quinta-feira, agosto 27, 2015

Cptrans abre processo licitatório para contração de empresa para operar radares


 

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes, através da CPL, informou que abriu um processo de licitação para a contratação de uma empresa, para prestação de serviço de engenharia de tráfego com instalação de 44 equipamentos fixos tipo discreto, ou seja, radares, sendo 38 ativos (instalados em 18 pontos) e 6 inativos. O procedimento precisa ser realizado todos os anos, tempo de duração do contrato com a empresa responsável pelo serviço. Não há previsão da colocação de novos equipamentos na cidade, apenas manutenção e utilização dos que já existem. 

A reunião de licitação para o recebimento dos envelopes relativos à Habilitação e à Proposta de Preço dos interessados, está prevista para ocorrer no dia 5 de outubro, às 10h, na sede da CPTrans, localizada na Rua Alberto Torres, 115, centro. De acordo com a companhia, a licitação será realizada em cumprimento à legislação, por conta da aproximação do fim do contrato da atual operadora dos radares. 

Dados de operação dos últimos 12 meses mostram que o ponto de radar que mais registra infrações é da Avenida Barão do Rio Branco, na altura do número 2.564 (em frente ao SESI), com uma média de 16 multas para cada 10.000 veículos que passam por lá por mês. Já o radar que menos registra infrações é o que funciona na Estrada União e Indústria nº 2.190 (Posto Dois), com uma média de 1 veículo multado para cada 10.000 que passam pelo equipamento, por mês.

Os números apontam que os radares são eficientes no controle da velocidade. Na Barão do Rio Branco, por exemplo, o número de acidentes caiu 53,1%, comparando o número de acidentes registrado um ano antes da entrada em operação dos equipamentos com os dados registrados um ano depois do início do funcionamento. O mesmo aconteceu na Estrada União e Indústria, onde houve queda de 51,3% no número de acidentes.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: