quarta-feira, abril 22, 2015

Dengue: 20 casos são confirmados em Areal


Subiu para 13 o número de casos de dengue que foram confirmados em Petrópolis desde o início do ano. Entre janeiro e abril, em todo o estado do Rio de Janeiro, 12.207 pessoas foram infectadas pelo vírus transmitido pelo Aedes Aegypti, número quase três vezes maior do que no mesmo período do ano passado, quando haviam sido registrados 3.654 casos. Os dados foram apresentados neste mês pelo Ministério da Saúde.

A moradora da Posse, Cristina Rabello, contraiu a doença no início do mês. “Eu comecei com uma leve dor de cabeça e dor na nuca. Aí depois foi dando muita queimação nos olhos, e assim fiquei durante dois dias. Logo após isso começaram as dores em todo o corpo. Uma sensação horrível. Somente quando completei uma semana de dengue é que começaram a aparecer as manchas no corpo, muito vermelhas, parecendo as de rubéola. Fiquei com muita coceira e queimação”, contou. Cristina ressaltou ainda que foi preciso insistir e realizar três exames de sangue para que o diagnóstico fosse comprovado. “Eu fui três vezes ao hospital. No primeiro exame não deu nada. O segundo apontou uma queda na taxa de leucócitos, que são as células de defesa do corpo. E só na terceira análise médica é que veio o resultado”, explicou Cristina, frisando que muitos de seus amigos também estão com dengue. “Aqui na Posse tem muita gente com dengue. Vários conhecidos estão com o mesmo sintoma e foram diagnosticados”, concluiu.

Conforme já havia sido publicado pela Tribuna, o último Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) feito no fim de março, em Petrópolis, quando cerca de cinco mil imóveis foram visitados por agentes em 59 bairros da cidade, apontou um índice de 1,36% de infestação – o que é considerado de médio risco pelos especialistas. O coordenador de Vigilância Sanitária, Eduardo de Lucena, frisou que é muito importante o apoio do petropolitano para que o combate à doença seja eficaz. “A população precisa trabalhar incessantemente no combate ao mosquito da dengue para evitar o aumento do índice, uma vez que grande parte dos focos foi encontrada dentro dos domicílios. É preciso que a população permita o ingresso dos agentes de endemias nas residências”, alertou. 

 

Areal tem 20 casos da doença

A cidade de Areal, de pouco mais de 10 mil habitantes, segundo a última pesquisa do IBGE, tem 20 casos confirmados da doença, desde o início do ano. A cidade com um clima relativamente mais quente do que Petrópolis possui muitos focos do mosquito transmissor da doença. Cerca de 80% dos moradores contaminados são do bairro Gaby, divisa com o distrito da Posse.

Segundo o Coordenador de Vigilância em Saúde do município, Anderson Vieira, algumas medidas estão sendo tomadas pela Prefeitura para que os focos do mosquito sejam reduzidos. “A Prefeitura criou um centro de hidratação no Hospital Municipal Nossa Senhora das Dores (HMNSD) e está realizando palestras em várias escolas para conscientizar a população. Além disso, carros de som estão circulando por toda Areal e um mutirão foi realizado na área mais afetada pela doença, no município, com capacitação de moradores e agentes da comunidade para mostrar a importância de evitar os focos”, explicou.

Segundo o coordenador, novos boletins devem ser divulgados nos próximos dias com dados atualizados sobre os índices da doença no município.

 

Sintomas da doença

O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença se chama período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquitos. O Ministério da Saúde divulgou por meio de uma cartilha na internet uma lista com os principais sinais da dengue. Confira.

 

- Febre alta com início súbito;

- Forte dor de cabeça;

- Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos;

- Perda do paladar e apetite;

- Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores;

- Náuseas e vômitos;

- Tonturas;

- Extremo cansaço;

- Moleza e dor no corpo;

- Muitas dores nos ossos e articulações. 

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: