sexta-feira, outubro 31, 2014

Consórcio Cederj prorroga inscrições

Os interessados em fazer uma universidade pública têm mais uma oportunidade de concorrer às vagas existentes nas instituições públicas do estado. Foram prorrogadas, até o próximo dia 05, as inscrições do Vestibular Cederj 2015. São 7.169 vagas para 15 cursos de graduação a distância nas instituições públicas de ensino superior do Consórcio Cederj da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj). São elas: Cefet, Uenf, Uerj, UFF, UFRJ, UFRRJ e Unirio. Nesta edição, a novidade é a graduação em Engenharia de Produção, com oferta inicial de 300 vagas neste semestre.
As demais vagas estão distribuídas nos cursos de Administração (711); Administração Pública (400); Licenciaturas em: Ciências Biológicas (871); Física (385); Geografia (240); História (250); Letras Português/Literatura (300); Matemática (790); Pedagogia (1.040); Química (318) e Turismo (285), Tecnologia em Gestão de Turismo (250); Tecnologia em Sistemas de Computação (529) e Tecnologia em Segurança Pública (500). As inscrições devem ser feitas somente pelo site www.cederj.edu.br. O valor da taxa é R$ 65,00. Durante o cadastro, é necessário escolher o polo de ensino e o curso. A prova será no dia 22 de novembro e os aprovados iniciarão a graduação no primeiro semestre letivo de 2015.
Para o curso de Tecnologia em Segurança Pública, só podem concorrer profissionais da ativa, sendo 80% das vagas destinadas a Policiais Civis e Militares do Estado do Rio de Janeiro e as demais 20% a profissionais da ativa das seguintes categorias: Guardas Municipais, Agentes Penitenciários, Bombeiros, Policiais Rodoviários Federais, Policiais Federais, membros das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), Agentes Portuários e Policiais Civis e Militares de outros Estados da federação, conforme Portaria Interministerial nº 158-A, de 9 de fevereiro de 2010.
Aprendizado do Cederj
Por meio do modelo semipresencial de ensino, o Cederj proporciona ao aluno um ambiente virtual de aprendizagem e acesso aos tutores para apoio direto ao conteúdo das matérias. Os estudantes são incentivados a participar das atividades propostas e assistidos na metodologia de educação a distância (EAD), com ênfase na necessidade de se adquirir autonomia na aprendizagem. Além disso, o aluno recebe gratuitamente todo material didático do curso na forma online e impressa. As avaliações presenciais ocorrem em datas e horários pré-determinados. Quanto a eventuais dúvidas, os universitários também podem tirá-las por telefone (0800) ou pela internet.
O Consórcio Cederj pertence à Fundação Cecierj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, que conta com mais de 40 mil alunos matriculados nos cursos de graduação a distância. O Consórcio disponibiliza 32 polos regionais, localizados em: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Belford Roxo, Bom Jesus do Itabapoana, Campo Grande, Cantagalo, Duque de Caxias, Itaguaí, Itaocara, Itaperuna, Macaé, Magé e Miguel Pereira, Natividade, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Piraí, Resende, Rio Bonito, Rio das Flores, Rocinha, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo, São Pedro da Aldeia, Saquarema, Três Rios e Volta Redonda.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

quinta-feira, outubro 30, 2014

Pré-matrículas abertas na rede estadual em Petrópolis

Com cerca de 10 mil alunos inseridos na rede estadual de ensino em Petrópolis, a Secretaria Estadual de Educação deu início hoje à primeira fase da pré-matrícula. A inscrição deve ser feita pelo endereço eletrônico do Matrícula Fácil e está disponível para vagas específicas por idade e como e quando confirmar a matrícula na escola.
A página eletrônica Matrícula Fácil pode ser acessada pelo endereço www.matriculafacil.rj.gov.br e já contém informações sobre o processo de inscrição, escolas com vagas disponíveis, idade para se inscrever em cada série ofertada, e como e quando confirmar sua matrícula na escola.
A partir do dia 22 de dezembro, a Seeduc divulgará a relação nominal de todos os estudantes alocados. Além disso, será enviada uma mensagem via celular (SMS) para os candidatos que, no ato na matrícula, cadastraram corretamente o número de contato. No período de 6 a 12 de janeiro, será preciso confirmar a vaga diretamente na escola selecionada. As informações sobre a alocação, bem como datas e horários para apresentação, estarão disponíveis no menu ‘Consulte sua Inscrição’.
Na ocasião, será preciso apresentar os seguintes documentos: identidade ou documento que a substitua e CPF (se possuir); histórico escolar ou declaração da última unidade em que estudou, constando a série para a qual o aluno está habilitado, ficando o original na escola; identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos (original e cópia); laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso); comprovante de residência; e comprovante do atestado com tipo sanguíneo e o fator rhesus (fator RH).
A segunda fase da pré-matrícula acontecerá no período de 22 a 26 de janeiro, sendo o primeiro dia exclusivo para os candidatos não alocados na primeira fase. Os demais serão destinados aos alunos que não se inscreveram ou não confirmaram a reserva de vagas na primeira etapa.
As oportunidades são para: 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular; 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Inovador; 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Inovador – 1ª Geração; 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Normal (formação de professores em horário integral); módulos I, II, III e IV do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos; 6º, 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental Regular; fases VI, VII, VIII e IX do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos; Programa de Correção de Fluxo do Fundamental; 1ª 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Integrado: CEFFA Rei Alberto I (habilitação em Administração e Agropecuária), CEIA Barão De Langsdorff (Agropecuária), CE D. Pedro II (Produção de Áudio e Vídeo e Química), CE Infante Dom Henrique (Hospedagem) e CE Jornalista Maurício Azedo (Logística).
 Fonte: Tribuna de Petrópolis

quarta-feira, outubro 29, 2014

Moradores impedem fechamento de acesso na BR-040

Na manhã desta terça-feira oito famílias impediram que funcionários da Concer, concessionária que administra a BR-040, fechassem parte de uma rua que dá acesso a Comunidade São Francisco, localizada próximo ao km 77. Quem vive na região alega que a passagem facilita o transporte quando as pessoas passam mal e precisam se dirigir a hospitais do município. Além disso, o espaço serve também como estacionamento para dois veículos. De acordo com Ana Cristina da Silva Moreira, a entrada existe desde 1988.
A dona de casa afirma ainda que no momento em que a Concer foi ao local nenhum documento que ordenasse a medida foi apresentado aos moradores, que por terem se recusado a retirar os carros que estavam parados na rua tiveram as placas dos veículos fotografadas, para serem analisadas pela polícia. O medo é que os veículos sejam rebocados e a rua que sai direto na BR-040 fechada, pois uma senhora de 68 anos dependeria desse transporte para ser levada ao medico nos dias que passa mal. 
“Minha mãe sempre tem crise. Por isso utilizamos esse outro acesso para ir e sair de casa. Dessa forma poupamos tempo e também temos aonde estacionar. Para muitos, solicitar que a rua não seja bloqueada pode parecer um pedido descabido, pois podemos chegar aqui por outra rua, mas ninguém sabe como é ter alguém da família que precisa de atendimento médico com frequência e cada minuto perdido pode ser fatal. Do outro lado não teremos onde colocar o automóvel e demoraremos demais para chegarmos ao hospital”, disse desanimada a diarista Rosângela da Silva Moreira. 
A moradora afirma se preocupar ainda com os cinco filhos. “Na semana passada mesmo a menina de oito anos passou mal e precisei levar as pressas ao hospital. Se não tivermos carro e esse acesso direto na BR-040, tenho certeza que em algum momento uma tragédia vai ocorrer. São no mínimo oito família que perderão esse espaço, só a minha tem sete pessoas”, contou.
Para a vendedora Mara Regina da Silva, a medida deveria ser estudada pela equipe da Concer e conversada com os moradores que sofrerão diretamente com a modificação. “Não consigo identificar em que momento passamos a causar problemas, tendo em vista que essa passagem é usada há 26 anos dessa forma. O maior medo é mesmo com relação as pessoas que precisam de agilidade para conseguir chegar há algum hospital da cidade, pois nenhum deles é muito perto e isso é um problema”, ressaltou.
Há cerca de um ano e meio a rua foi toda asfaltada pelos próprios moradores. “Mesmo depois de termos asfaltado tudo só vieram falar alguma coisa agora? Se isso é proibido deveriam fechar então o acesso de carros desde o início da rua e não a partir da metade. Dessa forma a determinação valerá para todos”, reclamou Ana Cristina da Silva Moreira. 
 Fonte: Tribuna de Petrópolis

terça-feira, outubro 28, 2014

Tabela com tarifas de táxi já não valem

Terminou na sexta-feira, a aferição dos taxímetros dos mais de 535 veículos que rodam pela cidade, nos quase 70 pontos distribuídos pelo Centro Histórico e distritos. Agora os aparelhos estão atualizados quanto ao aumento de 10%, concedido pelo governo municipal, no decreto nº 378, publicado no Diário Oficial, no dia 14 de abril. Assim, a tabela distribuída pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte – CPTrans, aos mais de 1.500 profissionais do setor, não pode mais ser utilizada. Ainda assim, o sindicado que representa a categoria informa que vem recebendo denúncias de taxistas utilizando a tabela e lesando clientes. Prática considerada criminosa.
A aferição dos taxímetros, que começou há duas semanas na sede do Instituto de Pesos e Medidas – Ipem, na recém-inaugurada sede de Petrópolis, no distrito de Itaipava. Agora o equipamento já registra a bandeirada (taxa-inicial) de R$ 4,40 e também as atualizadas “Tarifa 1”, agora no valor de R$ 3,12 (por quilômetros rodados entre 6h e 21h) e a “tarifa 2”, de R$ 3,76 (para o período de 21h às 6h). Assim, está dispensada a tabela, que ajudou ao longo dos últimos quatro meses os profissionais adequarem o valor ao aumento.
Segundo o presidente do Associação de Taxistas de Petrópolis – ATP, Mário Guedes Ribeiro, os taxistas, que fizeram a aferição em Petrópolis, tiveram a tabela recolhida. No entanto, denúncias teriam chegado à associação, informando pelo menos dois casos de uso indevido da tabela. “Alguns taxistas fizeram a aferição no Rio de Janeiro, onde a tabela não foi recolhida. Chegou à associação dois casos, nesta semana, de taxistas do Centro Histórico, ainda cobrando os passageiros com base na tabela, o que está proibido há uma semana”, revela o presidente da ATP, que orienta os passageiros a denunciar. “Isso é crime, o passageiro está sendo roubado. É caso de chamar a polícia ou exigir que o taxista dê uma nota fiscal e com essa nota encaminhar a denúncia à CPTrans”, destaca.
Ainda de acordo com o presidente da ATP, houve demora na aferição dos taxímetros em função do retardamento da inauguração da sede do Ipem em Petrópolis. “Normalmente, quando havia o aumento na tarifa, nós acionávamos o Ipem, que enviava um ônibus à cidade e fazia a aferição. Desta vez, no entanto, eles informaram que iriam inaugurar a sede em Petrópolis, o que foi se arrastando por quatro meses”, explica.

Tempo parado e peso da bagagem também entraram no reajuste
Não foram apenas os valores das corridas que sofreram reajuste. A hora parada ou de espera passou a custar R$ 19,82. Em relação à bagagem, ficou estipulado o valor de R$ 1,05 por 10kg de bagagens excedente a 20kg, ficando liberada a cobrança a partir dos primeiros 10kg no caso de três ou mais passageiros. Houve acréscimo, ainda, na tarifa de retorno, cobrada entre 21h e 6h, quando o veículo não volta com o mesmo passageiro. Esses valores variam e tem acréscimo de 10% quando o destino é o primeiro distrito e de 20% nas demais. Nos casos das zonas rurais, há o acréscimo de 20% do valor da corrida, independente do horário.
 Fonte: Tribuna de Petrópolis

segunda-feira, outubro 27, 2014

Eleitor tem 60 dias para regular situação no TRE

O eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral neste domingo (26) terá até 60 dias para preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral. O documento pode ser acessado gratuitamente nos sites do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais (TREs), cartórios eleitorais, postos de atendimento ao eleitor e fornecido, no dia da votação, nos locais destinados à justificativa.
Para estar em dia com a Justiça Eleitoral, o eleitor que estiver fora do domicílio poderá procurar hoje os postos de justificativa. Os endereços desses postos podem ser encontrados nos sites dos TREs. Nos locais, é só preencher o requerimento e entregá-lo aos mesários.
Quem não estiver em dia com a Justiça Eleitoral não pode, por exemplo, obter passaporte ou carteira de identidade, participar de concursos públicos e obter empréstimos em estabelecimentos mantidos pelo governo.
Caso o requerimento não seja entregue no dia da votação, o eleitor tem até 60 dias, a partir de amanhã (27), para levá-lo pessoalmente a qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo,  via postal, ao juiz da zona eleitoral onde está inscrito. Nas duas hipóteses, o requerimento deve ser acompanhado de documento comprovando as razões da ausência. Conforme técnicos do TSE, serão aceitos passagens ou atestado médico.
De acordo com os técnicos, quem deixou de votar no primeiro turno, mesmo sem justificar a ausência, poderá votar normalmente hoje. Os eleitores que estiverem nessa situação terão de, obrigatoriamente, justificar ausência até 4 de dezembro.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

domingo, outubro 26, 2014

Defesa Civil abre inscrições para curso de primeiros socorros

Voluntários dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) e agentes de saúde, de endemias e das Unidades de Proteção Comunitária (UPCs) terão nova oportunidade para realizar um curso gratuito de primeiros socorros preparado pelo governo dos Estados Unidos. São 40 vagas e as inscrições estão abertas. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Proteção e Defesa Civil e as ONGs internacionais Care e Cert, com o objetivo de capacitar esses agentes para o primeiro atendimento a vítimas no caso de um desastre das chuvas. O curso será realizado no fim de novembro, em local a ser definido.
“Pessoas determinadas
que cederam seu fim de 
semana para aprender”

Rafael Simão
Esta será a segunda turma a realizar o curso em Petrópolis. Nos dias 17, 18 e 19 de outubro, na Mosela, 40 pessoas participaram e aprenderam a fazer o primeiro atendimento após um desastre. O Curso de Preparação de Equipe Comunitária de Resposta ao Desastre é ministrado pelo neozelandês Paul Cull, pastor missionário que atua em áreas de risco. Fundador da ONG Cert Brasil (Equipe Comunitária de Resposta à Emergência), Paul Cull é um instrutor treinado pelo governo americano. Ao fim do curso, os participantes recebem certificado.
No curso, os participantes aplicam o que aprenderam em um simulado, com atores representando pessoas feridas depois de diferentes cenários de desastres. Os alunos fazem os primeiros socorros. 
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, elogiou os instrutores e os participantes do curso. 
- São pessoas simples e determinadas da comunidade que cederam o seu fim de semana para aprender e trocar experiências. Para isso, a Defesa Civil conseguiu essas importantes parcerias, com a Care e a Cert para capacitar ainda mais nossos voluntários e os agentes de saúde, de endemias e das UPCs. Juntos, poder público, ONGs e comunidades formam uma grande rede de Defesa Civil em Petrópolis. Assim, poderemos deixar a cidade mais segura no verão - disse Simão.
Os interessados em fazer o curso devem entrar em contato com o chefe do Centro de Integração Comunitária da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Paulo d’Avila, pelo telefone (24) 2246-9291 ou pelo e-mail nudec@petropolis.rj.gov.br .
- Desde 2013, já capacitamos mais de 500 voluntários em 54 comunidades atendidas por Nudecs. Por determinação do prefeito Rubens Bomtempo, essa capacitação é contínua. Nos reunimos sempre com esses voluntários. Agora, com esse curso, eles estarão ainda mais preparados para ajudar suas comunidades na prevenção e na resposta a desastres das chuvas - disse Paulo d’Avila.
SERVIÇO – 
Quem pode participar: voluntários dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), agentes de saúde, de endemias e de Unidades de Proteção Comunitária (UPCs)
Vagas: 40
Como se inscrever: pelo telefone (24) 2246-9291 ou por e-mail (nudec@petropolis.rj.gov.br)
Quando: última semana de novembro (a confirmar)
Duração: 20 horas, divididas em três dias
Fonte: Diário de Petrópolis 

sábado, outubro 25, 2014

Caminhoneiros reclamam da falta de policiamento na BR-040

Foto: Alexandre Carius
Caminhoneiros que utilizam a BR-040 estão reclamando da falta de policiamento da Polícia Rodoviária Federal. A principal queixa estaria relacionada ao número reduzido de profissionais para cobrir o trecho que muitos fazem de Duque de Caxias a Itaipava por exemplo. De acordo com o representante da associação fluminense dos transportadores de carga da Região Serrana, Jorge Lisboa, pelo menos quatro roubos a caminhões são registrados mensalmente na cidade.

O representante afirma ainda que esse número só não é maior porque muitos caminhoneiros são sequestrados e liberados na Baixada ou em Três Rios, registrando a ocorrência nessas localidades. Os roubos ocorrem em veículos com e sem carga e já estão prejudicando quem atua no setor, pois diversas seguradoras passam a colocar restrições aos caminhoneiros que estavam responsáveis pelos carros e mercadorias, até os crimes serem solucionados.
“Só existe um posto da PRF no Quitandinha, ou seja, durante todo o trajeto estamos completamente expostos. Resolvi falar sobre esse assunto, depois que vi a preocupação na Câmara dos Vereadores, em aumentar o policiamento nos acessos à Petrópolis devido ao tráfico de drogas e comercialização de armas, e gostaria de reforçar esse pedido. A categoria está refém do crime e não temos como nos proteger. Eu em uma ocasião fui perseguido na estrada e só consegui escapar por conhecer bastante os acessos a Petrópolis, agora os que não estão tão adaptados acabam sendo vítimas”, relatou.
A situação está tão complicada que as seguradoras tem avisado os caminhoneiros sobre os riscos de se trafegar no município. “Recebemos um comunicado sobre o alto índice de roubos na BR! Estou há 30 anos na estrada, percebo esse problema há algum tempo e tenho levado para ser discutido na câmara legislativa, mesmo assim percebo que não existe interesse em mudar esse quadro”, reclamou. 
O representante da AFTrasncar, contou ainda que na semana passada um caminhão que transportava bubinas de aço foi roubado na semana passada. “O motorista desse carro está inclusive tendo muitos problemas, pois a seguradora da carga que foi levada proibiu que ele transporte novamente mercadorias seguradas por ela, até que se prove que o profissional não teve nenhum envolvimento no roubo. 
Enquanto isso o coitado não consegue trabalhar e ainda corre o risco de enfrentar a mesma dificuldade com outras seguradoras”, alertou.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

sexta-feira, outubro 24, 2014

Campanha do HST faz doações para a APPO

O banco de sangue do Hospital Santa Teresa está com uma nova campanha de doação. Desta vez os voluntários que fizerem parte da iniciativa estarão auxiliando a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos. Isso porque as pessoas que estão em tratamento, por diversas vezes precisam de transfusões devido a radio e quimioterapia, que eliminam as células cancerígenas, mas também afetam as células saudáveis, inclusive as sanguíneas, que podem ser eliminadas nestas terapias. 
Para ajudar a dona de casa e vitoriosa Cassia Nilse dos Santos Hammes está organizando a ação, já que por ter tido câncer não pode mais ser doadora. A campanha começou no dia 17 e segue até o dia 30 deste mês. A medida faz parte do calendário do Outubro Rosa e tem mobilizado alguns petropolitanos, apesar disso captadora de doadores do hospital, Márcia dos Santos Alves, afirma que a quantidade de colaboradores ainda está reduzida.
Esta já é a terceira campanha promovida por Cassia, que conta só ter percebido a importância da doação depois que ficou doente. “A gente sempre acha que as coisas só vão acontecer com os outros, e quando ocorrem conosco percebemos o quanto não damos atenção para assuntos essenciais. Eu tive câncer baço e na época quase precisei de uma transfusão e como sou O+ sempre existe uma certa dificuldade que só foi percebida por mim naquele dia. Foi um período muito difícil não só pela doença, mas porque tenho alergia aos remédios que a combatem. Mas essa fase difícil fez com que eu enxergasse o valor de atitudes como doar sangue. Como não posso mais colaborar dessa forma, me dedico hoje as ações que conseguem novos doadores”, relatou emocionada.
Aos 62 anos a voluntária revela ainda o medo dos exames que precisam ser feitos a cada seis meses. “Nós só temos a resposta de estarmos de fato curados do câncer depois de cinco anos. Já estou há quatro muito bem, mesmo assim é sempre uma tensão esperar pelo resultado dos exames e ajudar o próximo é uma das coisas que e auxiliam muito a passar por essa fase”, contou.
De acordo com Márcia dos Santos a colaboração de Cássia tem sido fundamental. “Ela é uma pessoal muito especial para nós do Banco de Sangue. É importante que as pessoas saibam que os tratamentos contra o câncer, deixam os pacientes debilitados e expostos a maior risco de sangramentos, e muitos deles precisam de transfusões de sangue continuamente, que é o suporte fundamental e complementar para ter um tratamento seguro e também uma boa recuperação”, explicou a captadora.
O Banco de Sangue atende pacientes do Hospital Santa Teresa, assim como o Pronto Socorro, Unimed, Upas e o Pronto Socorro do Alto da Serra. O espaço funciona de domingo à domingo das 7h às 18h. Para doar basta ter entre 18 e 69 anos, aqueles que tem entre 16 e 17 precisam estar acompanhados dos responsáveis legais, pesar mais 50 kg e estar em boas condições de saúde. O voluntário deve levar também um documento de identificação com foto. Não é necessário estar de jejum, basta não ter ingerido comidas gordurosas antes da doação. Para mais informações sobre a coleta e cuidados para poder se tornar um voluntário, basta ligar para o telefone: (24) 2245-2324.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

quinta-feira, outubro 23, 2014

Petrópolis tem sensação de 4,4ºC em pleno fim de outubro

Petrópolis voltou a registrar temperaturas baixas nesta madrugada. Segundo informações do Centro de Previsões do Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC/INPE, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, e do Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, a mínima nesta quarta-feira (22) foi de 8,8ºC com sensação de apenas 4,5ºC. 

A temperatura foi registrada por volta de 4h, a 999m de altitude, no Pico do Couto, na Estrada do Rocio, próximo ao Duarte da Silveira.

De acordo com o Inmet, a temperatura deve sofrer um leve aumento nos próximos dias, mas pode voltar a chover no fim de semana.
Amanhã (23), os termômetros ficam no entorno dos 18ºC. Com mínima de 11ºC e máxima de 23ºC.
 Fonte: Tribuna de Petrópolis

quarta-feira, outubro 22, 2014

Desmatamento ameaça área de proteção na Fazenda Inglesa

Moradores do bairro Fazenda Inglesa denunciaram à Tribuna de Petrópolis um desmatamento em Área de Proteção Ambiental (APA). No local, um posseiro tenta vender lotes em meio à vegetação densa a preços irrisórios. Desde o início do ano, uma pequena parte já foi desmatada e o loteamento do restante já está sendo feito.
Segundo um dos moradores, Marco Antônio Machado, o homem morava próximo ao local onde foi desmatado e se apossou da área ao lado. Um espaço com árvores e vegetação foi desmatado e no início do ano vendido por uma quantia irrisória, na época cerca de R$ 5 mil. Uma mina de água que descia do local foi prejudicada e acabou secando.
“Ele desmatou a área e vendeu. Na época ficamos preocupados que ele entrasse mais na mata e cercamos. Mas não foi o suficiente, pois nesta semana pegamos ele aqui na rua negociando uma área para dentro da vegetação por cerca de R$ 2 mil. Eles entraram por dentro do terreno dele para que não víssemos a movimentação”, lamentou o morador.
Segundo Anderson Mansur, outro morador, na última quinta-feira, dia 16, período de grande estiagem e muitos incêndios em locais distintos da cidade, o homem ateou fogo no local para tentar fazer com que a queimada se alastrasse e destruísse a vegetação.
“Outros moradores chegaram a vê-lo correndo do local após atear fogo. A sorte foi que vimos logo no início e conseguimos conter, mas chegou a destruir uma parte razoável. Queremos que as autoridades tomem alguma providência para evitar que toda esta área de preservação seja destruída. E depois que uma casa for construída não vai ter mais como segurar, de uma evolui para 10”, disse Anderson.
Segundo o morador, foi solicitada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), através de correio eletrônico, a colocação de placas avisando que a área é de proteção ambiental para afugentar possíveis “compradores” dos lotes, mas até hoje não houve uma resposta. Eles aguardam ainda a fiscalização através dos órgãos competentes para evitar o desmatamento da região.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

terça-feira, outubro 21, 2014

Estiagem: mananciais estão secos

falta de chuva na região serrana já reflete no volume de água das reservas e poços de Petrópolis. Dois pontos muito visitados durante o verão, o poço do Bonfim e o poço do Caxambu, perto do reservatório, já registram uma queda brusca no volume de água. Ainda assim, os locais ainda recebem muitos visitantes nos finais de semana.
De acordo com a Concessionária Águas do Imperador, o registro é de 25% de queda na capacitação do volume nos mananciais. O processo utilizado pela empresa nessa época do ano é o de usar dois sistemas alternativos, o Rio da Cidade e o Ponte de Ferro, que acrescentam um volume de 30% aos reservatórios. Ainda assim, a empresa afirma que poucos pontos, localizados nos locais mais mais altos foram afetados pela falta de água. Mas, esses problemas pontuais estão sendo resolvidos com pipas d'água. A empresa salienta que é necessário fazer o uso adequado e consciente da água, principalmente nessa época de estiagem.
No poço do Caxambu, as chuvas fortes não caem há mais de um mês, o que provocou uma paisagem inusitada: as pedras estão descobertas onde há anos descia uma grande cachoeira, formada pelo excesso do reservatório. Para Denise Goulart, 42 anos, agricultora, que mora ao lado do reservatório do caxambu, a situação é preocupante.
“A água sumiu e as queimadas estão aparecendo com mais frequência nesse ano. Como cultivo hortências, não estamos sentindo tanto a falta de água por causa do sereno, que nos ajuda muito à noite, mas, ainda assim, estamos preocupados porque se não chover, não sei como a nossa localidade vai ficar”, conta.
Apesar da diminuição nos pontos de lazer do poço, a queda no movimento ainda não aconteceu. “Nos finais de semana aparecem mais de cinquenta pessoas por aqui. Está muito quente e a região é conhecida pelos poços. O que nos deixa triste e preocupados é quantidade de lixo que as pessoas largam aqui. Meu marido limpa, mas, não melhora a situação”.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

segunda-feira, outubro 20, 2014

Área atingida pela queimada dobra no Parque Nacional

A área atingida pelo fogo no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), mais do que dobrou neste fim de semana. Na sexta-feira (17), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que sobrevoou o local, havia estimado 700 hectares queimados. Neste domingo (19), as chamas já haviam consumido 1.550 hectares, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.
O alastramento do incêndio se deu porque o fogo atingiu os chamados campos de altitude, formado basicamente por gramíneas de porte alto, que ressecadas pelo longo período de estiagem se transformam em material de fácil combustão. O local é montanhoso e torna mais difícil o trabalho de combate às chamas, executado por cerca de 100 brigadistas, de acordo com o coordenador nacional de Emergências Ambientais do ICMBio, Christian Berlink.

Há indícios de ação criminosa em incêndios florestais no Rio, diz ministra
“O fogo está aumentando. Tem muito vento, está seco e quente. Os campos de altitude possuem diversas espécies endêmicas, que só existem nesta região, e como o fogo ganha muita força, se alastra mais rápido e pode ir para outras áreas do parque, de difícil controle”, explicou Christian.
Neste sábado (18) chegaram reforços, incluindo um helicóptero e mais 21 brigadistas. Novos reforços estão sendo avaliados, mas é necessário que sejam pessoas já treinadas no tipo de terreno montanhoso. “Nós estamos planejando a chegada de mais brigadistas. Temos algumas opções, mas estamos buscando segurança também, pois trazer pessoas que nunca trabalharam em área de montanha é muito perigoso”, disse Christian.
A utilização de um avião Hércules, que chegou a ser cogitada, não traria muita ajuda, pelas características montanhosas da região, segundo o coordenador do ICMBio. “O lançamento de água [pelo Hércules] em área de montanha não é muito útil. O helicóptero é mais cirúrgico.”
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos tem cerca de 20 mil hectares e abrange quatro municípios: Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis. A área abriga mais de 2.800 espécies de plantas, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas. Ali estão localizadas formações rochosas características, como o famoso Dedo de Deus.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

domingo, outubro 19, 2014

Campanha Municipal do Preventivo começa nesta segunda-feira

A campanha municipal do preventivo tem o objetivo de incentivar as mulheres a realizar o exame contra o câncer no colo do útero. Neste ano, mais de 13 mil exames foram feitos na rede pública de saúde.


A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, lança nesta segunda-feira (20/10) a campanha municipal do preventivo com o objetivo de incentivar as mulheres a realizar o exame contra o câncer no colo do útero. Neste ano, mais de 13 mil exames foram feitos na rede pública de saúde. Durante a campanha, a previsão é que 3.200 mil preventivos sejam realizados até 25 de outubro, último dia da mobilização.
Os Postos de Saúde da Família (PSF); as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Alto Independência, Araras, Retiro, Pedro do Rio, Mosela, Itaipava, Morin e Quitandinha; e o Instituto da Mulher, da Criança e do Adolescente (antigo Centro de Saúde) estarão abertos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para a realização do exame. Treze postos estarão abertos em horário diferenciado para o atendimento as pacientes. E no sábado (25/10), 38 unidades estarão abertas para receber as mulheres.
“O preventivo é um procedimento rápido e muito importante, considerado a principal forma de prevenção contra o câncer no colo do útero”, alertou a coordenadora do Programa da Mulher, Fabíola Heck.
 O câncer no colo do útero é um dos responsáveis pelo elevado índice de mortalidade feminina. O preventivo permite que anormalidades seja detectadas precocemente, permitindo que o problema seja tratado antes mesmo do surgimento da doença.

LISTA DOS POSTOS (FUNCIONAMENTO COM HORÁRIO DIFERENCIADO)
 ALTO INDEPENDÊNCIA
ALTO SIMÉRIA
BATALLARD
CARANGOLA I
COMUNIDADE PRIMEIRO DE MAIO
ESTRADA DA SAUDADE II
JARDIM SALVADOR
POSSE I
RETIRO
SECRETÁRIO
VILA FELIPE
VILA RICA
VILA SAÚDE
Fonte: Tribuna de Petrópolis 

sábado, outubro 18, 2014

Força Aérea Brasileira envia aeronave para ajudar nas ações de combate aos focos de incêndio

O trabalho de combate às queimadas que assolam a região de Itaipava, em Petrópolis, continua intenso, mas o número de registos de focos diminuiu. O ponto mais crítico continua sendo na área do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), já que o local é de difícil acesso e também perigoso. A área destruída já chegou a 3 mil hectares de mata e vegetação e o efetivo de bombeiros militares e brigadistas continua alto, com 146 homens atuando diretamente no combate.
Segundo o comandante dos Bombeiros da Área Serrana, Roberto Robadey, poucos novos focos de incêndios foram registrados, mas os combatentes continuam atuando principalmente em áreas onde o fogo está próximo a residências, como Secretário e Pedro do Rio. O trabalho ontem foi realizado com auxílio de três helicópteros.
“O fogo se alastra muito rapidamente, com o tempo muito quente e o mato seco fica ainda mais difícil conter todos os focos. Mas as equipes permanecem nos pontos, e temos efetivo para ser encaminhado para novos focos. O auxílio das aeronaves é de extrema importância para o trabalho nos locais mais complicados no acesso, como no Parque Nacional”, disse o coronel Robadey.
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), já teve 600 hectares de área destruída e o acesso aos locais onde acontece o incêndio é muito complicado e precisa ser feito por especialistas na área da Mata Atlântica. São mais de quatro horas de caminha e ainda envolvem riscos com o tipo de vegetação, como no caso de bromélias nativas da área, que caindo podem causar riscos aos socorristas. O combate ao fogo está sendo realizado por 51 brigadistas do próprio parque com auxílio de bombeiros e uma aeronave.

Fogo chega próximo a residências
O local onde mais militares estão deslocados para combate ao fogo é a região de Pedro do Rio, onde o incêndio florestal avança rapidamente e está próximo a residências. Segundo moradores, o foco teve início na madrugada de ontem e ainda não foi extinto. 
“É uma queimada muito grande que teve início próximo ao condomínio Alto Pegado e se alastrou desde então. O fogo está se espalhando muito rapidamente e os moradores já estão receosos com suas casas. Sem contar com a fumaça que tomou praticamente todo o céu”, disse Rotiana Gonçalves, moradora da localidade.

Ministério da Defesa envia aeronaves para combater incêndios
O Ministério da Defesa está enviando dois helicópteros (um da Marinha e outro do Exército), equipados 
com o “bambi bucket”, para ações de combate aos focos de incêndio na região serrana. As aeronaves atendem ao pedido da Defesa Civil do governo fluminense encaminhado ao Ministério da Integração Nacional, por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres. “São aeronaves disponíveis no momento. Trabalhamos com a possibilidade de envio de um avião Hércules C-130”, informou o brigadeiro Carlos Eurico Peclat dos Santos, vice-chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa.
De acordo com o brigadeiro Peclat, o Ministério receberá o monitoramento constante sobre a situação na região e, dependendo da necessidade, as Forças Armadas poderão enviar mais aeronaves para apoio ao combate ao incêndio.
Ontem, o helicóptero da Marinha foi deslocado para o local. A aeronave do Exército estará disponível já a partir de amanhã. A participação do Hércules C-130 está sendo acertada com a Força Aérea Brasileira (FAB). O avião foi empregado recentemente em apoio ao governo do Chile, país sul-americano que enfrentou problemas de incêndio este ano. A aeronave é equipada para o transporte e lançamento de até 12 mil litros de água por sobrevoo. 
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

sexta-feira, outubro 17, 2014

Chamas avançam para parte alta do Parque Nacional

As queimadas que atingem a cidade há mais de uma semana já destruíram quase 600 hectares de Mata Atlântica no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), em Petrópolis. Uma área equivalente há quase 600 campos de futebol foi devastada. As chamas, que começaram no bairro Calembe, em Nogueira, há dez dias, alastram-se para a parte mais alta das montanhas, bem próximo às trilhas. A travessia Petrópolis x Teresópolis, por dentro do Parque – que conta com atrativos como a Pedra do Sino, em Teresópolis, e o Morro do Açu, em Petrópolis – está fechada desde quarta-feira (15).
Cerca de 37 brigadistas do ICM-Bio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e do Ibama foram lançados na mata, na tarde de ontem, por meio de aeronaves do Corpo de Bombeiros, atuando durante toda a noite no enfrentamento às queimadas.
Muitos animais foram encontrados carbonizados. Ainda não há um balanço oficial com as perdas. Desde domingo, um ouriço cacheiro e uma paca foram resgatados e levados para a sede do ICM-Bio, em Teresópolis. A paca não resistiu aos ferimentos e morreu. Já o ouriço está sendo tratado pelo projeto Fauna Viva, no local.
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que abrange os municípios de Petrópolis, Teresópolis, Magé e Guapimirim, é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral administrada pelo ICM-Bio. O Parque tem uma área de 110km, o equivalente a mais de 20 mil campos de futebol, e abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies que só existem nessa região.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

quinta-feira, outubro 16, 2014

Ônibus da Única/Fácil não vão usar novo túnel

A empresa de ônibus Única/Fácil reafirmou ontem, durante uma reunião Extraordinária da Frente Pró-Petrópolis (FPP), que não vai utilizar o túnel de 5 quilômetros da nova subida da serra, que está sendo construído pela Concer. O motivo, segundo o engenheiro da empresa, Luiz Vinhaes Assumpção, é por ser mais confortável para o passageiro que a empresa continue fazendo o mesmo trajeto, que é feito atualmente, sem interferir na rotina da população. Ao todo, 72 coletivos da Única/Fácil sobem e descem todos os dias, transportando, em média, 4 mil petropolitanos. 
Durante a reunião, Luiz afirmou que no último encontro, entre a empresa e a Concer, algumas mudanças no projeto original da nova pista de subida da serra foram anunciadas, como a manutenção das duas entradas: Bingen e Quitandinha. Além disso, o engenheiro também revelou que serão criados dois pedágios (o atual e mais um), de forma que, tanto quem trafegue pela nova subida quanto pela antiga (que irá se tornar uma estrada parque) pague a tarifa. A ideia é que os preços sejam diferenciados. Segundo o engenheiro, o projeto atual atende Petrópolis em todos os detalhes. Para Philippe Guédon, coordenador da FPP, esta notícia elimina a preocupação a respeito da possível sobrecarga que seria gerada na Rua Bingen, com o trânsito da nova pista sendo descarregado na localidade. “O que percebemos e que não sabíamos é que houve alterações profundas e sadias”, disse.
Já sobre a questão da segurança dentro do túnel, o engenheiro da Única declarou que, no país, a legislação não proíbe transporte de cargas perigosas em túneis e esta é uma grande preocupação. “Quem garante que um caminhão-tanque não vai explodir lá dentro?”, questionou, acrescentando que, no projeto de segurança, feito por um italiano, constam aparatos como ventilação, saídas de emergência e inovação no plano de contingência. “O túnel é um elemento extremamente perigoso, que pode ser construído da forma mais correta e mesmo assim registrar acidentes”, observou.
Um dos motivos de preocupação do engenheiro é porque, atualmente, na pista de subida da serra, os carros da Única já sofrem com a falta de segurança. “Por mês trocamos de 6 a 10 para-brisas que são quebrados por pedradas. Já tivemos passageiro e motorista feridos por causa desta situação”, declarou.
Luiz também relembrou que, onde está sendo construído o túnel, existe um aquífero raro de 1,5 bilhão de anos e que não há um mapeamento adequado sobre ele. “É preocupante porque não sabemos onde é que vão furar e existe um alto risco de contaminação daquela água. É preciso mitigar os impactos e criar soluções duradouras”, reforçou.
Luiz também criticou a fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que, na opinião dele, é inexistente para as edificações em estradas.
Por sua vez, Guédon ressaltou a ausência do governo municipal frente a estas questões que afetarão profundamente a cidade. “O poder executivo não vai às audiências, não representa a população e não se interessa pelos impactos que serão gerados para a cidade com a nova pista de subida da serra”, salientou.

Única/Fácil defende BRTs e integração total em Petrópolis
Durante a reunião, Luiz Vinhaes defendeu a criação de BRTs para a cidade. BRTs, sigla que significa Transporte Rápido por Ônibus, são transportes articulados que trafegam em corredores exclusivos e funcionam como uma alternativa de viagem mais rápida para os usuários. Na opinião dele, a BRT criaria um corredor entre os Terminais do Centro e de Itaipava com a Rodoviária do Bingen. Além disso, interligaria também o Quitandinha com o Bingen. “Seria uma forma de agilizar as viagens. Mas, para isso, é importante conscientizar a população a deixar o carro em casa. Atualmente, Petrópolis tem cerca de 155 mil veículos licenciados e é preciso pensar a cidade de outra forma”, disse, sugerindo também como soluções para melhora da mobilidade urbana a alteração nos horários de entrada e saída de escolas, do comércio e dos bancos.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

quarta-feira, outubro 15, 2014

Clima seco piora doenças respiratórias

As altas temperaturas, baixa umidade do ar e falta de chuva são as circunstâncias que tornam o tempo seco. O problema é que o clima nessas situações pode causar problemas respiratórios. E para evitar estas reações, os médicos indicam alguns cuidados básicos como beber bastante água e manter a casa higienizada e arejada. 
Embora as pessoas relacionem frio a problemas respiratórios, na verdade o que causa esses problemas de saúde é o tempo seco, pois com isso mais partículas de diversos tipos ficam suspensas no ar e são inaladas pelas pessoas. Dentre essas partículas estão, por exemplo, os ácaros, o enxofre que sai do escapamento de veículos, partículas de poeira, restos de materiais queimados e outros.
Segundo dados da prefeitura, não há um levantamento e um número certo sobre o aumento na procura por especialistas devido a doenças respiratórias, no entanto, acontece.
As principais reações alérgicas deste período são vistas facilmente por aí como a tosse seca, chiado, crises de rinite alérgica, ressecamento da pele com coceiras e também falta de ar. No entanto, o tempo seco pode também desenvolver doenças respiratórias como a asma ou bronquite, que é a principal vilã do tempo seco. Ela é uma doença inflamatória crônica, ou seja, o pulmão do asmático ou bronquítico já é mais inflamado do que o das pessoas normais. Como o ar chega menos filtrado, sobrecarrega o sistema respiratório, que já não é bom.
As crianças são as mais prejudicadas, pois ainda estão com o sistema respiratório incompleto e essa sobrecarga nos pulmões em desenvolvimento leva ao aparecimento de sintomas respiratórios mais facilmente.
Algumas medidas simples para evitar problemas respiratórios com o tempo seco são substituir alimentos fritos pelos assados, que facilitam o processo de digestão e, além disso, consumir frutas e verduras ricas em vitamina C, beber água com frequência e evitar o acúmulo de poeira. Quem não tiver purificador de ar, uma boa saída é usar toalhas molhadas no ambiente e também bacias com água que ajudam a melhorar a umidade do ar.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

segunda-feira, outubro 13, 2014

INEA promete reassentar mil famílias

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em reunião com representantes da Prefeitura, se comprometeu a dar início ao programa “Morar Seguro”, que irá reassentar mil famílias que vivem em áreas de risco em Petrópolis. A primeira comunidade contemplada será a Otto Reymarus, no Lagoinha, onde cerca de 270 famílias serão beneficiadas. Os moradores atendidos pelo programa terão três opções para nova moradia: compra assistida, indenização ou Minha Casa, Minha Vida.
Em função das trocas de secretários de Estado de Ambiente e dos presidentes do Inea nos últimos meses, o programa ficou paralisado desde abril. Para garantir que Petrópolis seja beneficiada por esse projeto, o prefeito Rubens Bomtempo formalizou em julho pedido ao governador Luiz Fernando Pezão para que o município assumisse a responsabilidade pelo programa, mas não houve resposta. O objetivo do prefeito é garantir que o programa seja colocado em prática, por ser uma grande oportunidade para Petrópolis na prevenção de desastres das chuvas.

Programa é parceria entre os governos

O programa é uma parceria entre os governos federal e estadual. Petrópolis está sendo beneficiada com o projeto piloto do programa. Petrópolis foi escolhida para ser a primeira a receber o programa por causa do histórico de vítimas nas chuvas dos últimos anos. Os R$ 75 milhões destinados a Petrópolis são do Ministério das Cidades. Cabe ao Inea a execução do programa. Já ao município coube apontar as áreas que serão beneficiadas.
Em reunião com secretários de governo da Prefeitura e técnicos da Caixa Econômica Federal, na sede da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, os técnicos do Inea explicaram que a primeira etapa do programa, referente à região da Otto Reymarus, foi subdividida em duas áreas: a que tem acesso pelo Lagoinha e a que tem acesso pelo Lopes Trovão. Na primeira, o Inea já concluiu o cadastramento dos moradores. A expectativa é que ainda neste ano o instituto conclua a negociação com essas famílias sobre a opção que vão escolher para reassentamento. Para a segunda área, o Inea já contratou empresa para cadastrar as famílias.
 Fonte: Tribuna de Petrópolis

domingo, outubro 12, 2014

Queimadas causam prejuízos

Vieira
Nos meses de julho e agosto é comum ocorrerem alguns problemas que podem afetar as espécies de vida livre ou mantidas em cativeiro. As queimadas causadas pelo clima seco se transformam em incêndios, comprometendo o ambiente natural de muitos animais.

“Alguns são lentos, não conseguem fugir, e acabam sofrendo queimaduras, provocando ferimentos extensos e graves, podendo até levar à morte”, explica o médico veterinário Francisco Vilardo, especialista em animais silvestres, da Clínica Amigo Bicho, em Petrópolis.
Segundo o profissional, um fator de grande preocupação é a forma como o ser humano vem eliminando material orgânico de seus terrenos. “É fundamental não deixar lixo na natureza durante um passeio ecológico, por exemplo, porque o mesmo pode entrar em combustão espontânea e provocar problemas de maior proporção na vegetação nativa”.
Quanto aos animais de cativeiro, deve-se protegê-los de friagem, principalmente à noite e de madrugada, como também de correntes de ar, às quais alguns deles ficam expostos, evitando assim maiores danos à saúde.
“Neste período, algumas espécies diminuem bastante a sua atividade física em função das baixas temperaturas, o que é bastante normal”, garante.
A estiagem também afeta peixes que habitam em rios e lagos de nossa região, cágados de água doce, aves, répteis e mamíferos, como gambás, ouriços e bichos-preguiça, que dependem da disponibilidade de água para matar a sede, buscar alimentos, se esconder ou como local de reprodução.
Com a diminuição da vegetação nativa e ocupação desordenada de áreas naturais, aumenta, inclusive, o número de animais silvestres que se aproximam de casas.
“Se estiverem dentro do terreno, o ideal é manter cães e gatos afastados e não tentar capturar ou se aproximar destes animais, sobretudo se precisarem de cuidados, porque ao se sentir ameaçados podem atacar para se defender, sendo que, em caso de dúvida, o melhor é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros ou Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, esclarece Dr. Vilardo, salientando que por maior boa vontade que se tenha, é necessário experiência e conhecimento técnico suficientes para se aproximar, aprisionar e acondicionar adequadamente esses animais, sem causar ferimentos às espécies e para que não machuquem os seres humanos.
Fonte: Tribuna de Petrópolis 

sábado, outubro 11, 2014

Petrópolis registra mais de 402 focos de incêndio

Foto: Alexandre Carius
Os prejuízos de uma queimada para a fauna e flora são inúmeros e, dependendo da proporção de um incêndio, a vegetação pode levar mais de 20 anos para se restabelecer. Além da perda do verde, os grandes incêndios trazem também prejuízos com perda de patrimônio natural, estabilidade geológica e até mananciais, uma das maiores riquezas naturais de Petrópolis. Segundo dados do Corpo de Bombeiros da cidade, até ontem foram 402 ocorrências de incêndio registradas em Petrópolis neste ano.

Os últimos dias na cidade foram marcados por grandes incêndios em vegetação. O último deles, em Nogueira, atingiu grande parte de mata virgem e após os bombeiros conseguirem apagar, tiveram que voltar para o local no dia seguinte porque as chamas haviam voltado. O incêndio teve início na Rua Bolívia e se alastrou rapidamente até o Bonfim e Calembe. Ainda não se sabe o tamanho do prejuízo para a vegetação e nem as causas do início da queimada, mas normalmente são criminosas. Desde queima de lixo doméstico ou até mesmo de lixo verde, que com o vento e falta de chuvas acaba se espalhando rapidamente. No início da tarde, um foco de incêndio foi registrado em Itaipava, nas proximidades do terminal de ônibus da região.
“A falta de acesso aos locais onde normalmente acontecem as queimadas é uma das dificuldades encontradas pelos militares no socorro, além de ter que carregar abafadores, bombas costais com 10 litros de água e os próprios uniformes para a segurança, que são pesados. Além disso, nos preocupa muito o fato de várias ocorrências ao mesmo tempo e os militares terem de deixar a área urbana 'descoberta'”, disse o coronel Roberto Robadey, comandante da área serrana do Corpo de Bombeiros.
O serviço se torna mais perigoso ainda durante a noite, já que as guarnições precisam pernoitar no local do incêndio pela dificuldade em retornar em segurança pelas trilhas.
Os dados do Corpo de Bombeiros mostram o período mais alarmante para a cidade com as queimadas. No mês de setembro foram registrados pouco mais de um incêndio em vegetação por dia, com total de 108 ocorrências. Neste mês, até ontem, já havia registros de 24 queimadas.

Trabalho continua após apagar o fogo
Mesmo depois de conter as chamas, não significa que o incêndio tenha terminado. Os socorristas precisam ainda ter o cuidado de retornar no dia seguinte para fazer o rescaldo. O rescaldo é o conjunto de operações necessárias para completar a extinção do fogo, impedir a reignição e colocar o local em condições de segurança. Como no caso do incêndio em Nogueira da última quinta-feira, que mesmo após ser contido pelos bombeiros retornou.

Prejuízos para fauna e saúde
Ainda não existe um levantamento sobre as espécies nativas de Petrópolis, mas existem animais comuns encontrados nestas regiões de muita vegetação como: pássaros das espécies trinca-ferro, xanxão, pica-pau, jacus, mico, preguiças, quatis, tatu e até jaguatirica, que é um gato selvagem e já foi visto algumas vezes na região da Reserva Biológica de Araras.
Além disso, a fumaça e a fuligem também causam problemas para a saúde. Diminuem a qualidade do ar, provocando doenças respiratórias como asma e rinite, atingindo, principalmente, crianças e idosos. Às margens das rodovias podem diminuir a visibilidade dos motoristas e provocar acidentes graves.
Estiagem aumenta incidência
Segundo o comandante da área serrana, coronel Roberto Robadey, esta é a época do ano em que o índice de queimadas e incêndios em vegetação acontecem com mais frequência, devido à estiagem (falta de chuvas). O período, que normalmente acontece no mês de setembro, ainda não teve fim neste ano, já que ainda não houve registro de chuvas.
Segundo um levantamento feito no ano passado pelo Corpo de Bombeiros do estado do Rio de Janeiro, a Região Serrana é campeã em incêndios florestais, sendo responsável por mais de mil incêndios por 
ano e causando uma perda ambiental de cerca de 15.000 hectares de área verde no mesmo período. Ainda de acordo com o levantamento, apenas 2% das queimadas têm causas naturais, as outras 98% são causadas por irresponsabilidade e intenção humanas.
Acompanhando Petrópolis, em Teresópolis o número de ocorrências de queimadas também foi alto, e até ontem totalizou 396 registros. Em Três Rios o número no mês de setembro também foi alto, com 80 ocorrências. No total foram 254 registros.
Crime ambiental pode ser punido
Os moradores podem denunciar quem comete esse tipo de crime. A Lei de Crimes Ambientais prevê multa de R$ 1.000 por hectare ou fração para quem faz uso de fogo em áreas agropastoris sem autorização, prisão e multa para quem fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios e prisão de até cinco anos e multa no valor de R$ 1.500 por hectare ou fração para quem provocar incêndio em mata ou floresta.
A pessoa que queima o lixo em casa pode ser multada em um valor que varia de R$ 500 a R$ 50 milhões, dependendo da área e da quantidade de resíduos que estão sendo eliminados.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

sexta-feira, outubro 10, 2014

Petrópolis ganha tecnologia 4G

Petrópolis passa a ser a terceira cidade do DDD 24 com o 4GMax da Claro. As duas primeiras foram Paraty e Volta Redonda. A operadora é também a primeira a oferecer o serviço aos moradores da região. Ao todo, mais de 600 mil habitantes das três localidades já podem se beneficiar do 4G.
Mais uma vez a Claro sai na frente com um lançamento da tecnologia 4G. Somos a primeira operadora a disponibilizar o serviço aos usuários de Petrópolis. Isso demonstra o nosso compromisso em levar o que há de mais inovador no mercado, garantindo a melhor experiência para todos os clientes, sejam eles pós-pagos, pré-pagos e controle, e sem cobrar nada a mais por isso”, afirma Gabriela Derenne, Diretora regional da Claro no Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Para que o usuário tenha acesso ao 4GMax é necessário estar em uma área de cobertura. Além de Paraty, Petrópolis e Volta Redonda a Claro possui cobertura 4G em mais seis cidades no Estado: Búzios (RJ), Macaé (RJ), Niterói (RJ), Nova Iguaçu (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e São Gonçalo (RJ).
Em todo o Estado do Rio de Janeiro, a Claro é líder desde setembro de 2012 e, atualmente, possui market share de 34,75%. A operadora conta com mais de 8,5 milhões de clientes em sua base, segundo dados da Anatel.
O 4GMax permite navegação na internet em altíssima velocidade em dispositivos móveis, como celulares, tablets e modems banda larga. Com isso, é possível uma experiência ainda melhor em aplicações como games multiplayers, videoconferência ou streaming de vídeo. Para usufruir desse benefício, não há nenhum custo adicional para o cliente Claro; basta que ele possua um aparelho compatível e esteja em uma localidade com cobertura.

Conhecida como quarta geração, o 4G é uma tecnologia que permite velocidades em dados bem maiores que as atuais. O termo virou sinônimo para LTE (Long Term Evolution), que pode ser traduzido como Evolução de Longo Prazo. É considerado o mais moderno padrão da tecnologia de redes de celular. A vantagem sobre outros padrões que concorriam para suceder o 3G no Brasil é que é possível fazer pequenas atualizações na rede para alcançar velocidades cada vez mais altas. O 4G/LTE está presente em 50 países, e a expectativa é que em 2017 tenha 600 milhões de assinantes.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

quinta-feira, outubro 09, 2014

Horário de verão começa no dia 19

O horário brasileiro de verão 2014/2015 começa no próximo dia 19, quando os relógios serão adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida, adotada para economizar energia no horário de maior consumo, vai até o dia 22 de fevereiro do ano que vem.
Pelo decreto que instituiu o horário de verão, a medida deve ser iniciada sempre no terceiro domingo de outubro e encerrada no terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Mas, no ano em que houver coincidência com o domingo de carnaval, o fim do horário de verão deve ser no domingo seguinte. Como em 2015 o carnaval será no dia 17 de fevereiro, o horário de verão deverá acabar no dia 22 de fevereiro. O objetivo é evitar que, em meio a um feriado, alguns esqueçam de ajustar os relógios.
O horário de verão, instituído pela primeira vez em 1931, é adotado sempre nesta época do ano para aproveitar melhor a luminosidade natural do dia e reduzir o consumo de energia, que cresce naturalmente por causa do calor e do aumento da produção industrial às vésperas do Natal. Com o horário de verão é possível reduzir a demanda por energia no período de suprimento mais crítico do dia, entre as 18h e as 21h, quando a coincidência da utilização de energia elétrica por toda a população provoca um pico de consumo. Com a redução, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, nos últimos anos a redução média da demanda de energia tem sido em torno de 5% nas regiões onde foi aplicado o horário de verão. “As análises também demonstram que a redução da demanda de ponta tem evitado novos investimentos, da ordem de R$ 2 bilhões por ano, na construção de usinas geradoras de energia. A economia no consumo de energia, em megawatt-hora, em torno de 0,5%, é considerada como ganho decorrente, ou marginal, mas não pode ser desprezado”, informa o ministério.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

quarta-feira, outubro 08, 2014

Dia de Prevenção à Obesidade é comemorado no fim de semana

No dia 11 de outubro é comemorado o Dia nacional de Prevenção da Obesidade. A data foi reconhecida em 1999, pelo Governo Federal e instituída no Brasil, na época, com o nome de Dia Nacional de Combate à Obesidade. Segundo um relatório da Organização Mundial de Saúde divulgado em 2012, quase metade da população é considerada acima do peso, com diagnóstico de sobrepeso e obesidade, e desse total 12% é obesa de fato. No continente americano por exemplo, o índice de obesidade chega à 26% dos adultos.

Dados da OMS ressaltam ainda que em 2015, cerca de 2,3 bilhões de pessoas estarão com sobrepeso, e mais de 700 milhões serão obesos, indicando um aumento de 75% nos casos de obesidade em apenas 10 anos. O país ocupa a posição de número 77 no ranking da OMS, posição bem atrás de regiões no Pacífico Sul: Nauru, Ilhas Cook, Estados Federados da Micronésia e Tonga. Os Estados Unidos, apesar da notoriedade, ocupam a quinta posição e a Argentina é o país mais obeso na América do Sul, ficando em oitavo lugar.
A situação é tão grave que a obesidade já é considerada uma epidemia nacional e mundial. No Brasil, os números apontam que a doença é um problema de saúde pública, levando em conta que acomete 40% dos brasileiros, aumentando o risco de pressão alta, diabetes, dislipidemias, que é o aumento das taxas de gordura no sangue, infarto, AVC, problemas respiratório entre outros.
“Também já foi identificado o aumento no risco de câncer! O melhor jeito de evitar a obesidade ou tratá-la é adotando um estilo de vida ativo praticando exercícios físicos e alimentando-se de forma correta, em horários regulares, evitando comidas calóricas, ricas em açúcares e gorduras saturadas”, explicou a nutricionista Nathalia Pinho. 
Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comum para detectar o problema é a medição do Índice de Massa Corporal(IMC). Consideram-se obesas as pessoas com IMC superior a 30. Já as que têm IMC entre 25 e 29,9 são e portadoras de sobrepeso. Já o uso deste método em crianças e adolescentes é inadequado.
Obesidade infantil preocupa. Índice de crianças brasileiras com sobrepeso já chega a 36,6%.
“A obesidade infantil é algo preocupante, pois uma criança obesa tem uma tendencia muito grande de ser um adulto obeso, além disso tem chance de se tornar uma criança ou adolescente diabético, com problemas cardíacos, colesterol alto, além de desenvolver maior risco de infarto ou AVC na idade adulta. A obesidade infantil agrava distúrbios respiratórios, muito comuns na infância, pode levar a criança à ter hipertensão arterial e distúrbio do sono”, disse Nathalia.
A obesidade infantil cresce em números alarmantes em todo país, estima-se que nos últimos 20 anos o número de crianças obesas quase dobrou, passando de 15% para 34,6%, esse aumento se deve principalmente ao número de crianças sedentárias, por causa da falta de exercícios físicos e excesso de atividades em computadores e videogames associados à uma dieta à base de salgadinhos, refrigerantes, fast-food e alimentos industrializados, ricos em calorias, açúcares, gorduras e pobre em vitaminas e minerais.
De acordo com a nutricionista existe uma complicação muito grande em adaptar dietas ás crianças, principalmente pela grande rejeição de alimentos do grupo de frutas, verduras e legumes. “O ideal é conversar com os pais para começarem a criar uma consciência alimentar nos seus filhos aos poucos, dialogando e ilustrando, ofertar um grande leque de opções de refeições, e receitas baseado no que a criança gosta de consumir só que fazendo substituições de maneira que fique mais saudável, e negociar trocas”, sugeriu.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

terça-feira, outubro 07, 2014

Dia das crianças tem programação especial na cidade

Teatro, brincadeiras, oficinas e contação de histórias são uma parte do que espera os pequenos no Quitandinha para comemorar o Dia das Crianças no próximo fim de semana. 
Teatro, brincadeiras, oficinas e contação de histórias são uma parte do que espera os pequenos no Quitandinha para comemorar o Dia das Crianças no próximo fim de semana.  No sábado, a partir das 11h, o entorno do Lago Quitandinha vai ser palco do esquenta para o domingo, com Duda e seu “Baúgunçado”, caixa em que ela carrega suas histórias que acabaram misturadas, gerando narrativas diferentes a partir de histórias conhecidas.
Já no domingo a programação começa às 10h e vai até as 16h, com atividades esportivas e recreativas como jogos de minifutebol, peteca, jogos eletrônicos e jogos de cartas. Uma oficina de pipas também vai acontecer para os pequenos levarem uma lembrança para casa, além da pintura facial. Às 11h, no lago Quitandinha, a Cia de Teatral Cordão Popular apresenta um espetáculo de música e literatura baseado na história de vida e na obra de Dorival Caymmi, que completaria 100 anos este ano.

Serviço

Dia das crianças no Quitandinha
Rua Joaquim Rolla, 2, Quitandinha. Tel.: (24) 2245-2020
Grátis
Livre

11/10/2014, às 11h – Contação de Histórias “Baúgunçado”
Área do Lago Quitandinha. Em caso de chuva o evento acontecerá no Salão das Convenções.

12/10/2014
11h – Caravana da palavra Dorival Caymmi 
Área do Lago Quitandinha. Em caso de chuva o evento acontecerá no Salão das Convenções.
10h às 16h - jogos tradicionais da infância, trampolim, paredão de escalada, minifutebol, minivoleibol, frisbee, peteca, oficina de escultura com bolas, pintura facial e oficina de pipas.
13h às 22h – jogos de cartas e tabuleiro
15h – desafio de atividades físicas virtuais (Xbox e Kineckt)
Fonte: Tribuna de Petrópolis

domingo, outubro 05, 2014

Eleição: saiba as regras na hora de votar e o que funcionará em Petrópolis neste domingo

Votação é neste domingo. / Foto: Reprodução
A rotina da cidade será alterada amanhã em função da eleição para deputado estadual e federal, senador, governador e presidente. As zonas eleitorais do município funcionam a partir das 8h e a votação segue até as 17h. Só é permitida a votação depois desse horário caso o eleitor esteja em fila, aguardando a sua vez para votar.

Quanto aos documentos que devem ser levados, além do título de eleitor também é preciso entregar um documento com foto, que pode ser RG, carteira de habilitação, passaporte, carteira de trabalho, certificado de reservista, entre outros. Vale destacar que o título de eleitor não é um documento obrigatório, embora seja nele que conste a zona e a seção do eleitor. Portanto, não é um motivo para faltar no dia da votação.
O eleitor também pode levar uma 'colinha' com os números dos candidatos. A própria Justiça Eleitoral recomenda a prática para que não haja dúvida sobre o número dos candidatos escolhidos na hora de votar. Vale lembrar que a ordem de votação é deputado estadual, com cinco números; depois deputado federal, com quatro; senador, com três; governador e presidente, ambos com dois dígitos. 
Aqueles que não votam no município devem justificar sua ausência por meio do formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser obtido nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor e no site do TSE. Após preencher o documento, é só levar em qualquer um dos locais destinados ao recebimento do RJE. Caso o eleitor não entregue o requerimento, deve apresentá-lo pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo, por via postal, ao juiz da zona eleitoral onde é inscrito em até 60 dias após cada turno da votação.
Além disso, os eleitores que têm algum tipo de deficiência ou com mobilidade reduzida, mesmo que não pedido, poderão contar com o auxílio de uma pessoa de sua confiança no momento da votação, caso o presidente da mesa receptora de votos verifique que é necessário. Neste caso, uma segunda pessoa está autorizada a ingressar na cabine, podendo, inclusive, digitar os números na urna, desde que não esteja em serviço para a Justiça Eleitoral ou partido político. Eles também têm preferência para votar, mas é respeitada a seguinte ordem: candidatos, juízes eleitorais, servidores da Justiça Eleitoral, promotores eleitorais, policiais militares em serviço, eleitores com mais de 60 anos, enfermos, eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida e, por fim, mulheres grávidas e lactantes. 
Celulares, tablets, câmeras fotográficas e filmadoras estão proibidos na cabine de votação. O TSE proibiu a utilização de qualquer eletrônico que possa registrar a votação feita pelo eleitor. Na hora de votar, os mesários e presidentes de mesa irão recolher o material e devolver ao final da votação. 
Veja os serviços que funcionam neste domingo: 
Policiamento: Neste domingo haverá aumento de 9,65% do efetivo da cidade. Além dos 404 policiais militares que integram o 26º Batalhão da Polícia Militar, a unidade terá o reforço de outros 39 PMs do Rio. A Guarda Civil Municipal estará com equipes de apoio ao trânsito e parte em apoio ao TRE. 
Saúde: As urgências dos hospitais Nelson de Sá Earp e Alto da Serra funcionam normalmente, assim como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro e de Cascatinha. A Secretaria de Proteção e Defesa Civil funcionará normalmente.
Comércio: Como de praxe, o comércio no Centro da cidade não funcionará nesta data. Já nos distritos funcionará normalmente. Pelo acordo, os profissionais trabalharão em esquema de rodízio para que seja possível votar. Supermercados funcionarão normalmente. Já as farmácias não foram definidas. A abertura dependerá da decisão de cada empresário. 
Ônibus: Quem precisa utilizar os ônibus deve ficar atento, já que o funcionamento acontecerá como em todos os domingos, ou seja, com redução da frota. Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro), fiscais verificarão a demanda para, caso haja necessidade, mais ônibus sejam disponibilizados.
Pontos turísticos: Todos os pontos turísticos administrados pela Fundação de Cultura e Turismo (Museu Casa de Santos Dumont, Museu Casa do Colono, Palácio de Cristal, Centro de Cultural Raul de Leoni e Centro Cultural Estação de Nogueira) e os Centros de Informação Turística estarão fechados. O Museu Imperial, por se tratar de um polo de votação, também não estará com as portas abertas. O Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava, funcionará normalmente.
Fonte:Tribuna de Petrópolis