terça-feira, setembro 06, 2016

Greve dos bancários começa hoje por prazo para terminar


A greve dos bancários teve início à 0h desta terça-feira (6). A categoria está em negociações salariais e ainda não chegou a um acordo. Porém, ainda não foi definido se será realizado um rodízio de abertura entre as agências.


De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Petrópolis (SindBancários), Marcos Alvarenga, isso só será acertado hoje, após ser conhecido o tamanho da adesão.


– Na própria assembleia, nós falamos da importância da adesão da categoria. Se não tiver adesão, só a diretoria não consegue fazer o movimento, há menos diretores do que agências bancárias em Petrópolis. Quem quiser, pode aparecer no sindicato ou nas portas das agências. A partir disso, sabendo qual a adesão, é que nós vamos traçar a estratégia dessa greve, se terá revezamento ou não – disse Alvarenga.
Porém, Alvarenga ressalta que, mesmo que exista um rodízio, isso não significa que os bancários não estejam em greve. Vale lembrar que Petrópolis tem 35 agências e quase 700 bancários.


Os bancários querem reajuste de 14,7%: inflação dos últimos 12 meses, segundo o IBGE (9,7%), mais aumento real de 5%. A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) ofereceu reajuste de 6,5% – ou seja, sequer repõe perda inflacionária – mais um abono de R$ 3 mil. A categoria ainda fez outras reivindicações, como contratações e fim do assédio moral, mas houve qualquer sinalização da Fenaban sobre esses temas.
Vale lembrar que é possível atendimento nos caixas eletrônicos das agências e ainda nos serviços on-line de cada banco.

Fonte: Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: