quarta-feira, fevereiro 24, 2016

Usuários sofrem com o péssimo estado de conservação da BR-040


Há um mês chovem reclamações sobre a estrada, que ficou com condições piores em janeiro
Desde as chuvas de janeiro deste ano, as pistas de subida e descida da serra estão repletas de buracos e rachaduras no pavimento. A equipe do Diário visitou a estrada, nas duas pistas, e constatou as más condições do trecho da BR-040 conhecido como Rio-Petrópolis. A rodovia é administrada pela empresa Concer no percurso entre Rio de Janeiro e Juiz de Fora.


Os danos são maiores na pista que segue no sentido Rio de Janeiro. Desde a saída de Petrópolis, o asfalto está repleto de rachaduras que causam solavancos nos veículos que fazem o percurso. A maior concentração de buracos está entre os quilômetros 85 e 86, onde ocorrem as obras no túnel da Nova Subida da Serra. Alí, onde o tráfego já corre em meia-pista por causa da obra, há um buraco de mais de dois metros de comprimento próximo ao acostamento. A lateral da pista, nesse trecho, está a poucos metros de um declive acentuado na encosta. Há outros buracos em curvas e pontos onde tem descidas acentuadas em direção ao Belvedere.


Na pista de subida da serra, por outro lado, a maior parte dos danos está próxima do Parque São Vicente, entre os quilômetros 82 e 83, no trecho final da subida. Lá, o vinco no centro da pista erodiu e se gerou uma série de rachaduras próximas ao portal de entrada na cidade.


O estado da rodovia piorou depois das chuvas de janeiro deste ano que duraram uma semana e motivaram o prefeito Rubens Bomtempo a decretar estado de emergência na cidade. No entanto o problema é antigo, e as empresas que transportam passageiros pela via tem reclamações de longa data.


Um deles é Luiz Vinhaes Assumpção, diretor de operações da concessionária de ônibus interurbana Única, que faz o transporte entre Rio e Petrópolis.


- Todo mundo está reclamando. Ontem mesmo desci todo o percurso e vi que a pista está muito acidentada – disse o diretor – Estão fazendo a nova pista e esquecendo a manutenção da pista velha. Isso já vem de bastante tempo, basta ser petropolitano para saber disso.


Segundo Assumpção, o problema ocorre em todas as vias, e é pior nas pistas de concreto, onde as emendas não estão conseguindo reparar as rachaduras.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: