terça-feira, agosto 11, 2015

Campanha de vacinação contra poliomielite começa no próximo sábado (15)


No dia 15 deste mês será realizado o Dia D da Campanha Nacional de vacinação contra a Poliomielite, e também de Multivacinação. A ação seguirá até 31 de agosto e tem o objetivo de imunizar 95% do público-alvo, ou seja, crianças de 6 meses até cinco anos de idade, que representam no município 17 mil 901 pessoas, e atualizar a carteira de vacinação dos pequenos. 

Serão ministradas doses de vacina contra a pólio (que protege contra a paralisia infantil), a triviral (sarampo, rubéola e caxumba) e a tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela). 

A ação é promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde. No ano passado 93,24% do público-alvo foi imunizado e a expectativa é que em 2015, o alcance seja ainda maior. De acordo com a coordenadora de epidemiologia Claudia Mara Fidelis da Conceição, a vacinação é de extrema importância e fundamental para manter o quadro atual do país com relação a poliomielite, que está erradicada há 26 anos no Brasil, e prevenir contra outras doenças. 

No sábado, todos os 49 postos de saúde, e unidades básicas estarão abertos de 8h às 17h. Já nos outros dias, a vacinação será realizada em 45 pontos diferentes de atendimento. É importante lembrar que as mães e responsáveis não podem esquecer de levar a caderneta de vacinação das crianças. “Mesmo estando com as vacinas em dia, é essencial que as pessoas tragam o caderno de vacina. Dessa forma conseguimos ter um controle maior do público-alvo. Porém mesmo os que não tem o documento devem trazer seus filhos para serem imunizados”, afirmou Claudia. 

A imunização regular, é responsável por manter o Brasil livre da pólio, situação que pode mudar se não forem tomados os cuidados necessários, tendo em vista que em países que não foram tomados os devidos cuidados, a paralisia infantil voltou a ser registrada após décadas. A medida também pode ser responsável por futuramente fazer com que o sarampo seja erradicado do país. No ano de 2013, foram registrados 400 casos de sarampo no Brasil, sendo dois no Rio de Janeiro. Já em Petrópolis, não há registro desde 1997. Por isso a vacinação continua sendo a melhor forma de prevenção.

A vacinação oral (gotinhas) contra a poliomielite tem como público-alvo crianças de 6 meses a menores de 5 anos, ou seja, 4 anos, 11 meses e 29 dias. Os pequenos, acima de seis meses, que estão com a caderneta de vacinação atrasada terão que tomar a vacina inativa injetável primeiro. Já a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) é injetável e direcionada, durante a campanha, a crianças de 1 a menores de 5 anos.

 

Saiba mais 

 

 A Poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não morre quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção acontece, principalmente, por via oral.

 O Sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, principalmente em crianças desnutridas. A única forma de prevenção é a vacina.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: