sexta-feira, abril 10, 2015

Proliferação de escorpiões assusta moradores do bairro Caxambu


Moradores da rua Bartolomeu Sodré, no Caxambu, estão dividindo espaço com vizinhos bem perigosos, os escorpiões. Os animais peçonhentos, que sempre foram característicos na região, começaram a aparecer com mais frequência desde janeiro, quando uma criança de nove anos foi picada dentro de casa, na Travessa Manoel Ferreira da Silva, localidade próxima. Na ocasião, em 7 de janeiro deste ano, a menina pisou em um dos aracnídeos que estava no banheiro. Ela foi socorrida pela tia e levada para o Pronto Socorro Leônidas Sampaio, no Alto da Serra, para que fosse medicada. A vítima recebeu a vacina pós picada, mas o estado de saúde foi piorando e teve de ser transferida para o Hospital Alcides Carneiro (HAC), onde passou a madrugada internada. Na época, o laudo emitido pelo hospital dizia que ela deu entrada com taquicardia, sonolência e vômitos. A criança só foi liberada dois dias depois, quando se recuperou e não apresentava mais os sintomas, conforme contou sua tia Eva Maria Cristina, em uma reportagem publicada pela Tribuna no mesmo mês. 

De janeiro a abril deste ano, a dona de casa Shirlei Garcia Soares, de 64 anos, capturou mais de 15 animais da espécie. Segundo ela, os escorpiões circulam livremente pelo imóvel. “A gente acha escorpião em tudo que é canto da casa. Desses 15 que peguei, quatro foram só entre segunda e terça-feira. Já achei dois bichos dentro do globo de luz, no banheiro”, disse.

Ainda de acordo com Shirlei, que mora com o neto de menos de dez anos de idade, toda a vizinhança sofre com o problema. “Não tem uma vizinha que eu pergunte que não tenha encontrado um bicho desses. Isso sempre aconteceu aqui, mas nesses últimos meses está demais”, concluiu.

A aposentada Araci Gonçalves, de 82 anos, já achou três em sua residência, todos dentro de um balde de roupa suja. “Moro no Caxambu há quatro anos e nos últimos meses achei três em casa. Quando fui pegar as roupas no balaio, eu o vi se mexendo. Logo me assustei e fui tirando devagar. Foi quando descobri mais dois escorpiões. Fiquei com medo, mas capturei eles e coloquei num pote com álcool porque senão ninguém acredita”, contou. 

Para finalizar, Araci ainda brincou. “Eu com essa idade não posso correr de escorpião”, completou.

O coordenador da Vigilância Sanitária de Petrópolis, Eduardo de Lucena, destacou a importância dos cuidados que devem ser tomados pela população para que esse problema não se torne ainda maior. “É preciso que as pessoas deem atenção para isso, para que não vire um surto de escorpiões na cidade. O cidadão precisa manter o quintal e os jardins sempre limpos, retirar qualquer tipo de entulho que possa ter e evitar o acúmulo de mato em qualquer parte do terreno. As caixas de passagem e de gordura também são muito perigosas. Há uma grande necessidade de ter manutenção e limpeza frequentes em locais onde há incidência desse animal. O escorpião é muito perigoso e se procria rapidamente, adaptando-se muito facilmente às condições climáticas. Então, se existir um espaço pequeno, alimento e umidade ele vai ficando e se reproduzindo”, explicou.

Eduardo disse também que em caso de acidentes é importante capturar o animal e levar para o Pronto Socorro junto com a vítima para que o médico possa saber qual medicamento deve ser utilizado. “Nós temos três tipos de escorpiões diferentes em Petrópolis. Desses, apenas um é peçonhento, que é conhecido popularmente como “amarelo”. Mas seja qual for a espécie, a vítima tem que ir direto para o hospital o mais rápido possível”, disse.

 

Confira algumas outras recomendações necessárias para que seja evitado acidente com aranhas e escorpiões. 

- Evitar plantas ornamentais, trepadeiras, arbustos e bananeiras junto às paredes da casa.

- Manter a grama aparada e evitar o acúmulo de mato;

- Manter o lixo ensacado e a limpeza adequada da casa, evitando-se que pequenos insetos que podem servir de alimento às aranhas (moscas e baratas) se aproximem da casa;

- Sacudir roupas e calçados antes de usá-los;

- Evitar que as roupas de cama e as cortinas se encostem ao chão;

- Não pendurar roupas nas paredes;

- Afastar as camas e berços das paredes. Verificar colchões e roupas de cama antes de deitar as crianças;

- Não utilizar árvores para pendurar os varais;

- Rebocar o muro se ele for de tijolo vazado e para cobrir furos e fendas;

- Vedar frestas em janelas e portas e mantê-las fechadas a partir do anoitecer;

- Manter sótãos e porões sempre limpos e organizados;

- Não promover passagens entre sótãos e porões com o interior da casa; 

- Colocar tela nos ralos ou utilizar plástico para vedação após utilização dos mesmos; 

- Manter áreas de ventilação com tela milimétrica.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: