quarta-feira, agosto 12, 2015

Mais de 100 acidentes de trânsito foram registrados na cidade no mês de julho

(Foto: reprodução) 
Thaciana Ferrante - Por volta das 23h da última segunda-feira, dois homens ficaram feridos após o veículo em que estavam ter capotado na altura do Km 69 da BR-040, no sentido Juiz de Fora, um pouco antes do posto do Brazão. A equipe da Concer, empresa que administra o trecho, realizou os primeiros socorros. Uma vítima foi encaminhada para o Hospital Santa Teresa e a outra liberada ainda no local do acidente. A assessoria da unidade de saúde informou que Luis Henrique da Silva, de 22 anos, teve traumatismo craniano, está entubado em estado grave e segue internado no CTI.

O número crescente de acidentes em todo o Brasil, fato registrado também em Petrópolis, é alarmante. Dados preliminares do Hospital Santa Teresa apontam que a unidade de saúde recebeu mais de 100 acidentados apenas no mês de julho, enquanto de janeiro a junho deste ano 467 pessoas se envolveram em acidentes de carros, motos e atropelamentos. No ano passado, no mesmo período, foram registrados 414. Ou seja, o aumento do número de vítimas que já havia sido registrado de 2014 para 2015 cresceu ainda mais em julho.
Em junho, o hospital recebeu 67 pessoas. O levantamento do hospital com relação ao primeiro semestre deste ano mostra que a maior parte das vítimas se envolve em acidentes com carros. De janeiro a junho foram 209 pessoas, enquanto de moto foram 194. As vítimas de atropelamentos somam 64 nesse período. 
Ainda segundo o levantamento, a maior parte dos acidentados são homens, quase o dobro se comparado ao público feminino. Nesse período foram 148 pessoas do sexo feminino enviadas para o hospital e 319 homens. Além disso, o número de pessoas com mais de 25 anos que sofre acidentes é maior – 263. Já com idade inferior totalizam 204 vítimas. 

Número de acidentes é pauta em reunião de governantes 
O governo federal apresentou durante reunião com governadores no final de julho, em Brasília, uma proposta de plano de ação nacional para o enfrentamento das mortes em decorrência da violência no trânsito. Isso porque em 2013, 51,8% de todas as internações por acidentes de transporte em hospitais 
estavam relacionadas a motocicletas.
Segundo o Sistema de Informação Hospitalar, foram registradas, em 2013, mais de 169,7 mil internações por conta de acidentes no trânsito, sendo as motos responsáveis por 88 mil delas – um crescimento de 114% em cinco anos. O plano está sendo elaborado em conjunto pelos ministérios da Saúde, Cidades, Justiça, Trabalho e Emprego, Previdência, Educação e Transportes – coordenados pela Casa Civil.
Os gastos do SUS com acidentes de motos foram de R$ 112,9 milhões – uma fatia de mais de 49% do total investido para tratar sequelas de acidentes de trânsito. De acordo com os dados mais recentes do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, 42,2 mil pessoas morreram no Brasil por conta de acidentes de trânsito em 2013, sendo 12.040 envolvendo motocicletas. Conferência Global – A segurança no trânsito será debatida este ano em Brasília por 1,5 mil participantes de cerca de 150 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) na “2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança no Trânsito – Tempo de Resultados”.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: