sábado, fevereiro 06, 2016

Áreas de lazer em Petrópolis deverão conter brinquedos adaptados para crianças com deficiência




Áreas de lazer em Petrópolis deverão conter brinquedos adaptados para crianças com deficiência
 
Foi aprovado pela Câmara Municipal de Petrópolis, Região Serrana do Rio, o Projeto de Lei de autoria da vereadora Gilda Beatriz, que dispõe sobre a instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência nos playgrounds instalados em jardins, parques, clubes, áreas de lazer e áreas abertas ao público em geral, localizados em propriedade privada de uso coletivo ou em locais de empreendimentos e empresas privadas, abertas ao público, com ou sem cobrança de ingresso.
“Para implementarmos efetivamente o conceito de inclusão como parte da vida das pessoas com deficiência, é importante que se respeite à infância e o direito que todas as crianças têm em se divertir. Já temos leis que asseguram a inclusão escolar, a reserva de vagas para pessoas com deficiência em concursos públicos, normas de acessibilidade, enfim, já se define um conjunto de normas que criam direitos essenciais às pessoas com deficiência. Por esta razão, este projeto soma com as demais leis para que todas as crianças possam se divertir de maneira igualitária”, explica a Gilda Beatriz, presidente da Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência e do Idoso da Câmara de Vereadores.
Os brinquedos devem ser adequados para o uso de crianças com deficiência e estarem de acordo com as normas de segurança do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO e se adequar aos padrões de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
Fonte: Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: