segunda-feira, abril 06, 2015

Grupo sem fins lucrativos já ajudou mais de 300 animais em Petrópolis


O amor aos animais pode superar qualquer obstáculo. Foi pensando assim que três petropolitanos criaram o grupo “Amigo Vira Lata”, que trabalha resgatando e cuidando de cães e gatos, há mais de três anos, em todo o território da cidade.

Com uma média de 15 castrações mensais, o grupo já socorreu mais de 300 animais, desde a sua fundação. Rose Dias, uma das responsáveis pela iniciativa, contou à nossa equipe como surgiu a ideia. “O Amigo Vira Lata é formado por três pessoas. Nós trabalhávamos por contra própria, socorrendo e ajudando animais de rua. Nos conhecemos num resgate, há três anos, no Quitandinha, onde pegamos uma cadela chamada Celeste. A partir daí unimos nossas forças e começamos a trabalhar em equipe”, relatou.

Rose, que é protetora dos animais, conta que passou por inúmeras dificuldades, com seus amigos, mas nunca desanimou. “Nossa, foram tantas coisas, é tão difícil, mas a gente nunca desanima. É como se fosse uma corrente do bem. Uma pessoa conhece outra, que conhece outra, que pode te ajudar, e assim vai. Como não temos verba, contamos com a doação de colaboradores, e precisamos muito de ter cada vez mais conhecimento. Mas é claro que se dependesse de nós, e se tivéssemos condições financeiras, não teria um animal solto na cidade”, explicou.

O Amigo Vira Lata hoje conta com 30 animais hospedados em hotéis para cachorro. “Entre cães e gatos, filhotes, atropelados, nós temos 30 animais. Como não podemos abrigar todos em um lugar só, nós pagamos entre R$ 200 e R$ 300 por bichinho, a cada mês, para que eles sejam mantidos em condições ideais, nesses hotéis. Além disso temos animais internados em tratamento veterinário. As pessoas denunciam maus tratos, a gente vai no local, resgata o animal.

E se a pessoa cede a guarda, posteriormente encaminhamos para um novo dono. É assim que funciona o processo. Fazemos um trabalho social que tentamos fazer o máximo possível, dentro das nossas possibilidades.”, contou Rose.

O grupo conta com o apoio das redes sociais para conseguir doadores, e participa de eventos em toda a cidade, promovendo bazares e tardes de prêmios beneficentes para ajudar na arrecadação. “A gente tem feito alguns eventos para conseguir apoio de colaboradores. Se uma pessoa tem um DVD, por exemplo, novo, e quer doar, a gente recebe, rifa e utiliza o valor recebido para ajudar nas despesas com os animais”, informou.

Além dos eventos, o Amigo Vira Lata promove feiras de adoção, onde os interessados podem ir e conhecer os animais. A partir daí os protetores vão até a casa, e analisam o perfil da família, para ver se há condições de adoção do animal. “Se alguém quiser adotar, a gente entrevista, vai até o imóvel, para ver se tem espaço e higiene. Assim, a pessoa assina o termo de adoção, recebe a carteira de vacinação, e periodicamente nós acompanhamos, e mantemos contato para ter notícias do bichinho. Fazemos tudo isso sempre com muita responsabilidade”, explicou Rose.

O caso mais recente, que comoveu muitos internautas, foi a adoção do PitBull “Zecão”, resgatado há mais de um ano, no São Sebastião, de um casal que se separou e abandonou o animal. “Ele foi ameaçado de morte. Ficamos um ano com o Zecão, analisando caso por caso e vendo a possibilidade de adoção. Escolhemos a dedo a nova família dele, e agora encontramos um perfil que ele se encaixa perfeitamente. É muita satisfação, para nós que vimos ele magro, todo cheio de buracos, hoje gordo e saudável, recebendo amor e toda atenção. Essa é a recompensa do nosso trabalho!”, concluiu, emocionada.

O grupo recebeu no ano passado uma moção honrosa do Poder Legislativo da Cidade pelos serviços prestados ao município. Além disso, as organizadoras foram chamadas para participar de um evento na Escola Crescer na Avenida Ipiranga, para a conscientização das crianças sobre a importância quando a adoção responsável, os cuidados no manejo dos animais de estimação, o carinho e o amor que eles merecem. Tanto os que tem família como os animais de rua. O amigo Vira Lata também deve participar do Circuito Pet Atleta, que acontece neste mês, no centro da cidade.

O site será lançado em breve, no endereço www.amigoviralatapet.com.br. Atualmente, dados sobre o grupo podem ser acessados na rede social Facebook, pelo endereço: https://www.facebook.com/amigoviralata 

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: