segunda-feira, agosto 29, 2016

Dia Nacional de combate ao fumo alerta para os riscos do tabaco


No Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado em 29 de agosto. A data foi instituída em 1986, pela lei nº 7488, que foi criada com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre os riscos decorrentes do uso do cigarro. De acordo com a OMS, Organização Mundial de Saúde, o tabagismo pode ser considerado a principal causa de morte evitável no mundo, o que o torna um problema de saúde pública.

A estimativa é que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no país em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial. O cigarro, assim como outros derivados do tabaco, não possui uma quantidade segura de consumo. Somente em sua fumaça, são encontradas mais de 4.700 substâncias tóxicas, algumas inclusive cancerígenas.

A nicotina age como estimulante do sistema nervoso central, eleva a pressão sanguínea e a freqüência cardíaca, diminuindo o apetite e causando náusea e vômito. Já o alcatrão, que é formado por várias substâncias, está ligado a doenças cardiovasculares, câncer, entre outras.

Para o médico oncologista, integrante do Corpo Clínico do CTO - Centro de Terapia Oncológica, Dr. Bernardino Alves Ferreira, ex-fumante e entusiasta na luta contra o tabaco, o indivíduo só consegue parar de fumar a partir de uma consciência efetiva. “Eu sou um exemplo claro disso, foram três tentativas: na primeira, comecei a fumar um cigarro por hora, depois, troquei a marca, por fim, tomei consciência e decidi, de uma hora para outra parar e isso, já faz 30 anos”, afirma o médico.

O cigarro é um dos principais causadores de doenças no mundo. Milhões de pessoas morrem todos os anos por doenças desencadeadas por milhares de substâncias nocivas à saúde presentes no cigarro. Quanto maior o tempo de vício, maiores as chances do fumante desenvolver uma ou mais doenças. Dentre as principais, estão os cânceres de pulmão, boca, laringe e estômago, leucemia, infarto do miocárdio, enfisema nos pulmões, impotência sexual, bronquite, trombose vascular, redução da capacidade de aprendizado e memorização, catarata, aneurisma arterial, rinite alérgica, ulcera do aparelho digestivo, infecções respiratórias e angina.

Além do fumante direto, existem também os chamados “fumantes passivos”, que correm sérios riscos de saúde. Por conta da inalação da fumaça, podem desenvolver o câncer de pulmão e doenças cardiovasculares e respiratórias, como a asma e pneumonia. Por ano, milhares de pessoas morrem por conta do tabaco. A estimativa é de que, até 2030, 8 bilhões de pessoas morram de doenças geradas pelo seu uso.

Mais informações podem ser obtidas na sede do CTO – Centro de Terapia Oncológica localizada à Rua Dr. Sá Earp, 309 - Centro – Petrópolis/ RJ, através do telefone (24) 2244-2005 ou no site www.ctopetropolis.com.br, ou ainda no CTO – Centro de Terapia Oncológica – Três Rios, à Rua Manuel Duarte, 318 - Centro – Três/ RJ, telefone (24) 2252-3816 e site www.ctotresrios.com.br.

SERVIÇO
CTO – Centro de Terapia Oncológica
Rua Dr. Sá Earp, 309
Centro – Petrópolis/ RJ
(24) 2244-2005
www.ctopetropolis.com.br

CTO – Centro de Terapia Oncológica – Três Rios
Rua Manuel Duarte, 318
Centro – Três/ RJ
(24) 2252-3816
www.ctotresrios.com.br

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: