sábado, abril 25, 2015

Banco de Sangue do HST registra necessidade de doações diárias

Novamente o estoque do Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa está precisando de doações. De acordo com a captadora de doadores Márcia dos Santos Alves, além da falta de voluntários, o espaço tem sofrido para conseguir atender o número de acidentados que aumentou significativamente nos últimos meses. Agora é necessário que pelo menos 55 pessoas compareçam ao local todos os dias enquanto antes 40 bolsas de sangue eram suficientes. 
Atualmente, o Banco de Sangue está funcionando com 60% do estoque, pois recebe no máximo 30 doadores diariamente. As campanhas têm sido as grandes responsáveis por manter um número razoável de colaboradores. E para ajudar ainda mais, um grupo de capoeiristas se dispôs a doar sangue a partir das 10h de amanhã, depois de se apresentar na Praça da Liberdade. Os participantes fizeram ainda um convite a outras academias interessadas em colaborar.
O grupo também distribuirá camisas para todos que doarem sangue no domingo. “Precisamos que as pessoas se conscientizem e nos ajudem nessa captação. Estamos com poucas bolsas no estoque se levarmos em conta a quantidade de pessoas que temos atendido, principalmente vítimas de acidentes de moto e, além disso, atendemos muitos pacientes do Centro de Tratamento Oncológico e pessoas que têm anemia falciforme. Sem contar que o HST é referência em cirurgias ortopédicas e cardíacas, intervenções onde é normal precisar utilizar muito sangue”, disse Márcia em tom de preocupação.
Outro problema é a dificuldade para encontrar doadores com o tipo sanguíneo O-, conhecido por ser doador universal. “Quando chegam vítimas de acidente é comum que realizemos transfusões de sangue utilizando o O-, isso porque dependendo do caso não dá tempo de descobrirmos qual é o tipo sanguíneo da pessoa, por isso precisamos tanto desses voluntários específicos”, ressaltou. 
O Banco de Sangue atende pacientes do Hospital Santa Teresa, assim como do Pronto Socorro, Unimed, Upas e do Pronto Socorro do Alto da Serra. O espaço funciona de domingo a domingo, das 7h às 18h. Para doar basta ter entre 18 e 69 anos, aqueles que tem entre 16 e 17 precisam estar acompanhados dos responsáveis legais, pesar mais de 50kg e estar em boas condições de saúde. O voluntário deve levar também um documento de identificação com foto. Não é necessário estar de jejum, basta não ter ingerido comidas gordurosas antes da doação. 
Para mais informações sobre a coleta e cuidados para poder se tornar um voluntário, basta ligar para o telefone (24) 2245-2324.
Fonte: Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: