segunda-feira, fevereiro 01, 2016

SENAI PETRÓPOLIS ABRE MAIS DE 720 VAGAS EM CURSOS PARA O PRIMEIRO SEMESTRE


Diante de um cenário econômico recessivo, com diminuição do ritmo da produção das indústrias e aumento do desemprego no país, quem está em busca de trabalho ou pretende mudar de emprego deve ficar atento às oportunidades. Algumas áreas acabaram sendo mais afetadas que outras, mas a capacitação continua sendo a melhor saída para o trabalhador mudar sua realidade.

Segundo Allain Fonseca, gerente de Cursos e Recursos Educacionais do Senai Rio, apesar do declínio do nível de atividade econômica, se manter qualificado é a melhor forma de conseguir uma inserção no mercado de trabalho com vistas a disputar as oportunidades de emprego existentes.  “O momento econômico do país traz muitas incertezas, mas as empresas continuam a produzir e, consequentemente, continuam necessitando de mão de obra, principalmente, para melhoria da produtividade ou mesmo adequação de novos produtos. Então, capacitar é uma ótima maneira de se garantir no emprego ou mesmo conquistar uma nova vaga”, explica.

Para atender a demanda por esse aperfeiçoamento profissional, o Senai Petrópolis abriu inscrições para 723 vagas em diversas áreas de atuação para o primeiro semestre. Dos 36 cursos ofertados, 17 surgem como novidade. Todos voltados para os setores industriais do município identificados como potenciais para 2016.

Trabalhadores que possuem conhecimento nas áreas de elétrica e mecânica, por exemplo, são considerados profissionais versáteis, que podem alcançar uma ocupação em diferentes segmentos, seja na indústria metalúrgica ou de alimentos. A formação em curso técnico, exigida como requisito de ingresso em algumas empresas, como também cursos de atualização profissional, como Instalação de Sistemas de Comandos Elétricos, Ferramentaria de Corte e Dobra, Medição Industrial, Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica são boas opções para quem já atua ou pretende atuar nesses segmentos.

O mesmo acontece com os profissionais do setor de solda, função que atende a necessidade de diversos segmentos industriais. “Quanto mais o trabalhador se mantém atualizado mais chances ele tem de permanecer na empresa. Num cenário econômico complicado, quem possui melhor capacitação tem mais chances de permanecer em uma vaga do que aquele que não tem nenhuma especialização”, garante o especialista. O Senai oferece cursos de qualificação tanto para soldador de aço carbono eletrodo revestido 6G, quanto para TIG 6 G.

Há cursos também para atender as necessidades do setor aeronáutico, responsável por boa parte dos empregos do município, devido a importante participação da GE Celma. A modernização da empresa e novos planos de expansão podem garantir contratações de profissionais de diferentes habilidades profissionais.

“Os cursos oferecidos pelo Senai vão ao encontro das necessidades da indústria local e dos municípios da região. Com menor demanda de emprego no mercado e maior oferta de mão de obra, a concorrência por uma vaga fica mais acirrada propiciando melhores chances para os profissionais especializados. Logo, é fundamental que os candidatos estejam preparados tecnicamente para o ingresso no mercado de trabalho e depois para a sua permanência”, pontua o gerente do Senai Petrópolis, Paulo Roberto Ramos da Silva.

No setor de Confeitaria e Panificação, apontado pelo estudo Retratos Regionais do Sistema Firjan como um dos mais representativos do município com cerca 100 empreendimentos em atividade, as vagas oferecidas são para os cursos de Técnicas de Fabricação de Doces Finos; Doces para Confeitaria e Técnicas de Fabricação de Bolos Artísticos.

Oportunidade para o setor cervejeiro

Também responsável por boa parcela da atividade industrial de Petrópolis, o setor de bebidas vem gerando novos postos de trabalho a cada ano. O impulso para isso vem do aumento sequencial da renda da população, que fez crescer a demanda interna, proporcionando o surgimento de novas marcas. 

Integrante da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro, Petrópolis também se destaca por contar com unidades fabris de grandes marcas nacionais, além de microcervejarias de produção artesanal. “O setor de bebidas é diversificado e aceita muitas especialidades profissionais e, por isso, pode ser uma boa porta de entrada no mercado de trabalho. Sendo assim, preparamos um curso direcionado para este segmento para atender a uma demanda latente”, informa Paulo Roberto. O curso de Operador e Mantenedor de Processo da Indústria Cervejeira tem duração de 520 horas e é uma das boas apostas para 2016.

Curso a distância é opção contra falta de tempo

A área de Segurança do Trabalho também continua em alta. A necessidade das empresas na contratação de profissionais responsáveis pela segurança, saúde e meio ambiente tem gerado uma corrida por esses profissionais. O curso técnico em segurança do trabalho pode ser porta de entrada para a obtenção de oportunidade de emprego nas grandes indústrias da região. E falta de tempo não é uma desculpa, já que a instituição oferece o curso a distância, utilizando uma plataforma informatizada e com materiais de apoio e aulas presenciais aos sábados.

Os cursos serão realizados no prédio do Senai em Petrópolis que conta laboratórios modernos e equipamentos que reproduzem o ambiente real de trabalho.

A unidade atende a uma demanda da indústria da região que aumentou seu PIB em 70% entre 2007 e 2012, mantendo a importante participação de quase 35% no somatório total do PIB do município que foi de R$ 9,1 bilhões em 2012.

Mais de 2,3 mil indústrias utilizam os serviços do Senai em todo o estado do Rio para a qualificação e profissionalização de seus trabalhadores. Em 2015, apesar da recessão, o índice de alunos empregados após os cursos foi de 60%.

As inscrições, valores e mais informações sobre cada curso podem ser obtidas diretamente na unidade do Senai Petrópolis, na Rua Bingen, 130 ou pelo telefone 0800 0231 231.

Fonte: Tribuna de petrópolis

Nenhum comentário: