terça-feira, abril 21, 2015

Homens armados assaltam ônibus da linha Barra da Tijuca X Petrópolis

VINÍCIUS FERREIRA - Armados, um homem e dois adolescentes embarcaram no terminal da Alvorada, na Barra da Tijuca
Os passageiros da linha intermunicipal Barra da Tijuca x Petrópolis, que embarcaram no ônibus da Viação Única na tarde da última sexta-feira, passaram momentos de terror nas mãos de três assaltantes que embarcaram na cidade do Rio de Janeiro, no Terminal da Alvorada. Armados, o homem e dois adolescentes renderam o motorista e passageiros e fugiram quando o veículo passava pela Linha Amarela. O caso foi registrado na delegacia do Retiro, a 105ª Delegacia de Polícia, onde as imagens da câmera de segurança do veículo foram entregues aos investigadores que tentam identificar os criminosos.
Nas imagens registradas pelo sistema de segurança do veículo é possível ver os dois adolescentes e o maior de idade embarcando no ônibus da empresa de Petrópolis por volta das 15h31. Eles entraram separadamente. Apenas um deles, um menor, escondia o rosto com um boné. O veículo, que tinha a partida programada para as 16h, foi rendido pelos assaltantes logo depois de passar pelo pedágio da Linha Amarela, ainda na Barra da Tijuca. Nas imagens é possível ver o momento do anúncio do assalto. Era por volta das 17h quando uma passageira ia descer do veículo e foi impedida por um dos assaltantes, que a mandou se sentar e exigiu que o motorista seguisse com a viagem.
Enquanto o maior de idade vigiava as ações do motorista, os adolescentes, um deles armado, rendiam os passageiros exigindo que os pertences como relógios, joias, celulares e dinheiro fossem entregues. Na frente, o maior seguia ameaçando o motorista. “Se for fazer alguma coisa te esculacho”, disse o assaltante, que se sentou ao lado do motorista. Em seguida, quando o motorista ia tomar uma saída, na altura de Bonsucesso, ainda na Linha Amarela, o assaltante questionou o trajeto, exigiu que o motorista se mantivesse na via expressa e ainda se sentou ao lado dele, exigindo o dinheiro. “Cadê o dinheiro?”, exigiu o assaltante, que disse para que o motorista parasse apenas no BRT da Ilha do Fundão, próximo à entrada da Favela do João, pouco antes de acessar a Linha Vermelha. Quando desceram do veículo, os assaltantes ainda ameaçaram o motorista dizendo para ele seguir viagem.
O motorista continuou o trajeto para Petrópolis e parou com o veículo no Terminal Rodoviário do Bingen. De lá informou à empresa o ocorrido e seguiu com alguns passageiros para a 105ª Delegacia de Polícia, no Retiro, onde fizeram o registro do crime. O gerente operacional da empresa de ônibus, Luiz Assumpção, disse que as imagens que registraram a ação dos bandidos foram entregues no sábado ao delegado de plantão na unidade policial, onde os investigadores tentam identificar os criminosos.

Mais de dois anos sem assaltos

A última vez em que uma linha intermunicipal da empresa petropolitana foi alvo da ação de bandidos armados foi há dois anos e meio. Segundo o gerente operacional, no fim de 2012. “Na época, assim como fizemos agora, entregamos as imagens das câmeras de segurança à polícia e fizemos questão de fazer o registro. Da outra vez, com a divulgação das imagens, rapidamente os bandidos foram identificados e presos”, destaca Assumpção, que atribuiu ao sistema de segurança um dos trunfos contra esse tipo de crime. “Todos os nossos ônibus são monitorados por câmeras, assim como são acompanhados em tempo real por GPS. A ideia é que, em breve, essas imagens possam ser vistas em tempo real pela polícia”, afirma o gerente.

Falta de segurança no terminal de embarque
Segundo o gerente operacional da empresa, desde que o posto do Detran foi retirado do Terminal Alvorada, na semana passada, já não se vê mais policiais militares no ponto de embarque de passageiros. “Eu mesmo estive lá no terminal às 18h30 na sexta-feira e não tinha um policial no terminal. Petrópolis, que é uma cidade menor, tem sempre um policial na cabine do terminal. Não é possível que uma cidade como o Rio de Janeiro, às vésperas de uma Olimpíada, negligencie tanto a segurança”, destaca o gerente operacional da Única. Ainda de acordo com o gerente, na semana passada outras duas linhas intermunicipais, de outras empresas, e um caminhão de carga foram assaltados também nas proximidades do terminal de ônibus.
Fonte: Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: