domingo, abril 05, 2015

Defesa Civil capacita agentes de saúde e de endemias para combate a incêndio


Cerca de 30 agentes de saúde (ACS) e de endemias (ACE) participaram, na quarta-feira (1º/4), de um curso da Secretaria de Proteção e Defesa Civil sobre prevenção e combate a incêndio. Eles aprenderam qual extintor é o mais adequado para cada tipo de incêndio, o que fazer e o que não fazer em um incêndio, qual deve ser a localização de um extintor, entre outras noções básicas. A proposta é que esses agentes, durante a atuação nas comunidades, não apenas estejam capacitados para agir na prevenção e no combate a incêndios, como também divulguem entre os moradores esse conhecimento.
Os cerca de 300 agentes de saúde e de endemias representam um numeroso efetivo da Secretaria de Proteção e Defesa Civil para as ações de prevenção e de conscientização nas comunidades. Em fevereiro de 2014, o prefeito Rubens Bomtempo criou o abono de R$ 200 para esses agentes. Desde então, toda primeira quarta-feira do mês, uma turma de 30 agentes de saúde e de endemias passa por uma capacitação pela Defesa Civil. Cada aula é sobre um tema: noções básicas de Defesa Civil, sistema de alerta e alarme, abrigos temporários, entre outros.
- Cada capacitação de agentes de saúde e de endemias é um avanço para o município em relação à prevenção de desastres e acidentes. Assim, a cultura da Defesa Civil se fortalece em Petrópolis, porque esses agentes estão sempre nas comunidades em contato com os moradores. Nosso objetivo é que esses agentes estejam cada vez mais capacitados, e sei que estamos avançando muito nesse sentido, com essas aulas mensais - disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão.
O curso, realizado na Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase), foi ministrado pelo diretor administrativo da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Gileno Alves.
- É importante que a população consiga se prevenir dos diferentes tipos de riscos que corremos. Um deles é o de incêndios. Esses agentes aprenderam o que fazer no primeiro momento, antes de o Corpo de Bombeiros chegar. Quando a pessoa não é capacitada, ela pode aumentar o problema, como por exemplo usando um extintor inadequado para um tipo de incêndio - disse Gileno.
Os agentes aprovaram o curso.
- O papel dos agentes de saúde é de multiplicador. Acho que podemos levar esse conhecimento para as comunidades - disse a agente de saúde Carolina de Paula, que atua na Vila Felipe.
- É importante para podermos nos proteger e ajudar as pessoas. Aprendemos, por exemplo, que, quando uma sala está pegando fogo, não é para abrir a porta, senão você vai aumentar as labaredas - disse o agente de endemias Francisco de Assis Sousa.
- Com esse curso, recebemos noções para passar para os moradores, dar as dicas para deixar as comunidades mais seguras - disse a agente de saúde Janaína Américo, que atua no Vila Felipe.
Fonte:Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: