domingo, setembro 25, 2016

Extra faz acordo de R$ 1 milhão para resolver problemas

A rede de mercados Extra fechou compromisso com o Procon-Petrópolis para sanar todos os problemas de atendimento ao consumidor na cidade. A empresa prometeu investir cerca de R$ 1 milhão para fazer as mudanças de acessibilidade, higiene e atendimento nos cinco mercados da rede em Petrópolis.
Segundo o coordenador do Procon municipal, Ramon Mello, o que houve foi “uma vitória do diálogo”. Ele disse que preferiu usar uma estratégia de negociação ao invés de apenas aplicar multas.

 
Os mercados Extra sofreram uma série de fiscalizações, multas e até uma interdição ao longo de 2015 e 2016. A fiscalização encontrou problemas como: tempo de espera elevado nos caixas; falta de infra-estrutura; vazamento de esgoto não sanitário; congeladores com degelo e oxidação; erros na distribuição e armazenamento de perecíveis e descarte mal feito de alimentos.
Esses problemas foram detectados através de visitas guiadas dentro dos mercados, onde as equipes do órgão de proteção ao consumidor mapearam os erros em todo o processo, desde a chegada da mercadoria até o pós-venda (a troca ou retorno de produtos).
Com essas informações, o Procon enviou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que é uma medida judicial grave, que pode resultar em altas multas se não houver cumprimento das medidas em junho.
- Ao invés de agir em cada um dos pontos, preferimos usar o TAC, porque assim forçamos uma situação de negociação -, disse Ramon Mello.
A partir daí, o Procon fez uma reunião com os cinco gerentes dos mercados e com o diretor de relações corporativas da empresa, Paulo Pompilio. O diretor disse que irá cumprir tudo o que foi exigido pela autarquia.
As mudanças ocorrerão nas lojas de Itaipava, Alto da Serra e Quitandinha, e serão: instalação de sinalização tátil para cegos, a partir do final de outubro; disponibilização de cadeiras de rodas com cesto; troca das lixeiras de plástico por inox perecíveis; as aves ficarão separadas dos demais produtos; a área de descarte de mercadorias será distinta; haverá álcool em gel nas lojas; os banheiros serão limpos de hora em hora; as condições de acessibilidade para deficientes serão revistas; os hortifrutis terão balanças; os leitores de preços não ficarão mais alto que 90 cm; criação e melhorias nos fraldários e cadeiras de amamentação; contratação de 15 colaboradores em Itaipava, 13 no Alto da Serra e 5 no Quitandinha para agilizar o atendimento no caixa; troca de iluminação e fechamento dos balcões de resfriados e congelados na loja Paulo Barbosa.
Em nota, a assessoria de imprensa do Extra disse que “trabalha com um plano contínuo de melhorias”, e declarou que, “com as melhorias recém-realizadas, valorizamos a relação com a comunidade de Petrópolis e reforçamos nossos investimentos na cidade”.
Outras redes também serão fiscalizadas
O caso do Extra é só um começo. Ramon Mello disse ao Diário que o Procon vai estender 
as ações a outras redes de supermercado, mas avisou que está aberto para o diálogo.
- Vamos avançar para outras redes, então elas já podem procurar o Procon para saber como foram os termos do acordo com o Extra, que foi inédito. As portas estão abertas. Se a gente conseguir sentar-se à mesa e conversar, tem um denominador comum.
Fonte: Diário de Petrópolis 

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