terça-feira, setembro 30, 2014

Animais soltos colocam motoristas em risco

ais uma vez animais de grande porte foram flagrados soltos nas ruas da cidade. No domingo, um boi e uma vaca andavam livremente na Estrada Bernardo Coutinho, em Araras, indo em direção à BR-040. Embora nenhum acidente tenha acontecido, ficou evidenciada a falta de estrutura na área. Para se ter uma ideia, há pelo menos 10 dias a carretinha de transporte de animais do município está no conserto.

O flagra dos animais soltos foi feito pela coordenadora de atividades da ONG AnimaVida, Ana Cristina Ribeiro. Ela seguia da comunidade Santa Luzia, por volta das 13h30, quando viu os animais soltos e entrou em contato com o curral de apreensão da Guarda Civil Municipal, em Itaipava, responsável pelo recolhimento dos animais na rua. 

“Informaram-me que a carretinha de transporte está no conserto, mas no dia 18, quando pedimos ajuda para outros animais em Madame Machado, a resposta tinha sido a mesma, ou seja, estamos todo esse período sem o recolhimento de animais de grande porte nas vias públicas”, relatou Ana Cristina. 

Ela destacou, ainda, que ligou para a Concer – Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio – para alertá-los de que os animais chegariam até a BR. “E só pudemos rezar para que tudo desse certe”, finalizou a coordenadora. 
Por meio de nota, a Coordenadoria de Bem Estar Animal da Prefeitura informa que a conclusão da reforma da carretinha está prevista para esta semana. A coordenadoria
esclarece também que, mesmo durante os reparos dos últimos dias, a carretinha continuou sendo utilizada para atendimentos emergenciais.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

segunda-feira, setembro 29, 2014

Petrópolis participa do primeiro registro brasileiro de hipertensão

Pacientes da Rede Municipal de Atenção Básica estão participando de um levantamento inédito que vai traçar o perfil da hipertensão arterial no Brasil. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, é a única a representar o poder público no projeto, que está sendo desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Em Petrópolis, 58 pessoas cadastradas nas unidades de saúde participam da pesquisa, que teve início em julho. Em todo o Brasil serão três mil participantes.

O objetivo do projeto é documentar a prática clínica vigente e o tratamento de hipertensão no país.

- A participação da secretaria no projeto mostra a preocupação de toda a equipe em desenvolver trabalhos sólidos, baseados em pesquisas sérias e responsáveis. - destacou o
prefeito Rubens Bomtempo.

Em Petrópolis, as pesquisadoras da secretaria de Saúde Adriana Jacques (coordenadora de programas), Adriana Papinuto (coordenadora do Programa de Hipertensão e Diabetes -
Hiperdia) e Lilian Ottero (coordenadora do Programa de Tabagismo) estão responsáveis pelo levantamento.

- Quando soubemos dessa pesquisa tivemos logo o interesse em participar e foi uma alegria quando fomos escolhidos. - disse a coordenadora do Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), Adriana Papinuto.

A inscrição da secretaria foi feita na Plataforma Brasil, base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CEP/CONEP).

- É importante ressaltar o empenho da secretaria em participar desse projeto. Através dos resultados da pesquisa podemos potencializar os cuidados dos fatores de risco da hipertensão arterial. - destacou o secretário de Saúde, André Pombo.

O casal de idosos Laura Rosa de Andrade, de 75 anos e Manoel Paulo de Andrade, de 74 anos, participaram do projeto. Casados há 51 anos, eles são pacientes do Posto de Saúde de
Cascatinha onde fazem o acompanhamento médico e recebem a medicação para o controle da hipertensão.

- Cuidar da saúde é muito importante. Sempre tomo os meus remédios e cuido da alimentação. - comentou Laura.

A pesquisa é dividida em duas fases, a primeira já teve início com a entrevista dos 58 pacientes de Petrópolis. A segunda parte começa daqui há seis meses, com uma nova rodada de entrevista.

- As perguntas são sigilosas, não podemos divulgar, mas levam em conta o tratamento da hipertensão. - explicou Adriana.

Os questionários serão enviados a Sociedade Brasileira de Cardiologia que ficará responsável pela compilação dos dados e divulgação dos resultados.

Dia do Coração

Na próxima segunda-feira (29) é comemorado o Dia Mundial do Coração. Em Petrópolis, um evento promovido pela Prefeitura em parceria com o Hospital Santa Teresa (HST), no Parque Municipal de Itaipava, vai estimular a prática de exercícios físicos e os cuidados com o coração. As atividades acontecem no domingo (28) a partir das 8h com corrida, tênis, aula fitness e zumba.

- A hipertensão é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares, como os infartos, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a insuficiência cardíaca. - alertou Adriana Papinuto, acrescentando que para cuidar da saúde do coração é preciso manter a pressão controlada, evitar o tabagismo, praticar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável.

Atualmente 27 mil pacientes hipertensos estão cadastrados na secretaria de Saúde. Estima-se que em torno de 24% da população petropolitana tenha hipertensão, seguindo a tendência
nacional.
Fonte: Diário de Petrópolis

domingo, setembro 28, 2014

Parques viram atrativos na primavera


Foto Alexandre Carius
A primavera chegou. Junto com ela veio a vontade, de muitos petropolitanos, de frequentar lugares tranquilos e com clima ameno. Passeios ao ar livre já começam a se tornar rotina, assim como os treinos pelas ruas da cidade. Existem ainda os que moram perto de parques do município e aproveitam todas as horas vagas para descansar, andar de pedalinho, fazer caminhada, piquenique, entre outras atividades. Os mais frequentados são o Cremerie, Municipal de Itaipava e o Natural Municipal de Petrópolis, localizado na Rua Ipiranga.

De acordo com a direção dos espaços de lazer, o movimento de visitantes aumenta cerca de 60% na primavera/verão, pois no inverno as pessoas tendem a ficar mais reclusas devido ao frio. Os fins de semana detêm os recordes de público, pois famílias e diferentes grupos de igrejas sempre marcam presença. Mas durante a semana é o momento dos que praticam exercícios saírem um pouco das academias e apreciarem as paisagens dos parques. 
No Parque Cremerie, as principais opções de lazer são as quadras de futebol, espaço para a realização de churrascos, piqueniques, caminhadas, corridas e pedalinho. O local recebe nos fins de semana até mil pessoas por dia. “O mínimo são 500 pessoas e nesta época do ano prevemos um aumento de visitas de quase 70%. Estamos bem otimistas e preparados para receber o nosso público. A única diferença este ano é que não teremos piscina, pois ela está passando por um conserto demorado. Fora isso, está tudo em dia e a vista é maravilhosa, as flores e árvores têm dado um show à parte”, ressaltou o gerente Carlos Henrique da Silva.
As visitas de escolas também aumentam bastante neste período, só na última quarta-feira pelo menos 300 crianças passaram pelo local. O ambiente encanta ainda os vizinhos do parque. “Sempre que dá venho me distrair e passar o tempo. É sempre um momento de reflexão associado a muita paz e tranquilidade. Trago ainda minha esposa com frequência logo que chega a primavera, afinal, no inverno acabo não tendo vontade de vir. Nesta estação viria todos os dias se pudesse!”, ressaltou  o motorista José Francisco Leal.  
No Parque de Itaipava, a academia da terceira idade e o amplo espaço para a realização de caminhadas e piqueniques são os principais atrativos, principalmente nesta época do ano. “As pessoas vêm andar com seus animais, trazem os filhos para brincar e aproveitam para admirar a paisagem. Esperamos um aumento de visitantes de pelo menos 60% neste período, mas há um mês e meio já percebemos que cada dia mais gente aparece por aqui, isso porque o tempo já vem esquentando”, contou o subgerente Wilson José da Silva Leal. 
Os horários de maior movimento durante a semana são das 7h às 11h e na parte da tarde, das 16h30 às 18h. Nos fins de semana, principalmente no domingo, isso ocorre das 13h às 18h30. “Tá muito legal até agora. Só não oferecemos por enquanto um espaço para churrascos, por isso a atividade ainda não é permitida, mesmo assim todos ficam bem satisfeitos em ter um local como esse no centro de Itaipava”, comentou.

Aulas de boxe são dadas ao ar livre na primavera/verão

O Parque Natural Municipal de Petrópolis, localizado na Rua Ipiranga, já se tornou refúgio de muitas pessoas. Quem mora perto marca presença sempre que possível e até mesmo profissionais de educação física têm escolhido o espaço para levar os participantes para terem aulas ao ar livre. Quem adotou a medida afirma ter tido grandes benefícios. 
Willian Carlos Souza Silva, professor de boxe, tem dado aulas para dez pessoas no parque. “Decidi aproveitar a mudança da estação para incentivar a atividade um pouco fora das academias. É uma forma de não cair na rotina e para quem aprecia o verde, o exercício se torna ainda mais prazeroso”, disse. 
Para as alunas Lene Rabelo e Marta da Fonseca, a iniciativa é maravilhosa. “Quando o negócio é me exercitar, venho até se estiver frio, mas, claro, que nesse clima ameno as coisas fluem muito melhor. Dá prazer sair de casa, não ficamos com preguiça, nem com medo de ir na rua”, contou a professora de inglês Lene.
Já Adilson Hosken não faz parte do grupo, mas sempre que tem a chance vai ao parque para relaxar. “É impressionante como aqui consigo me exercitar, ficar tranquilo e descansado ao mesmo tempo. Recomendo para todas as pessoas e fico muito feliz de ter o privilégio de morar perto e poder vir sempre que dá vontade”, ressaltou.

De acordo com o guarda civil municipal José Augusto Antônio Carvalho, nos fins de semana uma média de 400 pessoas passam por dia no local, número que dobra na primavera/verão. “Temos, sem dúvida, 70% de aumento de visitantes! Durante a semana recebemos mais escolas. A expectativa é que para esta estação as coisas fiquem bastante movimentadas por aqui”, contou. 

Serviço:

O Parque Cremerie funciona gratuitamente de terça-feira a domingo, das 8h às 17h30, e também nos feriados. Para mais informações basta ligar para o telefone 2231-5834.
O Parque Natural Municipal de Petrópolis, na Rua Ipiranga, funciona gratuitamente todos os dias, das 7h às 17h, indo até as 18h no verão. Mais informações pelo telefone 2247-7358.
O Parque Municipal de Itaipava funciona gratuitamente todos os dias das 7h às 18h e também feriados, tendo o horário estendido no verão, fechando apenas às 20h. O local permanece fechado apenas no dia 25 de dezembro e primeiro de janeiro. Mais informações pelo telefone 2222-7100.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

sábado, setembro 27, 2014

Carretas de grande porte causam reversão de pista na BR-04

Quatro carretas de grande porte subirão a Serra de Petrópolis pela pista de descida, interditando este trecho da BR-040 na madrugada da próxima terça-feira, a partir de zero hora do dia 30/09. A interdição ocorrerá entre os kms 80 e 89, permitindo a passagem do comboio. A operação será coordenada pela PRF, com apoio da Concer, podendo ser adiada ser houver condições climáticas ou operacionais desfavoráveis. Mais informações pela Central de Atendimento Concer: 0800 282 0040. Portadores de deficiência auditiva e de fala: 0800 281 0041.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

sexta-feira, setembro 26, 2014

Engenheiro japonês avalia sistema de alerta de chuvas

O engenheiro civil japonês Hydeyuki Iwanami, consultor da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), esteve em Petrópolis nesta semana reunido com técnicos da Secretaria de Proteção e Defesa Civil. Ele também visitou regiões atingidas pelas fortes chuvas de 2011 e de 2013. O encontro faz parte da parceria de quatro anos, iniciada em 2013, entre governo federal e Jica para a redução de desastres das chuvas em Petrópolis, Nova Friburgo e Blumenau (SC). Com a visita, Iwanami buscou entender o que deflagrou os deslizamentos nessas regiões para que a Jica possa propor novos protocolos de alertas antecipados no município.

A parceria com a Jica foi firmada no fim do ano passado. Desde então, o prefeito Rubens Bomtempo e técnicos da Prefeitura também foram ao Japão conhecer as medidas de prevenção de desastres naturais daquele país – viagens custeadas pela Jica. Ao fim da parceria, serão produzidos manuais com orientações sobre mapeamento de risco, alertas antecipados de desastres de sedimentos e planejamento urbano.

Iwanami se reuniu com o diretor técnico da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, engenheiro Ricardo Branco, e com o geólogo da secretaria Yuri Garin. Eles tiraram dúvidas do engenheiro japonês sobre o histórico recente de deslizamentos em Petrópolis. Os técnicos da Defesa Civil acompanharam Iwanami na visita a regiões onde houve deslizamentos nos últimos anos: Vale do Cuiabá, em 2011, e Otto Reymarus, no Lagoinha, Vila São Joaquim, no Quitandinha, e Independência, em 2013. Analista de pesquisa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Graziela Scofield participou da reunião e da visita.

- O engenheiro civil Hydeyuki Iwanami mostrou que já tem muito conhecimento acumulado sobre Petrópolis. Neste primeiro ano de parceria, a Jica vem se informando sobre a realidade do município. É uma fase de coleta de informações, que já está muito avançada. Tudo o que informamos para os técnicos da Jica nas reuniões realizadas desde 2013 havia sido repassado para ele antes dessa visita. Então os questionamentos que ele nos fez foram mais aprofundados. - disse o diretor Ricardo Branco.

Na próxima semana, a Defesa Civil participará de reunião na sede do Cemaden. Na ocasião, o engenheiro Iwanami apresentará a análise que fez sobre o município.
Fonte: Diário de Petrópolis

quinta-feira, setembro 25, 2014

Prazo para segunda via do título termina hoje

Os eleitores que perderam o título de eleitor e precisam pedir a segunda via devem procurar o cartório eleitoral mais próximo até hoje, último dia para a emissão do documento antes das eleições gerais do próximo dia 5 de outubro.
De acordo com o Código Eleitoral, a Justiça Eleitoral só pode emitir a segunda via do título de eleitor até 10 dias antes do pleito. Nas eleições deste ano, mais de 142 milhões de eleitores brasileiros vão escolher os novos presidente e vice da República e também os novos governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais ou deputados distritais.
Em 2009, a Lei 12.034 passou a exigir o título de eleitor e o documento com foto na hora de se identificar para votar. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou essa regra e o eleitor que souber a sua seção eleitoral, mas não tiver o título de eleitor, poderá votar apresentando apenas o documento com foto.
Porém, o título de eleitor é um documento importante para identificar o local de votação e a seção eleitoral, facilitando ao cidadão exercer o direito ao voto no dia de escolher seus representantes.
Os interessados em solicitar a reimpressão do título devem comparecer a qualquer cartório eleitoral, mesmo que não seja na cidade onde mora, e apresentar um documento oficial com foto. A nova via do título mantém as mesmas informações da via original e é impressa na mesma hora para o eleitor. No entanto, só pode pedir a reimpressão o eleitor que já tinha o título ou o solicitou até 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral para estas eleições.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

quarta-feira, setembro 24, 2014

Banco de Sangue do HST precisa de doações

O banco de sangue do Hospital Santa Teresa (HST) precisa de doadores. Segundo a  coordenadora de captação de novos doadores do local, Márcia Alves, o banco está enfrentando uma fase difícil, uma vez que, a unidade recebeu um número grande de pacientes de pessoas que não tem família na cidade, no último fim de semana.  Na ocasição, 7 pessoas que estavam dentro de um ônibus da Viação Unida, que ia para Ponte Nova, foram encaminhadas para o HST. Quatro delas em estado grave.  “Precisamos da solidariedade do povo petropolitano, que sabemos que não vai deixar de atender os nossos pedidos de doação”, disse Márcia. 
Para realizar a doação basta pesar mais 50 kg e estar em boas condições de saúde. O voluntário deve levar também um documento de identificação com foto. Não é necessário estar de jejum, basta não ter ingerido comidas gordurosas nas últimas quatro horas que antecedem a doação.
O HST fica na Rua Paulino Afonso, nº 477 e funciona de domingo a domingo, das 7h às 18h.
O número de doações necessárias por dia é de  45. 
Menores de 16 e 17 anos podem participar da doação desde que estejam acompanhados dos pais. E os idosos, que antes podiam doar até os 65, podem agora até os 69 anos. Mais informações sobre a coleta, e os cuidados para poder se tornar um voluntários podem ser encontrados pelo telefone: (24) 2245-2324.
 Fonte: Tribuna de Petrópolis

terça-feira, setembro 23, 2014

Obras da BR-040 voltam a ser debatidas

No último sábado representantes da sociedade civil e de entidades como a Frente Pró-Petrópolis (FPP) e  a Novamosanta estiveram reunidos no Quitandinha para discutir os impactos gerados pela nova pista de subida da serra. A reunião foi encarada como uma preparatória para uma audiência da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados prevista para acontecer em Brasília,  depois das eleições. O objetivo foi unificar informações das entidades e associações locais, que estão preocupadas em como a cidade será afetada quando a nova pista for inaugurada, daqui a dois anos.
Fernando Varella, da Novamosanta,  lembrou que a BR-040 é uma estrada estratégica e que mexe diretamente com a vida dos petropolitanos, uma vez que milhares de pessoas usam a rodovia todos os dias, seja para estudar e/ou trabalhar. Sem contar que ela também é utilizada por turistas que visitam a cidade. “Vemos com muita preocupação a maneira como estão fazendo. Como vai ser a integração dos acessos com a cidade?”, indagou
Ele disse ainda que não há transparência nas decisões e a questão sobre o que será feito com a antiga pista de subida da serra que, a princípio, será transformada em uma estrada parque. 
A Novamosanta encaminhou um documento com proposições, nas quais constam a definição de responsabilidades e fontes de recursos para as obras necessárias para a integração do sistema viário de Petrópolis aos novos acessos da cidade e a busca de recursos, via orçamentos da União, para as obras de duplicação das pontes de Bonsucesso, da Estrada das Arcas e do Arranha-Céu, permitindo a melhoria do tráfego entre a rodovia e a Estrada União e Indústria. Segundo Varella, esta segunda proposição auxiliaria também no problema de mobilidade urbana do distrito. 
Para o pesquisador Antônio Pastori, a preocupação é com relação a quarta revisão do programa de exploração da rodovia e do aditivo número 12. Ele sugeriu ainda à Comissão de Viação e Transporte que o pedágio seja explorado como na Europa, que é de acordo com a quilometragem rodada.  
Já Celso Albuquerque da Associação do Quitandinha questionou como será feita a exploração da atual pista de subida e disse que a Concer trata os usuários com total desprezo e a ANTT não fiscaliza. 
A presidente da Associação da Rua Teresa (Arte) Claudia Pires está preocupada com o tempo que os turistas vão gastar saindo do Duarte da Silveira até a Rua Teresa. “Hoje, do Quitandinha até o polo de moda, gasta-se 40 minutos em um sábado, em um percurso que é de 5 minutos, quanto será gasto  com os motoristas saindo da Duarte da Silveira”, indagou. 
Na ocasião, o Secretário de Planejamento do município, Robson Cardinelli, disse que a prefeitura não foi consultada para que fosse explicada a construção da nova pista de subida da serra. “Apenas no começo deste ano é que tivemos acesso ao projeto”, disse. Ele ressaltou ainda que a PMP poderia estar acompanhando a construção, mas que só agora é que estão sabendo como essas intervenções afetarão diretamente a vida dos petropolitanos. ]
Representando a Comissão dos Moradores Desapropriáveis do Duarte da Silveira, Joseane Batista disse que está com medo, porque as casas estão sendo diretamente afetadas, inclusive com rachaduras por causa das explosões para a construção do túnel. “Não tem ninguém para alertar sobre o que pode acontecer com a gente”, afirmou. 
Para o deputado federal Hugo Leal a reunião foi proveitosa, porque foi possível reunir as dúvidas dos petropolitanos. “Vamos levar estes questionamentos para Brasília porque ainda existem muitas respostas que devem ser dadas à população”, concluiu.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

segunda-feira, setembro 22, 2014

Começa a 8ª Primavera dos Museus

Começa hoje, em Petrópolis, a programação da 8ª Primavera dos Museus, que terá a participação do Museu Imperial. O evento, que é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), engloba instituições museológicas de todo o país. Desta vez, a edição terá como tema "Museus Criativos" e trará diversas atividades e preços promocionais em eventos já tradicionais no Palácio.
Durante a semana haverá programação especial na Biblioteca Rocambole, concerto internacional no Cineteatro, curso voltado para guias de turismo e preços especiais para visitantes e moradores de Petrópolis para entrada no Palácio e eventos como o Sarau Imperial e o Espetáculo Som e Luz.

Também parte integrante da programação dos "Museus Criativos" será o Curso de Atualização para Guias de Turismo, voltado para profissionais com registro no Ministério do Turismo/Embratur. O curso tem como objetivo capacitar os guias para atuarem nos pontos turísticos de Petrópolis, proporcionando um atendimento de qualidade aos turistas que visitam a cidade. Para isso, participantes poderão visitar os principais locais de turismo petropolitano, conhecer os bastidores do Museu Imperial e participar de palestras. Além de, ao final, assistirem a apresentações do Sarau Imperial e Espetáculo Som e Luz. O Curso terá duração de três dias, sendo eles 22, 23 e 24 de setembro.
A 8ª Primavera dos Museus também terá atividades na área educativa voltadas para o público infantil, com programação diferenciada nos dias 23 e 24 de setembro. O Projeto de Contação de Histórias "A Mala que Fala" ficará a cargo do Grupo Exclusividarte que fará a leitura dos livros "Menina Bonita do Laço de Fita" e "O Macaco e a Velha". Acompanham a atividade músicas, sonoplastias e adereços disponíveis em uma mala, que ganha vida ao interagir, de forma muito criativa, com as contadoras e com o público. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial.
O primeiro livro conta a história de uma linda menina de fita no cabelo que desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha tão pretinha como ela. Mas antes precisa descobrir o segredo de como ter aquela cor.
Já O macaco e a velha traz Dona Marocas, uma velha que tinha um lindo bananal e o macaco Simão, que adorava bananas e sempre roubava algumas da senhorinha. Um dia, muito irritada, ela resolveu dar uma lição no macaco e comprou alcatrão, fez um boneco, colocou-o num tabuleiro junto com um lindo cacho de bananas e levou no meio do bananal. Simão tomou um susto e uma surra que prometeu se vingar, porém, de uma forma interessante, os dois acabam se tornando amigos.
Os petropolitanos e visitantes poderão aproveitar também as novidades da Primavera dos Museus nos dias 25 de setembro, com apresentação do Espetáculo Som e Luz a R$5,00, e 26 e 27 de setembro, com o mesmo preço promocional para as exibições seguintes do mesmo espetáculo e também do Sarau Imperial.
No dia 27 de setembro, a entrada para visitação ao Palácio Imperial será gratuita, em virtude do Dia Mundial do Turismo.
Coordenado pelo Ibram/MinC, o evento busca mobilizar os museus a desenvolverem programações especiais a respeito de temas específicos para intensificar suas relações com a sociedade, além de chamar a atenção para o debate em torno de assuntos da atualidade.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

domingo, setembro 21, 2014

Museu Imperial oferece curso para guias de turismo

Entre os dias 22 e 24 de setembro, o Museu Imperial/Ibram oferecerá um Curso de Atualização para Guias de Turismo, destinado a profissionais com registro na Mtur. As vagas, limitadas a 60 participantes, já foram preenchidas. O curso faz parte da 8ª Primavera dos Museus cujo tema será "Museus criativos".
Dentro da programação voltada aos profissionais estão previstas visitas guiadas no Museu Imperial e outros pontos turísticos (Casa de Santos Dumont, Centro Cultural 14 Bis, Palácio Rio Negro, Museu de Cera, Cervejaria Bohêmia e a unidade do Museu Imperial, Casa de Cláudio de Souza) da cidade. 
Haverá ainda palestras sobre normas do Museu Imperial para visitantes e guias, serviços oferecidos de interesse do turista, além de uma visita técnica aos bastidores do Museu Imperial - "O Museu que não se vê", na qual os participantes conhecem o processamento técnico e “curiosidades” do acervo preservado nos setores da instituição. Os guias serão convidados ainda a assistir aos espetáculos “Som e Luz” e “Um Sarau Imperial” gratuitamente.
O Curso de Atualização para Guias de Turismo, que já está na sua 6ª edição, e este ano integra a 8ª Primavera dos Museus, tem como objetivo capacitar os guias para atuarem nos pontos turísticos de Petrópolis, proporcionando um atendimento de qualidade aos turistas que visitam a cidade.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

sábado, setembro 20, 2014

Obras na BR-040 causam pontos de interdição

Obras na BR-040 causam pontos de interdição



A partir da semana que vem, as interdições ao tráfego na descida da serra de Petrópolis para as escavações na galeria de serviço do túnel da BR-040 ocorrerão em novos horários, incluindo períodos da manhã em dias úteis. Confira as alterações e evite retenções no trecho:
Dia 22 (segunda-feira), 14h30 - Interdição total do km 87,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo ao emboque no túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de uma hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.

Dia 22 (segunda-feira), 17h30 - Interdição total do km 85,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo à janela do túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.

Dia 23 (terça-feira), 8h30 e 17h30 - Interdição total do km 85,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo à janela do túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.

Dia 23 (terça-feira), 14h30 -  Interdição total do km 87,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo ao emboque no túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de uma hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.

Dia 24 (quarta-feira), 14h30 - Interdição total do km 87,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo ao emboque no túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de uma hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.

Dia 24 (quarta-feira), 17h30 - Interdição total do km 85,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo à janela do túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.

Dia 25 (quinta-feira), 8h30 e 17h30 - Interdição total do km 85,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo à janela do túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.

Dia 26 (sexta-feira), 8h30 e 17h30 - Interdição total do km 85,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo à janela do túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.

Dia 27 (sábado), 17h30 - Interdição total do km 85,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo à janela do túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.

Novo viaduto

A subida da serra será totalmente interditada na altura do quilômetro 89, sentido Juiz de Fora, entre meia-noite e 4h de terça-feira,para o lançamento das vigas de um novo viaduto. O serviço terá o acompanhamento da Polícia Rodoviária Federal e poderá ser adiado, se houver mau tempo. O viaduto faz parte do projeto da nova subida da serra.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

sexta-feira, setembro 19, 2014

Concurso de dança reúne 2 mil bailarinos

Mais de 2 mil dançarinos de 100 companhias de dança de todo o país vão se reunir neste sábado e domingo em Petrópolis para o 23º Concurso Nacional de Dança de Petrópolis. O evento, promovido pelo Centro de Artes e Dança Realce (CAD), tem pela primeira vez o apoio do Sistema FIRJAN, por meio do SESI Cultural. O concurso será realizado no Theatro Dom Pedro, nos dias 20 e 21 de setembro, a partir das 10h (com apresentações de manhã e à tarde). Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro e custam R$ 15 antecipado e R$ 30 na hora.
Com o concurso, o objetivo é levar para o palco as manifestações artísticas que evidenciam a capacidade de expressar pensamentos e emoções. É uma união de estética, cultura e lazer, que une música e dança. Haverá apresentações de grupos de todo o Estado do Rio, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, além de companhias do sul e do nordeste do país.
Criado em 1991 por Sueli Zappala e Paulo Zappala o Concurso Nacional de Dança de Petrópolis é, hoje, considerado um dos principais concursos de dança do país. Os inscritos são avaliados por uma comissão julgadora renomada composta de seis participantes e os 1º, 2º, e 3º lugares por categoria  de cada modalidade (jazz, dança contemporânea, balé clássico, repertório, dança do ventre, hip hop, dança moderna, sapateado, dança folclórica e dança teatro) são premiados, chegando a um total de aproximadamente 250 premiações.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

quinta-feira, setembro 18, 2014

Lei municipal obriga supermercados a atender cliente em tempo razoável

Uma lei sancionada pelo prefeito Rubens Bomtempo prevê que sejam colocados à disposição dos usuários dos supermercados, pessoal suficiente no setor de caixas, para que o atendimento seja realizado, efetivamente, em tempo razoável. A lei foi decretada pela Câmara Municipal e publicada no Diário Oficial do dia 4 de setembro. 
Com a lei em vigor, o tempo razoável para atendimento passa a ser de, no máximo, 15 minutos durante a semana e, de 30 minutos, nos fins de semana e feriados. Além disso, os supermercados deverão fixar a lei em local visível. Para a comprovação do tempo de espera, os usuários receberão uma senha de atendimento, onde constarão data e horário de chegada do cliente na fila. Os supermercados têm o prazo de 90 dias para se adaptarem, sob pena de multa.
A dona de casa Elaine de Jesus Costa, de 39 anos, gostou da notícia. Ontem, ela foi fazer algumas compras em um supermercado na rua Paulo Barbosa, mas acabou desistindo por causa do tamanho da fila. “O preço do alho aqui está bom hoje, mas é melhor pagar mais caro em um lugar mais vazio”, disse ela, que já chegou a comprar um sorvete e teve que trocar porque ele derreteu na fila.
Já a aposentada Rosa de Souza, de 64 anos, disse que não tem o que reclamar, pois sempre dá sorte e é atendida rapidamente. Mas, ela considera a lei importante e válida.
O gerente do Terê Frutas, que também fica na rua Paulo Barbosa, Lucio Antônio Alves, disse que no estabelecimento o cliente não chega a ficar 15 minutos na fila. “São 17 caixas em funcionamento, temos funcionários suficientes para atender a demanda que é, em média, de 12 mil pessoas por dia”, disse.  
Fonte: Tribuna de Petrópolis

quarta-feira, setembro 17, 2014

Preparativos para licitação do novo posto do Detran estão na etapa final

O processo de licitação para a construção do novo posto de vistoria do DetranRJ na cidade deve ser aberto em breve. Segundo a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop), responsável pelo processo, a data de abertura da licitação, que será por concorrência pública, ainda não foi definida, mas os preparativos do edital já estão na fase final. Já o prazo para elaboração do projeto e orçamento, a Emop informou que é de 120 dias após a assinatura do contrato. O terreno, onde a unidade será instalada, fica na Rua José da Gama Machado, no Madame Machado, em Itaipava, e foi alugado pela Prefeitura. Com 6.700m², ele vai contar com oito linhas de vistoria, sendo uma exclusiva para caminhões, com capa cidade para 60 atendimentos diários cada uma, totalizando 480 atendimentos. Com o novo posto, a cidade passa a contar com 13 linhas de vistoria, considerando as cinco já existentes. A capacidade de atendimento será de 780 veículos por dia, um aumento de 160% em relação ao que é registrado atualmente.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

terça-feira, setembro 16, 2014

Obras interditam BR-040 nesta semana

Serviços de desmonte de rocha para as obras de construção da nova pista da BR-040 causarão interdições na descida da Serra de Petrópolis ao longo desta semana.

Serviços de desmonte de rocha para as obras de construção da nova pista da BR-040 causarão interdições na descida da Serra de Petrópolis ao longo desta semana. Confira a programação e evite retenções nesse trecho da rodovia:
Dia 16 (terça-feira), 15h30 - Interdição total do km 85,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo à janela do túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

segunda-feira, setembro 15, 2014

Moradores de Secretário reclamam sobre as condições da ponte da RJ 123

Indignados, moradores de Secretário denunciam as condições da ponte provisória, construída na RJ 123. Segundo eles, a estrutura representa riscos constantes para os motoristas que dependem do acesso. 
“Esta ponte sempre foi um perigo, sobretudo para carros pequenos, como o meu, pois os dois pranchões foram mal feitos, altos demais, distantes demais para eixos pequenos, e por isso os carros deslizam. Em dias de chuva isso fica igual quiabo, por não ter nenhum tipo de corte para aumentar a aderência”, comenta Deborah Jappelli. 
“A situação fica ainda pior, já que algumas madeiras estão soltas e parte do corrimão desabou”, acrescenta Leandro Moreira. 
A estrutura foi construída no local há cerca de quatro meses, quando o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) iniciou as obras de uma nova ponte para a RJ 123, que neste momento estão paralisadas. 
“Cadê a obra? Por que parou? Precisa de manutenção e precisa acabar”, questiona Deborah. 
Enquanto as intervenções não são concluídas, a situação da estrutura provisória está cada dia pior. No local há uma faixa sinalizando a proibição da passagem de ônibus e caminhões, informando que o peso máximo permitido é de cinco toneladas, mas muitos não respeitam as normas. A equipe do Caderno de Itaipava, enquanto fazia a reportagem, fez alguns flagrantes. 
“Não há fiscalização e os motoristas não querem dar a volta que passa por Anápolis e leva em torno de 40 minutos. O fato é que a ponte, com tanto peso, fica cada dia pior”, conclui Deborah.  
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) informou que as obras para construção da ponte localizada na RJ-123, na localidade de Secretário, foram temporariamente interrompidas por conta de readequações no cronograma orçamentário do órgão. Existe uma previsão que os trabalhos possam ser retomados em algumas semanas, com prazo de execução estimado em até 15 dias. 
Em relação à ponte provisória, o DER-RJ disse que alguns pranchões de passagem foram roubados, comprometendo assim a trafegabilidade e segurança da estrutura. Garantiu ainda que a firma responsável pela execução da obra recolocará os pranchões até o início da próxima semana. 
Fonte: Tribuna de Petrópolis

domingo, setembro 14, 2014

Atual pista de subida da Serra poder virar estrada parque

Uma autorização liberada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) prevê que a Concer transforme a atual pista de subida da serra em uma estrada parque. O assunto foi discutido esta semana durante a reunião extraordinária da Frente Pró-Petrópolis (FPP), que aconteceu na sede da Firjan. Na ocasião, foram discutidos pontos como a questão da preservação, a possível criação de cancelas com cobrança de pedágio e a ideia de atrair atividades econômicas de gastronomia e hotelaria para o local. Um dos objetivos é evitar a ocupação irregular. 

A autorização  prevê ainda que a Concer, concessionária responsável pela BR-040, apresente um plano de monitoramento e ação para mitigar os impactos do potencial problema de aumento da ocupação na atual subida, a restrição e controle do tráfego de veículos a partir da entrada em operação da nova pista, além de instalar cancelas e câmeras de monitoramento e apresentar um estudo de viabilidade para interrupção do tráfego no trecho que pode ser destinado à criação de uma nova unidade de conservação. Além disso, a autorização conta com a apresentação de um plano de ação detalhado para resolver o problema de ocupação às margens da rodovia. 
O coordenador da FPP, Philippe Guédon disse que se não houver pedágio, nem controle, a nova subida da serra pode ser alvo de invasões. Ele também levantou a hipótese de que os bairros Independência e o Duques se unam após a inauguração da nova pista de subida da serra. 
Jonny Klemperer, representante da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (FIRJAN) acredita que já ficaram claras as obrigações da Concer com relação a antiga pista de subida. “A concessionária continua sendo responsável por ela mesmo depois que a nova for inaugurada”, disse ele, revelando que já estão sendo feitos contatos com empresas de gastronomia e ecoturismo para que se instalem no trecho de 4 milhões de metros quadrados no entorno da subida. Além disso, Jonny revelou que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está disposta a fazer no local um horto de plantas medicinais da Floresta da Mata Atlântica. “São atividades autossustentáveis de preservação e proteção. A antiga pista deve funcionar apenas como via alternativa emergencial e esporádica, uma vez que a área será protegida e controlada”, disse ele, mencionando que em Bauru existe um exemplo de estrada parque que funciona desta forma. 
Jonny afirmou ainda que deve ser criada uma entidade multifacetada para administração do espaço, 
onde o ICMBio e a prefeitura também devem participar. 
O pesquisador Antônio Pastori acredita que a preservação não vai engessar a rodovia e que realmente é necessário que surjam opções para atividades econômicas no local. Mas, ele ressaltou que antes de implantar essas atividades é necessário que haja uma audiência pública. 
Para Fernando Varella, que participou da reunião representando a NovAmosanta é preciso ter mais estudos e mais comparações antes que seja decidido algo. 
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

sábado, setembro 13, 2014

Município assina cooperação com Google e Waze

A Prefeitura está lançando mão da tecnologia para ter acesso mais rápido a informações sobre as  ondições de trânsito nas vias do município. Um acordo de cooperação assinado na última semana entre o governo municipal, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e a empresa americana Waze (subsidiária do Google), incluiu Petrópolis em uma iniciativa Global chamada Connect Cities Global Initiative. Com a parceria, agentes de governo passam a ter acesso a dados sobre velocidade de locomoção, engarrafamentos e acidentes, entre outros, registrados por outros usuários da plataforma.
Ao anunciar o acordo de cooperação, o prefeito Rubens Bomtempo lembrou que a parceria terá impacto direto na qualidade do serviço prestado ao cidadão. “Vamos aproveitar as informações que as pessoas já inserem nesta plataforma, usando seu dispositivo smartphone na rua, para facilitar e agilizar os atendimentos. Certamente vamos ter como resultado uma melhor qualidade nos serviços”, afirmou.
De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Airton Coelho, tendo acesso às informações publicadas no Waze, as diferentes secretarias do governo passam a poder utilizá-los para a construção de um painel de informações sobre a mobilidade urbana, facilitando a orientação dos serviços. A ideia é que Companhia de Trânsito e Transportes, (CPTrans), a Defesa Civil, a Secretaria de Saúde (com o
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU), o Corpo de Bombeiros e demais órgãos usem os dados para identificar ocorrências e também encontrar os melhores caminhos para acessá-las.
“Este acordo de cooperação vai permitir que tenhamos acesso às informações publicadas pelos cidadãos no Waze por meio de seus dispositivos móveis, nos garantindo uma rica base de dados consolidada
de todo o município em tempo real”, explicou Airton Coelho. “Com estas informações em um mapa dinâmico e específico o município poderá agir mais rapidamente. Facilita a atuação dos agentes da CPTrans, a orientação no despacho das ambulâncias do SAMU, e a orientação no deslocamento das viaturas da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Quaisquer outros órgãos que necessitem de informações sobre as condições de trânsito do município serão igualmente beneficiados”, lembrou.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

sexta-feira, setembro 12, 2014

Serra Serata tem exposição de clássicos da Alfa Romeo

Foto: Divulgação
Uma grande atração aguarda os amantes do automobilismo, sábado e domingo, em Serra Serata – Festa Italiana em Petrópolis, promovida pela Prefeitura em parceria com a Casa D’Italia Anita Garibaldi di Petropolis.  A marca italiana de automóveis esportivos Alfa Romeo, que alimenta a paixão dos inúmeros fãs-clubes pelo mundo inteiro com seu design arrojado e tecnologia de ponta, participará da festa através de duas atrações. Modelos cult, das décadas de 70 e 80, assim como os atuais, dotados das mais novas tecnologias,  poderão ser vistos bem de pertinho, em exposição que será iniciada com uma carreata pelo Centro Histórico da cidade. 

São mais de 20 automóveis vindos de vários estados brasileiros, trazidos por um fã-clube de alfistas, o Alfa Romeo Clube MG, representante regional do grupo Alfa Romeo BR.  Eles desfilarão pelas principais ruas do centro a partir das 9h de amanhã e, a partir das 10h, estacionam na Rua Alfredo Pachá, em frente ao Palácio de Cristal (sede da festa italiana). Ali ficarão em exposição ao longo do sábado e do domingo, com os alfistas à disposição do público, para conversar sobre os detalhes dos modelos em exibição. 
Criada em 1910 por Nicola Romeo, a marca esteve sempre na linha top dos carros esportivos na Europa, graças à ousadia nos lançamentos, soluções mecânicas e design inovador. Criou legiões de fãs apaixonados em todos o mundo (os alfisti), muitos dos quais chegam a tatuar a marca no próprio corpo. No Brasil temos vários fãs-clubes.
Carros da Alfa Romeo foram produzidos em nosso país de 1960 até 1980, através da antiga FNM. Tivemos os JKs, 2150, Fúria, Onça e  Alfa 2300. Depois, com a Fiat, vieram os Alfa 2300 Ti e Alfa 2300 Ti 4, fabricados em Xerém e em Betim (MG). Por fim, vieram os importados: Alfa 164, Alfa Spider, Alfa 145, Alfa 155, Alfa 156, Alfa 166 e Alfa 147, o último que entrou no país. Existem outros modelos, com os Giulias, Giuliettas, GTVs, Alfettas, Montreal e outras, que chegaram por importação independente. Vários desses carros estarão na exposição.  Um deles em destaque será colocado no jardim do Palácio de Cristal:um exemplar Alfetta, em homenagem que será prestada por Serra Serata aos 200 anos de existência do emblemáticos oficiais italianos, os Carabinieri. A instituição teve por muitos anos esse modelo como automóvel-símbolo.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

quinta-feira, setembro 11, 2014

quarta-feira, setembro 10, 2014

Tribunal de Contas da União pede esclarecimentos sobre o reajuste do pedágio

O Tribunal de Contas da União (TCU) solicitou mais informações sobre a medida cautelar contra o aumento da tarifa de pedágio na BR-040, protocolada pelo deputado federal Hugo Leal (PROS-RJ). O documento solicita à Concer que se abstenha de cobrar o acréscimo de 12,5% sobre o valor do pedágio e que as revisões de tarifa autorizadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sejam consideradas irregulares.

De acordo com o parecer do ministro do TCU, Walton Alencar Rodrigues, a SefidTrans tem o prazo de 15 dias para diligenciar à ANTT afim de esclarecer informações a respeito do contrato de concessão. A determinação solicita que pontos fundamentais, como a metodologia adotada para avaliar o impacto da perda de receita da Concer na realocação da praça do pedágio, sejam informados.  Além disso, pede esclarecimento na composição dos reajustes oriundos da 5ª, 6ª e 21ª revisões ordinárias, considerados os investimentos previstos para a execução da obra da Nova Subida da Serra.

Para Hugo Leal, embora a liminar tenha sido indeferida, o pedido de esclarecimentos realizado pelo TCU aponta na direção de uma solução para o valor abusivo cobrado pela exploração da BR-040.

- O preço do pedágio está constantemente entre as reclamações dos usuários da Rio – Juiz de Fora, principalmente por causa das condições da rodovia. Com as obras da nova subida da Serra de Petrópolis o trecho se tornou o com maior número de acidentes registrados em rodovias federais no Rio de Janeiro, gerando uma média de 500 acidentes a cada seis meses, segundo a PRF. - informou o deputado.

- A concessionária tem descumprido diversas obrigações contratuais, deixando de realizar a manutenção adequada da pista, instalar telefones de emergência, etc. Com estes fatores o valor do pedágio deveria sofrer redução, não acréscimo. - concluiu Hugo Leal.
 Fonte: Diário de Petrópolis

terça-feira, setembro 09, 2014

Furto de veículos aumenta mais de 55% em Petrópolis

O furto de veículos cresce em ritmo acelerado na cidade. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública – ISP, órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública – Seseg, contra os 93 registros do crime, no acumulado dos meses de janeiro a julho de 2013, no mesmo período deste ano o número chega a 145 casos. Um salto de 55,9% no comparativo com os mesmos sete meses no ano passado. Com isso, a média de um carro furtado a cada 2.29 dias caiu para um furto de veículo a cada 1.39 dias. Na prática, um carro é furtado na cidade a cada 35 horas. No ano passado, o total de veículos furtados foi 164. Com a média atual, esse número pode ter sido superado em agosto, mês que ainda não teve balanço divulgado pelo ISP.

O crescimento do tráfico de drogas e o processo de pacificação das favelas da capital, que tem provocado a migração de traficantes para as favelas da Baixada Fluminense e para as cidade do interior do estado, podem estar contribuindo para o aumento de furtos de veículos na cidade. O outro fator, que pode estar relacionado ao crescimento dos casos é a ação de quadrilhas especializadas.
Na lista das ruas mais visadas pelos ladrões estão as vias do Centro Histórico. Locais como a Avenida Piabanha e Avenida Roberto da Silveira estão entre as preferidas pelos ladrões. “Esse locais são menos movimentados e são escolhidos pelos motoristas que trabalham no Centro para deixar o carro, já que ali não é cobrado o estacionamento rotativo”, revela o delegado titular da 105ª Delegacia de Polícia, Alexandre Ziehe.
A economia tem custado caro. Principalmente para os donos dos modelos mais vendidos, os modelos populares. Quem pensa que os alvos são os carros mais caros se engana. Segundo o levantamento feito pela 105ªDP, o campeão de furtos são as Fiat Uno. “Existe uma demanda de abastecimento de peças no mercado negro. E, muitas vezes, quem sustenta essa demanda é o próprio dono do carro, que deixa de comprar a peça original para pagar mais barato no mercado paralelo”, destaca o delegado.
No mês de agosto, um homem teve o carro furtado, uma Fiat Uno, quando estacionava perto do trabalho, na Rua Dr. Nelson de Sá Earp. “Um amigo me ligou e perguntou se eu tinha deixado alguém pegar meu carro, porque tinham acabado de sair com ele”, destacou a vítima, que imediatamente acionou a Polícia Militar.
A rápida comunicação do crime permitiu que fosse montado um cerco nas principais entradas da cidade, impedido que o veículo seguisse pela Br-040. “É importante registrar o crime, mesmo quando a recuperação é feita. Porque são esses dados que nos permitem fazer o levantamento e prender as 
quadrilhas responsáveis e também saber as áreas de maior risco”, explica o delegado.
O furto motivado pela venda das peças ou sob encomenda já resultaram em homicídio em Petrópolis. Em fevereiro do ano passado, o aposentado, Ademir Guimarães, de 71 anos, foi morto à tiros, na porta de casa, em uma tentativa de assalto, no bairro Capela, região do Bingen. O assassino, era um ladrão de carros, que semanas antes havia sido responsável por pelo menos três furtos de veículos, que foram levados para um desmanche, no município de Três Rios. Todos sob encomenda, como o modelo de carro do aposentado morto no Capela, um Volkswagen Parati. A investigação do crime, resultou na prisão de seis membros da quadrilha, que atuava na Região Serrana e na Baixada Fluminense.

Segundo os dados do ISP, órgão da Secretaria de Segurança pública do Estado do Rio de Janeiro – Seseg, houve aumento de 13,86%, em relação a 2012, no número de furtos registrados em 2013. O mês com maior número de casos registrados foi dezembro, com 21 casos. E as perspectivas para 2014 não são animadoras. Se o segundo semestre chegar ao mesmo número de registros do primeiro, mantendo a média do primeiro semestre de 21,66 registros mensais, o número de carros furtados na cidade pode chegar à 260, um aumento de 58%.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

segunda-feira, setembro 08, 2014

Novo sistema de coleta de lixo evita proliferação de ratos

O presidente da Comdep, Hélio Dias, já está comemorando a substituição das antigas lixeiras abertas por baús conteinerizados (fechados na parte de baixo e com tampa). Os novos equipamentos começaram a ser instalados em alguns bairros da cidade há dois meses. De acordo com Helinho comerciantes e moradores já estão identificando até a diminuição do número de ratos devido as novas lixeiras.
No entanto o presidente pede colaboração da população para que os baús conteinerizados não sejam depredados, como denunciou um morador da Rua Coronel Veiga.
- Como eles são móveis nós já contávamos com os vandalismos. Temos uma previsão do desgaste do material já que são feitos de plásticos e fáceis de manejar pois possuem rodinhas. Estamos fazendo campanha para que a população não destrua os baús – explicou.
Helinho disse que com as novas lixeiras, a ideia é reorganizar os espaços públicos, devolvendo à população calçadas e ruas que antes ficavam tomadas de lixo, colocando em risco a saúde das pessoas e atraindo animais, principalmente roedores.
A companhia informou ainda que 220 módulos já foram distribuídos em ruas da cidade, e nesta primeira etapa, 300 novas coletoras já foram instaladas.
- Já colocamos os baús na Rua Teresa, Coronel Veiga, General Rondon, Ponte Fones, Floriano Peixoto, Fonseca Ramos, Bairro Esperança, Alto da Serra, Av. Barão do Rio Branco, Quissamã, Itamarati, Paulino Afonso, Alcobacinha, Estrada da Saudade, Cascatinha, Samambaia e Estrada Mineira (no trecho entre Corrêas e Nogueira) – disse o presidente da Comdep.

Benefícios para os agentes que coletam

Para Hélio Dias não só a população sai ganhando com as novas lixeiras que estão sendo instaladas pela cidade. Ele garante que os agentes que fazem a coleta não precisam ter acesso direto ao lixo.
- Além dos baús serem higienizados uma vez por mês o chorume não vai para terra como acontecia com as lixeiras antigas. Nossos funcionários e a população ficam mais protegidos – assegurou Helinho.
O presidente contou ainda que os comerciantes e moradores da região de Corrêas elogiaram o sistema, já que como os ratos não tem acesso aos baús, o número de roedores vem caindo com frequência.
- Eles (os ratos) agora não tem mais onde se alimentarem - afirmou.
O trabalho de instalação dos equipamentos é feito simultaneamente ao de orientação da população. Isso porque só com a ajuda dos petropolitanos o trabalho ficará refletido, de fato, na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
- É importante que todos tenham consciência de que isso não basta. É importante ensacar adequadamente o lixo, de forma a evitar que o mesmo se espalhe na lixeira. É importante que as pessoas levem o lixo para a lixeira próximo do horário de coleta. É importante que o lixo seja depositado dentro da lixeira e que a mesma seja fechada corretamente – pediu Helinho.


Participação da população é importante, diz Comdep

O coordenador do Setor de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, Eduardo de Lucena destacou a necessidade da participação da população.
- Se tem algo que melhora rapidamente quando todos participam, é a limpeza urbana - enfatizou.
O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), Hélio Dias, lembrou que as lixeiras são limpas periodicamente com gel próprio que as desinfeta e evita o mau cheiro.
- A nova lixeira garante mais proteção a toda a população. Ajuda a manter a cidade mais limpa e as pessoas mais saudáveis - destacou.
 Fonte: Diário de Petrópolis

domingo, setembro 07, 2014

Moradores de Corrêas pedem mais fiscalização para a praça do bairro

O número de pessoas que dormem nas imediações da Praça de Corrêas tem chamado a atenção de moradores e comerciantes da região. O problema, segundo testemunhas, é a presença de uma mulher que tem mantido relações com diversos homens que ficam no local aguardando por ela. A situação, além de constranger a população, causa revolta. Isto porque os homens têm feito as necessidades fisiológicas no meio da rua. 
A história é confirmada por diferentes comerciantes da região. Leandro Stutzel, proprietário de um estabelecimento na região, conta que vem tendo prejuízos por causa dos gastos com água, cloro, detergente e sabão em pó. “Todos os dias tenho que lavar em volta da minha loja. Há fezes e urina aqui e o cheiro fica insuportável. É uma situação muito difícil de lidar”, explica. 
Leandro afirma que a maioria dos homens não são moradores de rua e só ficam na praça por causa da mulher. “Houve uma época que ela ficou sumida. O que dizem é que a filha dela veio buscá-la e, por isso, a quantidade de homens também diminuiu. Mas depois ela voltou e, com ela, o número de homens também”, contou. 
Outro comerciante, que preferiu não se identificar, conta que há pelo menos oito rostos conhecidos. “São pessoas que estão sempre aqui. Elas ficam na praça bebendo, jogando e gritando. Mas o que é de conhecimento geral é que elas têm famílias, mas preferem ficar na rua. Uma delas uma vez chegou a deitar na faixa de pedestres e dizer que ia dormir. Só ela conseguiu tirá-lo de lá”, contou. 
A Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) informou que os homens não estão em situação de rua. “As abordagens são feitas diariamente e contempla do Quitandinha a Posse de 7h às 23h. Lá, conversamos com eles e explicamos que há um local onde eles podem ficar, que é o NIS (Núcleo de Inclusão Social, popularmente conhecido como Abrigão), mas todos eles afirmam ter casa e família e não podemos forçar ninguém a ir para lá”, explicou a secretária responsável pela pasta, Fernanda Ferreira. 
Maria da Conceição, comerciante da região, explica que já testemunhou uma cena de sexo entre a mulher e um dos homens. “Fiquei chocada em ver aquilo. Eles trazem um colchão, colocam embaixo de uma marquise e fazem de tudo ali”, relatou. 
Já Renato Teixeira é enfático e acredita que se houvesse policiamento adequado na região este tipo de situação não aconteceria. “Essa situação já se arrasta há uns seis meses. Não tem como continuar assim. Alguém precisa tomar uma providência logo”, relatou. 
Vale destacar que há um posto policial próximo à Praça de Corrêas. 
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

sábado, setembro 06, 2014

Cervejaria Bohemia movimenta o turismo na Região Serrana do RJ

Moradores de Petrópolis, Teresopolis e Nova Friburgo terão direito a meia-entrada para visitação no museu, até dia 31 de dezembro

A partir de hoje até o dia 31 de dezembro, a Cervejaria Bohemia inicia mais uma ação, que tem como objetivo incentivar o movimento turístico na região serrana. O projeto que envolve os moradores de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo dará 50% de desconto nos ingressos para o tour na fábrica do centro cervejeiro. Será necessária a apresentação do comprovante de residência original (última conta paga), o qual dará direito a duas meias-entradas. O desconto também se estenderá aos membros das famílias que residam na mesma casa (ver serviço).

Com o objetivo de incentivar o turismo da região, a Cervejaria Bohemia vem promovendo algumas ações na cidade, como as que ocorreram nas últimas semanas de agosto: a visita do ministro do turismo Vinicius Lages à cidade, o lançamento do Petrópolis Full Day com Cevejaria Bohemia e a primeira Corrida da Cervejaria Bohemia, que reuniu mais de 500 participantes no domingo passado. 
Fonte:Diário de Petrópolis 

sexta-feira, setembro 05, 2014

Professores decretam greve por tempo indeterminado

Os profissionais de Educação da rede municipal anunciaram para esta sexta-feira o início de uma greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada no fim da tarde de quinta-feira, em assembleia realizada após uma audiência pública na Câmara. Antes da sessão ser iniciada, vereadores e diretores do SEPE, foram surpreendidos com uma liminar, que determinava ao presidente da casa, vereador Paulo Igor (PMDB), desconsiderar a convocação dos secretários de Administração, Henrique Manzani, e de Educação, Mônica Freitas e do procurador do Município, Marcos São Thiago. 
Além da greve, os profissionais farão duas manifestações, uma no domingo, quando vão se reunir às 8h, no calçadão do Cenip e na segunda-feira, às 14h, na Praça Dom Pedro. Os diretores do SEPE disseram que a partir de hoje, vão protocolar na Prefeitura todos os dias, ofícios pedindo reabertura das negociações e uma nova reunião com o Governo Municipal.  
Entre as reivindicações dos profissionais de Educação estão redução da carga horário para 30 horas do pessoal de apoio, o cumprimento da Lei federal que fala sobre um terço para preparação das aulas. O SEPE divulgou ontem documento assinado pelo prefeito Rubens Bomtempo e pela secretária de Educação, onde ficou acertado vários encaminhamentos como concurso de remoção para o pessoal de apoio, que de acordo com o Sindicato, não foi cumprido até o momento.
Em nota, A Procuradoria Geral do Município disse que vai recorrer à justiça para garantir os direitos dos alunos e pais que podem ser prejudicados com a decretação da greve, conforme anunciado no fim desta tarde pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe). Segundo o procurador Marcus São Thiago, por lei a greve deve ser oficialmente comunicada ao poder público com 72 horas de antecedência e todas as unidades escolares devem ter seu funcionamento garantido. Sem isso, a ação pode ser considerada ilegal, o que geraria o desconto das faltas constatadas no período.
“Esta greve é a maior prova de que o movimento é político. Os representantes do sindicato sabem muito bem que, por lei, não podem deflagrar uma greve sem comunicação oficial, de um dia para o outro”, lamentou São Thiago, garantindo que o governo não permitirá ilegalidades e se manterá ao lado dos estudantes e pais, que dependem da escola. O secretário de Administração e Recursos Humanos, Henrique Manzani, também reafirmou o compromisso do governo com as famílias petropolitanas e a cidade. “Estamos prontos para o debate, mas o Sepe só quer o embate, usando e prejudicando pessoas de bem”.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

quinta-feira, setembro 04, 2014

Nível do Rio Paraíba do Sul vem baixando rapidamente na cidade

A possibilidade de desabastecimento de água em alguns bairros de Paraíba do Sul é cada vez mais iminente. Após a Agência Nacional de Águas (ANA) reduzir, pela terceira vez neste ano, a vazão mínima da Barragem de Santa Cecília, o nível do Rio Paraíba do Sul na cidade está baixando rapidamente, segundo informações de funcionários da CEDAE.
De acordo com a empresa concessionária, a medição do rio está no nível 5, quando o normal para esta época do ano é entre 8 e 10. Caso chegue ao nível 3, Paraíba do Sul viverá uma situação dramática.
A Agência Nacional de Águas (ANA) reduziu a vazão da barragem para “preservar os estoques de água disponíveis”, conforme publicado no Diário Oficial da União da última terça-feira (02). A ação pode causar uma grande crise no abastecimento de água na cidade de Paraíba do Sul.
Além da redução na vazão da barragem, a região enfrenta um dos mais prolongados períodos de seca das últimas décadas. Por isso, a Prefeitura de Paraíba do Sul já está em estado de alerta quanto à possibilidade de desabastecimento em alguns bairros e pede para que toda população colabore evitando o desperdício de água. 
A proposta do Governo de São Paulo de realizar a transposição do rio é outro fator que causa preocupação direta em Paraíba do Sul. O projeto foi anunciado oficialmente em março e abriu a atual crise entre São Paulo e Rio de Janeiro, podendo afetar diversos municípios fluminenses cortados pelo Paraíba do Sul, além da capital.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

quarta-feira, setembro 03, 2014

Multa para quem jogar lixo na rua em Petrópolis deve variar de R$ 100 a R$ 2 mil

Quem jogar lixo na rua, descartar entulho ou qualquer outro tipo de material de forma irregular em local inadequado poderá, a partir de agora, ser punido. A advertência e multa estão previstas no programa Petrópolis Sem Lixo, encaminhado nessa semana para a Câmara de Vereadores. A ideia é conscientizar a população sobre a importância da preservação e cuidado com a cidade, em ação que se somará aos esforços do governo municipal para deixar as ruas mais limpas e organizadas.
Para o prefeito Rubens Bomtempo, o programa é importante não porque prevê punição a quem descartar lixo em local inapropriado, mas porque desperta na população atenção sobre o tema, estimulando a conscientização da população e, consequentemente, elevando a autoestima dos moradores. “Essa lei vai permitir que o município avance nesta questão, garantindo uma cidade mais limpa e organizada. Petrópolis tem um dos mais belos patrimônios histórico e ambiental e é preciso que todos cuidem do bem comum”, ressaltou o prefeito, acrescentando que a lei é mais educativa do que punitiva. “O programa Petrópolis Sem Lixo será desenvolvido dentro das escolas com a implementação de projetos e aplicação de medidas visando à preservação dos espaços públicos”, acrescentou.
De acordo com o procurador Marcus São Thiago, as multas começarão a ser aplicadas após 120 dias da sua publicação. “No primeiro momento, quem descumprir a lei vai receber advertências verbais. Em caso de reincidência, as advertências serão por escrito. Só depois, caso as irregularidades persistam, as multas começarão a ser aplicadas e estarão vinculadas ao CPF da pessoa”, explicou o procurador.
A multa a ser aplicada tem como base o Código Municipal de Posturas e, no caso de reincidência, o valor pode dobrar. De acordo com o Código de Posturas, as multas podem variar de R$ 100 a R$ 2 mil, dependendo da gravidade. Além das penalidades, quem for flagrado jogando lixo em local impróprio também deverá participar de cursos educativos de proteção ambiental, que ficarão a cargo da Secretaria de Meio Ambiente.
Os recursos arrecadados com a aplicação das multas deverão ser recolhidos ao Fundo Municipal de Meio Ambiente e serão destinados a programas de conscientização e educação junto à sociedade sobre a importância da limpeza das vias públicas, da preservação do patrimônio público e privado e também sobre os programas de recuperação ambiental. A Guarda Civil Municipal, os agentes de trânsito e os servidores da administração direta e indireta poderão auxiliar os fiscais municipais de posturas na tarefa de fiscalizar e multar quem jogar lixo de forma irregular.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

terça-feira, setembro 02, 2014

Concer tem interdições durante a semana

O prosseguimento do serviço de desmonte de rocha para as obras de construção da nova pista da BR-040 causará interdição da descida da Serra de Petrópolis durante a semana. Confira a programação de interdições evite retenções nesse trecho da rodovia:

Dia 2 (terça-feira), 14h -  Interdição total do km 87,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo ao emboque no túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de uma hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 2 (terça-feira), 15h30 - Interdição total do km 85,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo à janela do túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 3 (quarta-feira), 14h - Interdição total do km 87,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo ao emboque no túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de uma hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 3 (quarta-feira), 15h30 - Interdição total do km 85,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo à janela do túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 4 (quinta-feira), 14h - Interdição total do km 87,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo ao emboque no túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de uma hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 4 (quinta-feira), 15h30 - Interdição total do km 85,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo à janela do túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 5 (sexta-feira), 14h - Interdição total do km 87,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo ao emboque no túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de uma hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 5 (sexta-feira), 15h30 - Interdição total do km 85,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo à janela do túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
Dia 6 (sábado), 10h30 - Interdição total do km 85,5 da BR-040, no sentido RJ, na descida da Serra de Petrópolis, próximo à janela do túnel em construção pela Concer. O período de interdição do trecho é de meia hora, podendo se estender por mais tempo em caso de imprevistos.
 Fonte: Tribuna de Petrópolis