sexta-feira, fevereiro 05, 2016

Dia Nacional da Mamografia alerta para a importância do exame



05 de Fevereiro é o Dia Nacional da Mamografia, a data foi estabelecida em 2011, a partir de um Projeto de Lei da Senadora Maria do Rosário (PT/RS), e serve para alertar e conscientizar a população feminina para a realização do exame e a importância da detecção precoce do Câncer de Mama, não apenas para um melhor resultado do tratamento, mas também para o aumento da probabilidade de cura.A mamografia é um procedimento de diagnóstico por imagem (radiografia), que serve para examinar e estudar o tecido mamário, capaz de detectar minúsculas lesões, nódulos ou outras anormalidades, mesmo que elas não sejam percebidas pelo tato.

Segundo informações divulgadas pelo Instituto Nacional do Câncer, o INCA, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado precocemente, o prognóstico é relativamente bom.

A data para sensibilizar mulheres sobre a importância de realizar o exame para a detecção precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil. De acordo com Dra. Carla Ismael, médica oncologista integrante do corpo clínico do CTO - Centro de Terapia Oncológica de Petrópolis e presidente da Sociedade Franco Brasileira de Oncologia, o exame é recomendado para mulheres a partir dos 40 anos. Em situações em que haja casos de câncer na família, principalmente de mama, a especialista ressalta que a mamografia deve ser feita ainda mais cedo, por volta dos 35 anos.

É importante também realizar o autoconhecimento da mama, com esse exame rápido e prático é possível observar se há alguma alteração nos seios. “O certo é começar aos 40 anos, pelo número atual de casos de câncer em mulheres jovens, que tem aumentado, mas, se houver alguma alteração da mama, nódulo, ou casos de câncer de mama na família é importante prevenir e realizar o exame o quanto antes, que deve ser solicitado pelo médico”, explica a oncologista.

Recentemente, a repórter Elaine Blast da Rede Globo, foi surpreendida um dia após realizar uma matéria alertando sobre a importância da mamografia. Ela recebeu o resultado do seu exame, que acusou nódulos malígnos. Após cirurgia de retirada das duas mamas, a comunicadora resolveu relatar o que aconteceu, além de reforçar a necessidade da prevenção da doença.

Ainda segundo o INCA, no Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

Segundo o Ministério da Saúde, no SUS, os procedimentos de mamografia são dois: bilateral (para rastreamento) e unilateral (para diagnóstico). Estudos científicos compravam a maior eficácia do exame de rastreamento (mamografia bilateral) feito a cada dois anos para as mulheres com 50 a 69 anos de idade. No SUS, esse exame é feito sem a necessidade de pedido médico. A recomendação por priorizar esta faixa etária é feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e seguida por países que, há décadas, mantêm programas organizados de rastreamento do câncer mamário. O Ministério da Saúde ressalta ainda que estudos indicam que a partir dos 50 anos o tecido mamário é substituído pela gordura e por isso a visualização de um possível tumor ou calcificação maligna se torna mais clara. Além disso, a mamografia abaixo dos 50 anos não tem o mesmo resultado quando realizada na faixa prioritária.

Para a faixa etária abaixo dos 50 anos, o Ministério da Saúde garante a mamografia unilateral (sem rastreamento populacional). Esse exame também pode ser realizado em qualquer faixa etária desde que a paciente apresente sintomas ou histórico de câncer na família. A mamografia unilateral tem a finalidade de diagnóstico, avaliação do estágio do tumor e acompanhamento de doente operado de câncer de mama. Esse exame pode ser indicado para a mulher, em qualquer faixa etária, em uma ou nas duas mamas ao mesmo tempo. É feita conforme solicitação médica.

Os avanços obtidos na assistência oncológica no SUS e o crescimento dos exames de mamografia em todas as faixas etárias revela o acerto da política nacional. Houve um crescimento, nos últimos três anos, de 25% na quantidade de mamografias realizadas pelo SUS em todas as idades e acréscimo de 30% na realização desses exames na faixa prioritária.

Mais informações podem ser obtidas na sede do CTO – Centro de Terapia Oncológica localizada à Rua Dr. Sá Earp, 309 - Centro – Petrópolis/ RJ, através do telefone (24) 2244-2005 ou no sitewww.ctopetropolis.com.br, ou ainda no CTO – Centro de Terapia Oncológica – Três Rios, à Rua Manuel Duarte, 318 - Centro – Três/ RJ, telefone (24) 2252-3816 e site www.ctotresrios.com.br.

SERVIÇO
CTO – Centro de Terapia Oncológica
Rua Dr. Sá Earp, 309
Centro – Petrópolis/ RJ
(24) 2244-2005
www.ctopetropolis.com.br

CTO – Centro de Terapia Oncológica – Três Rios
Rua Manuel Duarte, 318
Centro – Três/ RJ
(24) 2252-3816
www.ctotresrios.com.br

Responsável Técnico Médico CTO Petrópolis
Dr. Mauro Sérgio Vieira de Melo
CRM: 52-19473-1
Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: