. Em 2013, os nãos iniciais tinham nota de 5.0 e os finais, 4.0. Para a secretária de Educação, Maria Elisa Badia, isso é fruto de um trabalho que a prefeitura vem fazendo desde 2013 e que vão aparecer com mais força no próximo levantamento, em 2017.
– Tivemos aumento nas notas, mas a tendência é que aumente ainda mais nos próximos anos, já que muito do que investimentos tem resultado de médio e longo prazo. Foi assim com a formação continuada de professores, com o ensino integral para o ensino segmento e a gestão democrática das escolas – explicou a secretária.
Ela cita como ações que vão melhorar o próximo Ideb a inauguração em 2014 da Casa de Educação Visconde de Mauá, na Praça da Confluência, voltada para a formação continuada de professores. Outro destaque foi a inauguração da Escola Municipal Professor Nilton São Thiago, em Nogueira, com ensino integral para o segundo segmento. Até então, o ensino integral era realizado apenas no primeiro segmento.
Ensino médio preocupa no país
Em todo país, o resultado para anos iniciais do ensino fundamental ficou em 5.5 (meta 2015: 5.2) e manteve a sequência de sempre ultrapassar a meta. Nos anos finais, a média foi de 4.7 (meta 2015: 4.5), ficando abaixo pela primeira desde que começou a ser calculada. Já no ensino médio, além de atingir o estabelecido pela segunda vez, chamou atenção também a estagnação pela terceira vez seguida: 3.7 (meta 2015: 4.3).
– As metas fixadas para o ensino fundamental e médio não são metas que possam ser caracterizadas como ousadas ou excesso. Todos sabem que o Brasil está distante de educação de qualidade – comentou o ministro da Educação, Mendonça Filho.
Na apresentação dos resultados, o ministro destacou que o ensino médio no país vive um momento “crítico” e, por isso, indicou que uma reforma curricular do período é tratada como umas das prioridades do governo. Segundo Mendonça Filho, caso o projeto de lei 6480/2013, que está em tramitação no Congresso Nacional não seja vota ainda este ano, ele solicitará ao presidente Michel Temer, a edição de uma Medida Provisória que faça mudanças nesta etapa do ensino básico a fim de torná-la mais atraente para os jovens, incluindo a maior aproximação com o ensino técnico e a flexibilização do currículo.
– O Brasil está mal e vai se distanciando das metas fixadas pelo segundo Ideb consecutivo, lamentavelmente – disse. Apenas dois estados (Amazonas e Pernambuco) cumpriram a meta para esta etapa do ensino.
Ano
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Rede Municipal
/ até 5º ano
|
Rede Municipal
/ até 9º ano
|
Rede estadual / Ensino Médio (até 3º ano)
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Ideb
|
Meta
|
Atingiu?
|
Ideb
|
Meta
|
Atingiu?
|
Ideb
|
Meta
|
Atingiu?
| |
2005
|
4.1
|
---
|
---
|
3.5
|
---
|
---
|
3.3
|
---
|
---
|
2007
|
4.4
|
4.1
|
Sim
|
3.7
|
3.6
|
Não
|
3.2
|
3.3
|
Não
|
2009
|
4.6
|
4.5
|
Sim
|
4.0
|
3.7
|
Sim
|
3.3
|
3.4
|
Não
|
2011
|
4.9
|
4.9
|
Sim
|
4.2
|
4.0
|
Sim
|
3.7
|
3.6
|
Sim
|
2013
|
5.0
|
5.2
|
Não
|
4.0
|
4.4
|
Não
|
4.0
|
3.8
|
Sim
|
2015
|
5.5
|
5.4
|
Sim
|
4.1
|
4.8
|
Não
|
4.0
|
4.2
|
Não
|
2017
|
5.7
|
5.0
|
4.6
| ||||||
2019
|
6.0
|
5.3
|
4.9
| ||||||
2021
|
6.2
|
5.5
|
5.1
|
Fonte: Diário de Petrópolis
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