quarta-feira, agosto 19, 2015

Chuva pode amenizar a estiagem em Petrópolis


 

De acordo com o Clima Tempo, hoje e quinta-feira tem previsão de chuva fraca na cidade. A estimativa é de apenas 2mm de chuva, fato que pode mudar já na próxima semana com previsão de chuva até sexta-feira dia 28 de agosto. Para segunda-feira dia 24, está prevista chuva de 2mm, na terça-feira de 44mm, quantidade expressiva e que pode caracterizar um temporal, já na quarta-feira 4mm, quinta-feira 2mm, e na sexta-feira 4mm. Situação que talvez possa minimizar os riscos da estiagem aqui na cidade. 

Há mais de 25 dias não chove em Petrópolis. A estiagem que se estende desde o verão passado, fato atípico, tem sido registrada em grande parte do país. A situação em regiões como São Paulo, por exemplo, é considerada crítica por especialistas. Em Petrópolis a situação se repete, porém, com menos gravidade.  De acordo com a empresa Águas do Imperador, atualmente a concessionária  está operando com 85% da capacidade total de abastecimento, e os sistemas alternativos da Ponte de Ferro e Rio da Cidade, que acrescentam 30% ao volume distribuído, estão sendo utilizados conforme a demanda. 

Já quem sempre contou com os poços artesianos, tem encontrado problemas. Apenas este ano aumentaram em 30%, os pedidos de ligação de água se comparado ao mesmo período do ano passado. A situação tem aumentado ainda o número de incêndios em matas da cidade e outras regiões. Porém apresar estiagem, o abastecimento permanece regular. Entre os responsáveis para que isso seja possível, foi a interligação dos seis principais sistemas de abastecimento (Centro, Mosela, Bonfim, Itaipava, Pedro do Rio e Posse), obra concluída em 2014, que minimizou as consequências da estiagem, levando em conta que é possível deslocar água de um sistema para outro, reduzindo significativamente os efeitos da escassez pontual. 

Ainda segundo a Águas do Imperador, a empresa também realizou ações pontuais em regiões conhecidas como “pontas de rede”, como o Roseiral, resolvendo demandas identificadas em seu projeto de modelagem matemática, que por meio de software específico permite otimizar e definir melhorias no abastecimento. Essas medidas, aliadas ao monitoramento em tempo real das redes através do Centro de Controle Operacional, propiciam um maior equilíbrio dos sistemas de distribuição de água. Atualmente, a concessionária também está construindo um reservatório com capacidade de 500 mil litros para atender as regiões de Itaipava e Nogueira. Assim como tem projetos de novas obras de expansão e substituição de redes.

“Esse mês de agosto é o pior que vivemos em termos de seca. É evidente que o nível das água diminuiu em todos os lugares. O que faz com que Petrópolis passe por essa estiagem sem maiores problemas é o fato de termos interligado os sistemas de abastecimento e, principalmente várias adequações que fizemos nos locais mais críticos, chamados de pontas de rede. Nessas regiões, instalamos mais bombas, mudamos o horário de abastecimento, ou fizemos as adequações necessárias em cada caso, e por isso estamos passando por essa estiagem, que se prolonga desde o verão, de maneira satisfatória. Outra aspecto que contribui é que a população está mais atenta e cuidadosa em relação ao consumo”, comenta Marco Castro, gerente operacional de Águas do Imperador.

 

Mananciais apresentam nível de água baixo

Na última semana a equipe da Tribuna de Petrópolis foi ao manancial do bairro Caxambu, e conferiu que o marcador do nível de água, apontava apenas 60 centímetros de água com relação a altura, no equipamento que marca até 2m. Os outros mananciais são pequeno no (Centro), Vargem Grande na (Fazenda Inglesa), Taquaril, Retiro das Pedras (Pedro do Rio), Maria Comprida (Secretário), Mata Porcos e Pinheiral (Bonfim) e Santo Antônio (itaipava).

Hoje o baixo nível de água registrado no reservatório, localizado no bairro Bela Vista, impressionou. Pedras que antes ficavam completamente submersas, hoje estão à mostra e secas. Já as pequenas cachoeiras que eram utilizadas pelos moradores, não existem mais.

Fonte: tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: