quinta-feira, julho 31, 2014

Saiba tudo sobre como regularizar os empregados domésticos

No próximo dia 7 de agosto terá início a penalização a empregadores que não registrarem seus empregados domésticos. Contudo, ainda existem muitas dúvidas em relação ao tema. Principalmente porque a Lei da Doméstica não foi totalmente regulamentada.

“O fato de ainda existirem pontos a serem definidos, como é o caso do FGTS, faz com que muitos empregadores não saibam o caminho a ser tomado. Contudo, lembro que o registro dos trabalhadores domésticos é obrigatório e a não adequação pode representar multa de R$ 402,53 (378,28 UFIR´S), por funcionário não registrado”, alerta o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos.

A preocupação é grande, porque é pequeno o número de empregadores que estão se ajustando a essa nova realidade, o que ocasiona um grande risco trabalhista e financeiro.  Para esclarecer os principais pontos, a área trabalhista da Confirp, respondeu as principais dúvidas sobre o tema:

Quem precisa registrar o empregado doméstico
A pessoa física que contratar trabalhador para prestação de serviço em sua residência de forma contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou família, será configurado "empregador doméstico" e por sua vez, deverá registrar seu empregado, uma vez que prestado o serviço de forma contínua a este mesmo empregador configurará o vínculo empregatício.

Passo-a-passo para fazer o registro
É orientado que seja celebrado o contrato de trabalho, podendo o empregador inclusive optar pelo contrato de experiência que terá validade máxima de 90 (noventa) dias, para avaliar o seu contratado. Neste contrato deverá constar os dados do empregador doméstico (nome completo, CPF e endereço), do empregado doméstico (nome completo, CTPS/Série, endereço, função, data de admissão, horário de trabalho, não pode ser superior a 8 (oito) horas diárias e 44 (quarenta e quatro horas) semanais, dias de trabalho de trabalho e salário). 

Além do contrato, é obrigatório o registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS, desde o primeiro dia de trabalho, mesmo que esteja no período de experiência, informando na página "contrato de trabalho" os dados do empregador doméstico (patrão), data de admissão, função, valor e forma de pagamento (mensal/hora), cabendo ao patrão ao final do preenchimento opor sua assinatura na CTPS e devolve-la ao empregado doméstico no prazo de 48 horas. Havendo contrato de experiência, na página de anotações gerais devera constar esta informação, informando ainda o prazo final da experiência.

Também é necessário obter o número do NIT (Número de Identificação do Trabalhador) ou PIS para que seja possível o recolhimento do INSS deste empregado doméstico. Não tendo nenhuma destas inscrições, o empregado doméstico poderá cadastrar-se pelo site da Previdência Social - www.mpas.gov.br, pelo telefone 135 ou em uma Agência da Previdência Social. 

Punição para quem não registrar
Os empregadores domésticos terão a possibilidade de pagamento de multa em caso de infração, essas equiparam-se as previstas na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Assim, quem não registrar em carteira a contratação terá de pagar multa de R$ 402,53 (378,28 UFIR´S), por funcionário não registrado. A justiça do trabalho, poderá dobrar o valor da multa julgando o grau de omissão do empregador, como no caso a falta de anotações relevantes, tais como Data de Admissão e Remuneração na CTPS do empregado. A elevação da multa, no entanto, poderá ser reduzida caso o empregador reconheça voluntariamente o tempo de serviço e regularize a situação do seu empregado - uma forma de estimular a formalização. 

Obrigações do empregador com o registro
  • Preencher devidamente os recibos de pagamento dos salários, inclusive adiantamentos, sejam mensais ou semanais, solicitando assinatura do(a) empregado(a) no ato do pagamento, o qual deverá ser feito, o mais tardar, até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido (artigo 459, § 1º, CLT). Quando a admissão ocorrer no curso do mês, efetua-se o pagamento proporcional aos dias trabalhados, no prazo referido, tomando-se os meses seguintes por inteiro.
  • O pagamento do salário deve ser feito, em dia útil e no local do trabalho, em dinheiro ou mediante depósito em conta bancária, em estabelecimento próximo ao local do trabalho (artigos 465, 463, e 464, parágrafo único, da CLT).
  • Preencher devidamente os recibos referentes ao pagamento de fériase 13º salário.
  • Fornecer ao(à) empregado(a) via do recolhimento mensal do INSS.

Regras ainda não regulamentadas
Enquanto não é regulamentada a PEC das Domésticas, os empregados deverão aguardar para gozarem dos benefícios, tais como: FGTS, Seguro Desemprego, Adicional Noturno, Salário Família e Seguro Contra Acidentes.

Aumento de custos para empregadores
Ao mesmo tempo em que se torna um benefício ao empregado doméstico se torna um ônus para os patrões, pois o FGTS ,que hoje é opcional, se tornará obrigatório, fazendo com que todos os patrões passem a recolher a alíquota de 8% (oito por cento) sobre o salário do doméstico, inclusive se houver hora extra e o adicional noturno pago ao seu empregado, além do pagamento do seguro acidente doméstico.

Para facilitar a vida dos empregadores
A necessidade de registros de empregados domésticos certamente trarão dificuldades para empregadores, o que aumentará com o eSocial - é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Com isso, para muito empregadores será interessante a terceirização desses serviços, tendo diversos serviços no mercado que buscam facilitar esse registro. Exemplo é o Confirp em Casa, que supri toda a esta demanda gerada pela PEC das Domésticas, bem como para atende aos requisitos do eSocial. Isso porque a lei traz uma série de dificuldades para os contratantes, sendo necessário o constante acompanhamento às modificações que estão ocorrendo, sob pena de ficarem expostos a penalidades e contingencias trabalhistas e é isso que o Confirp em Casapossibilita.
Fonte: Diário de |Petrópolis

quarta-feira, julho 30, 2014

Festival de Inverno traz a Petrópolis o rapper Gabriel, O Pensador

Depois de sete anos sem gravar um CD, período em que se dedicou à literatura e a palestras, o rapper Gabriel, O Pensador voltou à ativa lançando “Sem crise”. Desde então, o show do oitavo álbum vem circulando por todo o país e entre a próxima parada está Petrópolis (1/8) em apresentação a preço popular pelo Festival de Inverno, maior evento cultural da Região Serrana que se estende até o dia 10/8.  A apresentação será na quadra esportiva do Sesc Nogueira, às 20h.
A rima inteligente carregada de crítica social – que fez de Pensador o pioneiro difusor do hip-hop no Brasil nos anos 90 – ainda se faz presente no trabalho do artista. As novidades sonoras de “Sem crise”, lançado em 2012, estão nas bases eletrônicas e no forte flerte com a brasilidade. Para tanto, contou com velhos parceiros na produção, como André Gomes, Mauricio Pacheco, Marcelinho da Lua, Wladimir Gasper e Papatinho. Na direção musical e na produção, Deeplick, e na divisão de microfones, pesos pesados da música brasileira como Carlinhos Brown, Rogério Flausino, Milton Nascimento, Nando Reis e Jorge Ben Jor.
Entre os sucessos que o público poderá ouvir estão, além da faixa-título, as músicas “Boca com Boca”, “Solitário Surfista / Surfista Solitário”, “Na Palma da Mão”, “Mi casa, su casa”, “No Ritmo, no Tempo”, “Deixa quieto” e “Linhas Tortas”, em que Gabriel conta a história da sua trajetória, seu retorno ao estúdio e tudo o que o motiva na vida e neste trabalho.
A música começa com um violão. Gabriel diz que podem lhe “tirar o sono, mas não tiram o sonho”, e desfila sua saga até se tornar o Pensador, das redações que escrevia nas aulas de português até “Sem Crise”. Na música cita pai, mãe, avó e sua origem.
- Eu me arrepio toda vez que canto essa música em show – afirma o rapper, lembrando que durante o recesso de estúdio conquistou uma das mais importantes distinções da literatura brasileira, o prêmio Jabuti, em 2006, com “Um Garoto Chamado Rorbeto” (2006), sobre bullying. Trata-se do segundo livro do artista, que já havia lançado, em 2001, o “Diário Noturno”, obra em que revela histórias sobre suas diversas facetas - pensador, poeta, compositor, rapper e surfista. 

 SERVIÇO

Show do cd “Sem crise” – Gabriel, O Pensador
Dia 1/8/2014 – às 20h
Sesc Nogueira: Est.do Calembe, S/Nº - Nogueira – Petrópolis
Telefone: (24) 2236-1150
Capacidade: 700 pessoas

Fonte: Tribuna de Petrópolis

terça-feira, julho 29, 2014

Entidade que doa livros para cegos precisa de ajuda

Um trabalho que há 28 anos beneficia os deficientes visuais está ameaçado. O programa Sal e Luz, que tem sede no Rio de Janeiro, e disponibiliza centenas de livros em áudio para todo o Brasil, pode parar de funcionar, já que a entidade, que vive de trabalho voluntariado e doações, não vem recebendo recursos para se manter. Atualmente, nem o empréstimo dos CDs e das fitas cassetes estão sendo realizados. 
Com um acervo de quase 3 mil títulos, a instituição trabalha com a conversão de textos para áudio, que é feita no próprio local, por voluntários, em cabines especiais. O local conta, principalmente, com fitas cassetes. Ao todo, são 2.300 áudios nessa modalidade e cerca de 250 em CD. 
O administrador do local, Sérvio Túlio Cardoso, explica que o público para quem é enviado os áudios é muito pobre e ainda utiliza esta plataforma de áudio. “Enviamos os arquivos pelos Correios, em uma modalidade chamada Cecograma, que é gratuita. A pessoa que recebe o arquivo, fica com ela durante 30 dias e depois manda de volta, da mesma forma”, declarou.
Para fazer a solicitação, o usuário precisa entrar em contato com a entidade, seja por meio do site www.audioteca.org.br/www.audioteca.org.br/, e-mail ou carta. São pelo menos 500 empréstimos por mês, mas, esse número já foi maior. “Antes, era, em média,  2 mil empréstimo ao mês, mas a situação tem ficado difícil. Atualmente, só duas pessoas trabalham lá, para dar conta do material que está sendo devolvido”, declarou. 
Uma solução para que o espaço volte a funcionar plenamente parece estar perto de acontecer. A entidade está em negociação e pode vir a pertencer a outro grupo, que, segundo Túlio, dará continuidade ao trabalho. “Os donos do prédio, onde o espaço funciona, está interessado em administrar o espaço. Mas ainda não está definido. Esperamos que essa seja a resolução para que este trabalho seja retomado”,  contou. 
Sobre os voluntários leitores, ou seja, aqueles que fazem a gravação dos textos, Túlio conta que tem uma grande demanda, mas como só há quatro salas de conversão, não dá para aceitar a todos. “Quando as pessoas se voluntariam, fazemos um cadastro, porque precisamos passar o treinamento para elas. Nesse caso, damos aula de dicção, entonação, voz e sistema”, explica. 
O trabalho é filantrópico e tem como objetivo levar a leitura para aqueles que não conseguem enxergar. O novo desafio da instituição, é fazer a conversão de material orientado para concursos públicos, mas que pode não acontecer, caso a entidade deixe de funcionar. 
Fonte: Tribuna de Petrópolis

segunda-feira, julho 28, 2014

Beleza: também é uma preocupação masculina

Durante muitos anos, as pessoas mais vistas em shoppings e salões de beleza eram do sexo feminino, figurinhas cativas nestes locais e público alvo de grande fatia do mercado. Mas hoje grandes marcas e clínicas de estética vêm conquistando um outro público: os homens. Hoje mais vaidosos e levando mais tempo para se vestir, eles procuram salões exclusivos para cuidar da aparência.
As lojas direcionadas para o público masculino já existem há algum tempo, mas perfumarias e marcas famosas de hidratantes e tratamentos já disponibilizaram em suas vitrines produtos específicos para eles. Desde creme para o rosto até loções de tratamento para a pele.
“O tipo de tratamento mais procurado por homens aqui é a depilação a laser, que pode ser feita em algumas sessões e é definitiva. Eles fazem mais no tórax e nas pernas, mas alguns procuram também para fazer na barba”, contou a dermatologista Ana Paula Bonvini, da Clínica de Estética Maurício Baisch.
Segundo Ana Paula, os homens procuram também outros tipos de atendimento, como limpeza de pele e preenchimentos de rugas. Além disso, há também a procura por cremes específicos para o tipo de pele.
“Os homens têm uma pele mais grossa e mais oleosa, eles estão mais vaidosos e querem estar cada vez mais bonitos para as mulheres. Principalmente aqueles que praticam muito esporte e estão cada vez mais definidos, não querem mais ter pelos”, contou.
Nos salões de beleza a opinião é unânime. Os locais não são mais frequentados apenas pelas mulheres. E eles fazem desde o simples corte de cabelo até tratamentos para hidratar os fios.
“São público alvo agora também e temos de nos adequar para recebê-los. Eles fazem as unhas, mas não passam esmalte, alguns fazem até as sobrancelhas. E principalmente tratamentos estéticos como depilação. Hoje atendemos muito bem aos dois públicos”, contou a recepcionista de um salão da Rua 16 de Março, Centro.
A vaidade masculina é um novo comportamento que tende a gerar autoconfiança não somente no âmbito pessoal, mas profissional também. Se antes qualquer cuidado era incomum, hoje o cenário está bem diferente.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

domingo, julho 27, 2014

Reunião de relíquias neste domingo na Posse

Domingo o dia estará movimentado na Posse. Na região estará acontecendo o XVII Encontro de Automóveis Antigos, que deve reunir cerca de 400 veículos e uma média de três mil pessoas. 
O evento, realizado pelo Clube de Automóveis Antigos da Posse, com apoio da Prefeitura Municipal e patrocínio do comércio local, será sediado no Ciep Gabriela Mistral, das 8h às 17h, e contará com exposição, sorteio de brindes, barraquinhas de comida e bebida, além do conhecido mercado de pulgas. 
“Este é um atrativo a mais, principalmente para as pessoas que estão com seu carro em fase de restauração, procurando material para finalizar seu sonho”, comenta Gilberto Nassif, organizador do encontro. 
Como de costume, também vai haver a premiação dos melhores automóveis e a homenagem a um antigo mobilista que, desta vez, será Augusto G. Mosca, que viaja todos os fins de semana com suas raridades, reunindo fanáticos por automóveis antigos. 
“Ele vai nos honrar com a presença de seu lindo Ford Fairlane 1955”, revela Gilberto, que levará para o evento seu Passat TS 1976, além do Karmann Ghia 1965, o Aerowillys 1967, o Passat GL Vilage 1987, o CKW Vemag 1966 e o Chevette SL 1977. 
Para esta edição, os organizadores estão esperando amigos de Nova Friburgo, Teresópolis, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Juiz de Fora e Volta Redonda. 
“Os encontros de automóveis antigos estão se espalhando pelo país e acontece de termos cinco eventos na mesma data. Brasileiro gosta de automóvel. Houve uma época que havia uma fila de meses para conseguir um carro. Hoje esse cenário inverteu, pois temos quase 20 montadoras fornecendo veículos de alta qualidade”, acrescenta Nassif. 
O custo de inscrição no Encontro de Automóveis Antigos da Posse é de R$ 40, com direito a troféu de participação e camisa do evento. Isto fora a chance de ser agraciado com brindes do sorteio e concorrer ao troféu de premiação. 
“Esperamos que todos tragam suas raridades para essa tradicional festa que reúne amigos e familiares que curtem este hobby.

Serviço 
XVII Encontro de Automóveis Antigos
Onde:  Ciep Gabriela Mistral – Posse 
Quando:  amanhã, a partir das 8h
Informações:  (24) 98814-7218
 Fonte:Tribuna de Petrópolis 

sábado, julho 26, 2014

Detran altera funcionamento para minimizar efeitos para paralisação em sistemas

Foto: Roque Navarro
Devido à paralisação, entre 7h deste sábado, dia 26 de julho, e 18h de domingo, dia 27 de julho, dos sistemas do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) que abrigam os bancos nacionais de dados referentes a veículos e condutores -- informa que, preocupado com o conforto dos clientes, adotou medidas para minimizar os efeitos da paralisação.

Desta forma, os clientes que estavam agendados para sábado nos postos de vistoria poderão realizar normalmente o procedimento, mas, em razão da interrupção, só receberão o documento do veículo vistoriado a partir da próxima quarta-feira (30/7), nas mesmas unidades em que foram atendidos. Vale salientar que, para evitar demora, o documento já estará impresso. Além disso, não haverá necessidade de retornar com o veículo ao posto.
Quanto aos clientes que preferirem receber o documento imediatamente após a vistoria, não precisam comparecer aos postos neste sábado, pois estarão reagendados automaticamente para o sábado seguinte (2/8), nos mesmos locais e horários.

POSTOS NÃO ABREM NO DOMINGO
É importante esclarecer que, também devido à paralisação, os postos de vistoria não abrirão no próximo domingo (27/7), quando seria dada prioridade aos taxistas. Neste caso, os motoristas que já haviam obtido o agendamento estão sendo contatados pelo DETRAN para a escolha de uma nova data.
A interrupção dos sistemas afetará o setor de habilitação apenas nos cinco postos abrigados no Rio Poupa Tempo, unidades que funcionam aos sábados. Os clientes agendados para a data nos referidos postos estão sendo informados de que poderão optar por um outro dia para a realização do serviço. Vale frisar que a paralisação não impedirá a aplicação, nos mesmos postos, da prova eletrônica obrigatória para a obtenção da carteira de motorista, bem como a entrega de documentos já emitidos.

PRORROGAÇÃO DAS PLACAS 4 E 5

Outra medida do DETRAN para diminuir os efeitos da interrupção é a prorrogação, de 31 de julho para 31 de agosto, do prazo de vistoria dos veículos com finais de placa 4 e 5.
Atenção: durante a paralisação, estarão suspensos os agendamentos de serviços através do site do DETRAN (www.detran.rj.gov.br) e do teleatendimento, que terão suas atividades restabelecidas na manhã de segunda-feira (28/7).
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

sexta-feira, julho 25, 2014

Eventos comemoram o Dia de São Cristóvão

Nesta sexta-feira é comemorado o Dia de São Cristóvão, protetor dos motoristas, caminhoneiros e todos os transportadores. Em Petrópolis, diversos eventos serão realizados e alguns se estenderão até o domingo. Na igreja localizada na Praça Pasteur, no bairro Castelânea, a primeira missa em homenagem à data será às 9h. Barraquinhas também estão montadas no local para receber os fiéis. Comidas, brinquedos e sorteios prometem compor as comemorações. 
A segunda missa, antes da carreata realizada todos os anos, está marcada para as 19h. De acordo com a coordenadora das obras sociais, Iria Wilbert Gonçalves, no ano de 2012 mais de mil pessoas compareceram aos três dias de festa. Toda a renda arrecada durante o evento será investida nas obras elaboradas pela paróquia. Apenas em 2013 a saída de carros não pôde ser vista na cidade devido à presença do Papa Francisco no Brasil. 
Quem está envolvido nos preparativos espera com ansiedade o início das festividades. “Todos os anos a gente colabora e é muito legal. Queremos que muitas pessoas compareçam, nos prestigiem e se divirtam. É tudo feito com muito amor e carinho. Estamos na correria para que saia tudo perfeito. Apesar de toda essa agitação, e uma atividade que temos muito prazer de fazer”, disse animada a colaboradora Lucinda Delvízio.
As barracas começam a atender o público logo pela manhã, porém no sábado e domingo só na parte da tarde. Em Itaipava, muitas igrejas também se organizaram com programações diferenciadas e bênçãos aos carros após a última missa. As carreatas já são tradição, e estão confirmadas uma que sairá do Parque Municipal, em Itaipava, e outra da Igreja de São Cristóvão, na Castelânea. 
Cristóvão significa “Aquele que carrega Cristo” ou “porta-Cristo”. “A história mostra que São Cristóvão inicialmente tinha mania de grandeza, mas que depois resolveu seguir o caminho do bem, por isso começou a ajudar o próximo. Em uma noite um menino pediu que o transportasse para o outro lado do rio, ele atendeu ao pedido e notou que durante o trajeto a criança se tornava cada vez mais pesada. Ao questionar o motivo, o jovem lhe disse que ele carregava o peso do mundo, pois levava nas costas o Criador de todas as coisas, o menino Jesus”, contou Iria Wilbert Gonçalves.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

quinta-feira, julho 24, 2014

Evento leva música para São José

Nos dias 25, 26 e 27 de julho acontece o “2º Arraiá da Praça”, em São José do Vale do Rio Preto. O evento gratuito é uma iniciativa da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer e contará com diversas atrações para toda a população. São esperadas mais de três mil pessoas durante os três dias de evento.
No dia 25 a abertura do Arraiá fica por conta do Claudinei dos Teclados. No sábado, se apresentam Jairo Poeta e a Banda Vem. E no domingo, a revelação da região Tiago Souza e banda agitam o público no último dia do evento.
Além dos shows, a festa terá várias barracas de comidas típicas e de entretenimento. A segurança ficará por conta da Polícia Militar e serão disponibilizadas duas ambulâncias para atendimentos de emergências.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

quarta-feira, julho 23, 2014

Pista estreita coloca em risco usuários da ciclofaixa da Barão do Rio Branco

Desde a implementação da ciclofaixa na Barão do Rio Branco surgiram muitas reclamações por parte das pessoas que utilizam o local para caminhar, correr e andar de bicicleta. Isso porque, de acordo com eles, os motoristas não respeitam os espaços demarcados e até estacionam nestas áreas. Já os condutores alegam não ter opção em determinados pontos, principalmente nas curvas, onde os desvios são praticamente impossíveis devido à largura da pista, que é considerada estreita.
Os motoristas de ônibus, alvo de parte das queixas, também se defendem e afirmam enfrentar grandes dificuldades devido à ciclofaixa. Por ser de grande porte, para conseguir manter o veículo na pista correta o condutor é obrigado a passar em cima do espaço destinado aos esportistas da cidade. Muitos alegam temer possíveis acidentes, levando em conta a dificuldade para desviar dos pedestres e automóveis comuns. 
“Todos os dias faço esse trajeto várias vezes e isso me preocupa muito. Quando não tem nenhum carro do meu lado consigo facilmente evitar a ciclofaixa. O problema é quando o tráfego está intenso e para não colidir ou até mesmo fechar o outro automóvel inevitavelmente utilizo a minha pista inteira, o que será um problema quando tiver algum ciclista. Por isso ando o mais devagar possível e fico muito atento para conseguir evitar uma tragédia”, confidenciou um motorista de ônibus que não quis se identificar. 
Já para o esportista Paulo Carius, a implantação de uma ciclofaixa na cidade foi uma ótima ideia. “O que está faltando é uma fiscalização efetiva do poder público porque ninguém respeita o espaço que foi destinado para nós, amantes do esporte. Há três anos corro e ando de bicicleta no local e agora estou ainda mais inseguro, pois em duas ocasiões quase fui atropelado. As pessoas praticam atividades no local sempre tensas”, afirmou. 
O estudante João Paulo Neto defende a não utilização da ciclofaixa. “Eu também pratico exercícios e acho muito importante, mas do jeito que está sendo feita na Barão é perigoso. Quando passo de carro pela região vejo os riscos em cada curva. As pistas são estreitas e sempre há muitos acidentes. Se não tornarem pista única ou substituírem as calçadas pela ciclofaixa, não vejo um jeito seguro de se realizar esse projeto”, opinou.
O Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis, o Setranspetro, informou que até o momento não foi constatada nenhuma reclamação por parte dos motoristas dos coletivos no departamento operacional das empresas que atuam na Barão do Rio Branco – Cascatinha, Turb e Cidade das Hortênsias. Apesar disso, as informações denunciadas na reportagem serão apuradas e, se houver a necessidade, repassadas para a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes, CPTrans, responsável pelo projeto. O Setranspetro afirmou ainda que, assim como as empresas, apoia a iniciativa e solicitará apenas alguns ajustes na medida, caso seja necessário. Durante a apuração inicial já foi relatado um risco maior no lado direito da Barão devido à pista estreita.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

terça-feira, julho 22, 2014

Funcionário de mercado é baleado em Itaipava

No início da tarde desta segunda-feira, um funcionário de um mercado de Itaipava foi baleado na perna após resistir a uma tentativa de assalto. Segundo a Polícia Militar, ele estava próximo à porta de um banco, onde faria o depósito em dinheiro da empresa quando foi abordado por dois homens em uma motocicleta. A vítima, identificada como Arnaldo José de Oliveira, de 40 anos foi encaminhada para o Hospital Santa Teresa – HST.
O crime aconteceu por volta das 13h. Arnaldo foi abordado por dois homens que estavam de capacete em uma motocicleta da cor preta. Segundo informações do 26º Batalhão da Polícia Militar, os dois homens anunciaram o assalto e exigiram que o funcionário, que seguia para o banco para depositar dinheiro da empresa, entregasse a mochila. Ele teria resistido à tentativa de assalto e acabou sendo baleado duas vezes na perna.
Ainda de acordo com a Polícia, os assaltantes pegaram a mochila e fugiram em seguida. Cerca de 20 minutos depois, agentes da equipe de Patrulhamento Tático Móvel – Patamo, comandada pelo sargento Clemente e composta pelo cabo Duque e soldado Kleiton, efetuaram buscas na região dos bairros Calembe e Águas Lindas à procura dos suspeitos. O valor em dinheiro levado pelos assaltantes não foi divulgado.
O funcionário baleado foi socorrido por uma equipe médica do 15º/2 Grupamento do Corpo de Bombeiros e encaminhado para o HST. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, ele recebeu dois tiros, o primeiro na perna que atravessou o membro e o segundo no tornozelo onde o projétil ficou alojado. Ele foi encaminhado imediatamente para o centro cirúrgico para a retirada da bala e ficará internado em observação.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

segunda-feira, julho 21, 2014

Grupo de mulheres de 42 a 79 anos dançam pra emagrecer

Ao som de funk, samba e forró é que um grupo de mulheres com idades entre 42 e 79 anos se encontram, pelo menos duas vezes por semana, para dançar. O objetivo delas são variados, algumas procuram a atividade para relaxar, outras para emagrecer.
Segundo a professora de educação física Márcia Monteiro, mais de 25 alunas estão matriculadas nas aulas. "Cada uma tem um ritmo, eu fico dançando na frente, mas tem gente que nem segue e dança da sua própria maneira", comentou. Entre os benefícios que a prática proporciona, ela citou a ajuda no equilíbrio, no fortalecimento dos músculos, para soltar o corpo e até para a respiração. "Além disso, elas aproveitam este momento para socializar umas com as outras. A maioria chega aqui sem nunca ter feito atividade física", acrescentou.
Márcia disse que a dança não tem contraindicação e pode ser praticada por qualquer pessoa. "Muita gente me procura porque não gosta das atividades que são realizadas nas academias, por exemplo. Aqui é um ambiente onde elas ficam à vontade. Tem aluna que vira de costa e segue a música. A cobrança é só com relação a postura", disse.
Ela contou ainda que algumas alunas praticam a atividade duas vezes por semana e outras chegam a ir até quatro. "Aqui temos mãe e filha e até neta e avó que dançam juntas", comentou.
Aos 79 anos, Rosa Justen, que pratica a atividade duas vezes por semana, revelou que sempre gostou de dançar. "Quando era mais nova terminava até namoro para ir para os bailes de carnaval", contou. Moradora do Siméria, ele pratica a dança solta há 3 anos.
Já Maria Beatriz da Silva, de 68 anos, disse que está vivendo a fase mais difícil da vida e o momento em que consegue espairecer é nas aulas de dança. "Isso aqui funciona como válvula de escape para o corpo e para a mente", declarou.
Já Edna d'Avila, de 66 anos, também faz a aula de dança solta há três anos. "Não gosto de academia e, na época, estava me aposentando e queria fazer algum tipo de atividade física. Cheguei a fazer dança de salão, mas não gosto de limites", afirmou.
Enquanto Magali Alves, de 60 anos, contou que quando chegou até as aulas, não podia nem caminhar, porque o joelho doía. "E agora já melhorei muito e não sinto mais a dor", disse.
Para quem se interessou pela atividade, o estúdio funciona no Edifício João Paulo I e o telefone para contato é 2247-5042.
Fonte: tribuna de Petrópolis

domingo, julho 20, 2014

Veja as alterações no trânsito da BR-040 com o novo pedágio

Foto: Reprodução Divulgação Concer
Com o início de operação da nova praça de pedágio de Duque de Caxias, no km 102 da BR-040, desde o primeiro minuto de ontem, houve mudanças nos acessos ao distrito de Xerém, em Caxias, e a Minas Gerais para quem segue pela pista em direção a Juiz de Fora.

Uma das mudanças, no acesso a Xerém, prejudica grande número de moradores na subida da serra e precisa ir ao distrito de Caxias,para trabalhar ou estudar, ou que viaja para Petrópolis. Como não há um retorno, antes do pedágio, para fazer os dois itinerários os motoristas são obrigados a pagar o pedágio na ida e na volta. 
Motoristas que reclamaram por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente, da Concer, receberam a resposta oficial da concessionária que explora o pedágio na estrada, que não haverá um retorno. Diante da indignação dos usuários, funcionários da Concer passaram a informar que os moradores da região poderiam fazer o retorno na própria praça de pedágio. Quem tentou, descobriu que o retorno não era permitido. Diante da insistência, um funcionário retirou alguns cones que dividem as pistas, mas a manobra é muito perigosa, porque os carros precisam fazer a manobra em local de tráfego em alta velocidade.
Para evitar os riscos, os moradores da Serra, se quiserem ir a uma farmácia, médico ou trabalhar em Xerém são obrigados a pagar R$ 16 de pedágio na ida e outros R$ 16 na volta.

Como funciona

ACESSO A XERÉM: Na pista sentido Juiz de Fora, a partir do km 102,5 (próximo ao Posto Carreteiro), mantenha-se à direita, inicie o antigo acesso da subida da serra e entre em direção ao novo viaduto de Xerém, à esquerda.

ACESSO A PETRÓPOLIS/JUIZ DE FORA: Na pista sentido Juiz de Fora, a partir do km 102,5 (em frente ao Posto Carreteiro), mantenha-se à esquerda e siga em direção à nova praça de pedágio.
Fonte: Tribuna de Petrópolis 










sábado, julho 19, 2014

Motociclistas organizam protesto na BR-040

A Concer, concessionária que administra a BR-040, emitiu ontem um comunicado para alertar motoristas que trafegam pela rodovia que liga o Rio de Janeiro a Juiz de Fora sobre a possível manifestação de motociclistas no domingo, a partir das 7h30. Segundo a empresa, eles estão se organizando por meio de redes sociais e a manifestação tem como objetivo reagir à operação realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no início do mês para coibir “pegas” e “rachas” na rodovia. Na ocasião, mais de 80 motos foram abordadas, 35 apreendidas e 13 motociclistas perderam suas habilitações. 

A operação aconteceu depois que a Tribuna de Petrópolis denunciou a realização de pegas na rodovia, após receber a informação de que eles se posicionavam próximos ao Brazão. Na ocasião,  cerca de 15 motociclistas estavam se posicionando para “dar a largada”, como em uma corrida oficial, onde na frente ficam os primeiros colocados de competições anteriores. Eles estavam com roupas próprias para corridas e com motos de alta potência. 

De acordo com a PRF, eles tinham idades entre 35 e 40 anos. Já as motos eram de luxo e algumas chegavam a custar R$ 100 mil. 

No comunicado, a Concer informa que está preparada para receber o fluxo extra de tráfego, de modo a proporcionar o menor impacto possível aos demais usuários da rodovia. Além disso, a empresa garantiu que vai reforçar seu efetivo, equiparando com o que é colocado em feriados prolongados e dias de grande movimento na BR-040.
Além disso, ela recomenda que os motoristas tenham atenção redobrada ao longo de todo trecho da Rio-Juiz de Fora. 
Fonte: Tribuna de Petrópolis 

sexta-feira, julho 18, 2014

Caixa começa a pagar o abono do Pis

O pagamento do PIS-PASEP já começou a ser feito pela Caixa Econômica Federal e as agências da cidade têm estado movimentadas para a realização dos saques e busca de informações sobre o direito do benefício. O valor do Abono Salarial  corresponde a um salário mínimo, e os rendimentos variam conforme o saldo existente na conta PIS vinculada ao trabalhador. O valor aproximado dos pagamentos no Estado do Rio de Janeiro é de R$ 1,3 bilhões. 
Apesar da medida estar em vigor há vários anos muitos não sabem se tem direito ao benefício e acabam perdendo o prazo do saque. Existem dois tipos de pagamento do PIS, o Abono que é anual e corresponde a um salário mínimo, oferecido as pessoas que trabalharam cinco anos com carteira assinada e que tenham exercido a profissão no ano anterior pelo menos 30 dias, com um ganho de até dois salários mínimos. Já as pessoas cadastradas e que começaram a antes de 1988, tem direito aos rendimentos do PIS. O valor é menor, pois é referente ao saldo da conta do PIS. O pagamento obedece ao mesmo calendário do abono salarial.
Atualmente, é permitido o saque do saldo de quotas da conta PIS ao trabalhador que apresentar algum dos motivos previstos em lei: aposentadoria, invalidez permanente ou reforma militar, idade igual ou superior a 70 anos, transferência de militar para a reserva remunerada, titular ou dependente portador do vírus HIV (SIDA/AIDS) ou de neoplasia malígna (câncer), morte do titular ou ainda, benefício assistencial à pessoa portadora de deficiência e ao idoso.
A petropolitana Roseli Sardinha, está aposentada por invalidez e foi ontem a uma agência da Caixa se certificar da data correta para recolher o dinheiro. “Achei que estava para sair, mas na verdade terei que esperar até outubro ou novembro. Essa quantia faz muita diferença no bolso e ajuda em diversas coisas. Eu pretendo pagar algumas contas logo que conseguir sacar o meu saldo”, afirmou.
A comerciária Umbelinda dos Reis também foi ao local se informar melhor sobre o assunto. “Eu recebo os juros né então o valor é menor! Mesmo assim ajuda demais todo mundo. A minha filha por exemplo vai sacar o abono dela pela segunda vez e está muito feliz. A gente trabalha tanto né, quando vem um dinheirinho extra é sempre bom”, disse animada. 
Este ano, os trabalhadores que recebem o benefício em conta corrente na Caixa, também vão ter o depósito em suas contas de acordo com o mês de aniversário e com o calendário, que iniciou no dia 15 de julho. Para saber se tem direito ao abono salarial ou aos rendimentos do PIS, o trabalhador pode consultar o sítio da CAIXA www.caixa.gov.br/piswww.caixa.gov.br/pis , opção “Consulta de Pagamentos”, ou entrar em contato pelo Canal de Atendimento ao Cidadão (0800 726 0207). Ao ligar para o canal, o trabalhador deve sempre ter em mãos o número do seu PIS. A consulta poderá ser efetuada 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana.
Fonte: Tribuna de Petrópolois

quinta-feira, julho 17, 2014

Novo pedágio da BR-040 entra em operação na sexta-feira

A Concer colocará em operação a partir de zero hora do dia 18 de julho, sexta-feira, a nova praça de pedágio da BR-040 em Duque de Caxias, no km 102 da rodovia. O novo pedágio fica situado a dois quilômetros da praça antiga (km 104), que será desativada e permanecerá devidamente sinalizada, com vias abertas e destinadas à passagem do tráfego. No mapa em anexo (também disponível em www.novaserraconcer.com.br), a Concer apresenta como funcionará o fluxo de tráfego entre Rio de Janeiro e Juiz de Fora com o início de operação da nova praça de pedágio. 
Para quem segue do Rio de Janeiro a Petrópolis, a principal alteração com a operação da nova praça é o ponto de acesso à subida da serra, que se dará pelo km 101, através do antigo retorno do trecho, adaptado para receber o fluxo de tráfego em direção a Minas Gerais.
A praça de pedágio do km 102 integra o Projeto da Nova Subida da Serra da BR-040, empreendimento que a Concer executa na rodovia para a construção de uma pista com 20 quilômetros de extensão que irá substituir a atual subida da Rio-Petrópolis, em operação desde 1928. As obras em trechos de Duque de Caxias e Petrópolis estão em andamento há um ano e incluem a duplicação de 15 quilômetros da atual descida da serra (pista mais moderna, construída na década de 50) e a abertura de um túnel de 5 quilômetros em plena região de serra.
Com 19 vãos e 15 vias de pagamento, o novo pedágio do km 102 também dará maior velocidade ao fluxo de tráfego passante, reduzindo o tempo de permanência dos veículos na praça. Um moderno sistema com painéis e semáforos de LED facilitará a comunicação com os usuários sobre o funcionamento das cabines. Na cobertura da praça, painéis de captação de energia solar fornecerão energia elétrica para toda estrutura. Uma galeria subterrânea será utilizada para o deslocamento seguro das equipes de arrecadadores e à passagem de toda a rede de cabeamento.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

quarta-feira, julho 16, 2014

Copa terminou, mas troca de figurinhas continua

Se o mundial da Fifa foi sucesso de público e crítica, a venda de figurinhas do álbum da Copa do Mundo era sucesso meses antes do início das partidas, no dia 12 de junho. Mesmo agora, após a grande final, a troca, compra e venda de figurinhas de jogadores continua intensa em pontos como a Praça da Inconfidência, no Centro Histórico. Nem a vergonhosa derrota do Brasil para a Alemanha, pela semi-final, desanimou os colecionadores e nem os vendedores de figurinhas, que continuam lucrando bastante com o comércio.
O estudante Pedro Henrique, de 10 anos, foi um dos colecionadores de última hora. Empolgado com o início dos jogos da Copa do Mundo, ele decidiu guardar a lembrança de cada um dos craques que viu nos campos de futebol do país. “Meus amigos estavam colecionando e comentando os jogos. Então resolvi colecionar também”, revela o garoto, que alega não ter desanimado mesmo após a eliminação do Brasil. “Falta pouquinho agora, pouco mais de vinte figurinhas”.
O grande interesse pelo mundial, atraiu não só os colecionadores de figurinhas, como também aqueles interessados em fazer uma renda extra. É o caso do vigilante Diego Xavier que, de férias, resolveu passar algumas horas livres na Praça da Inconfidência ajudando colecionadores a completar álbuns. “Eu comecei a pouco menos de um mês, quando a Copa já tinha iniciado e, mesmo com a queda do movimento após o fim dos jogos, ainda consigo, em um dia ruim, lucrar cerca de R$ 100 por dia, o que é mais do que ganho diariamente no trabalho”, explica.
Há mais tempo envolvido com a comercialização das figurinhas do álbum da Copa, o eletricista Sérgio Alves (que já vendia as figurinhas na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul) acredita que esse é o último mês da venda das figurinhas, que ele estima ter caído cerca de 80% comparado ao movimento registrado nos últimos meses. “O que tem agora é o resquício da coleção, aqueles que estão por poucas figurinhas para completar o álbum”, informa o vendedor que ajudou mais a completar mais de trinta álbuns ao longo dos últimos três meses..
Sérgio também acredita que a derrota do país na Copa não afetou negativamente as vendas. “O que houve foi uma inversão de valores. Se antes as figurinhas dos jogadores da seleção brasileira estavam entre as mais caras, agora não valem tanto assim. Aumentou foi a procura por jogadores da Alemanha e Holanda, por exemplo, em função do bom desempenho no mundial”, garante o eletricista.
Quem não gosta de colecionar as figurinhas comprando uma a uma e trocando, quando necessário, ainda pode adquirir a coleção completa dos vendedores. No entanto, um álbum de capa dura, completo com as 639 figurinhas dos 32 países, é vendido em média por R$ 350.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

terça-feira, julho 15, 2014

Serra Wine Week aquece o inverno petropolitano

Foto: Reprodução
A 6ª edição do Serra Wine Week, aberta quinta-feira com um coquetel do qual participaram mais de 50 convidados, tem expectativa de movimentar mais de R$ 500 mil em vinhos. Com o tema Campeões do Mundo, estão sendo oferecidos rótulos de 8 países diferentes a preços promocionais, até o dia 20 deste mês. 

Ao todo, 21 estabelecimentos espalhados pela cidade estão participando desta edição. E os proprietários estão otimistas. George Court, do Bistrô da Valéria, em Secretário afirmou que o evento já foi um sucesso no ano passado e o objetivo é que supere a edição anterior. “Desta vez, dobrei o pedido para atender os clientes. A procura por vinhos no inverno já é grande. Só nas últimas duas semanas, já registramos um aumento de 40% nas vendas. Com o Serra Wine Week, prevemos um aumento de 60%”, comentou. 
Já o proprietário do Di Farina, Antônio Lo Presti, contou que participa do evento há quatro anos e, em todos eles, atingiu o objetivo de levar vinhos de alta qualidade aos consumidores, com um preço diferenciado. “Sem contar que o espumante e o vinho branco harmonizam bem com pratos que oferecemos, como a pizza de salmão, por exemplo”, disse ele, que recebe, por fim de semana, mais de 800 pessoas no estabelecimento.
O evento tem como objetivo, segundo a organizadora Nathalia Zoner, oferecer tanto aos petropolitanos, quanto aos turistas que já estão na cidade, vinhos de qualidade a preços acessíveis. “É uma junção perfeita entre o friozinho da Serra e o vinho que é o nosso anfitrião”, declarou.
Para Márcia de Paula, gerente executiva do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, o Serra Wine Week é um evento importante para a cidade. “Ele consolida Petrópolis como um destino de inverno e gera uma permanência maior do visitante no município”, destacou.
Os vinhos estão sendo fornecidos este ano pela primeira vez pela World Wine. Para Wagner Siciliano, da importadora,  o evento é  bem estruturado e representa uma oportunidade para o mercado petropolitano. “Aqui vemos um entrosamento de todos os setores para que o objetivo seja alcançado”, disse. A World Wine trabalha com 2.780 rótulos e pretende alcançar um aumento de 210% nas vendas de vinhos com o Serra Wine Week.
Fonte: Tribuna de Petrópolis 

segunda-feira, julho 14, 2014

domingo, julho 13, 2014

Veja dicas de como se prevenir da gripe e do resfriado no inverno

Foto: Reprodução
A temperatura caiu e com ela começam a se manifestar as alergias, os espirros e resfriados. Para preveni-los algumas dicas são importantes, como utilizar casacos e proteção para mãos, pés e cabeça. Além disso, manter os ambientes ventilados para não contrair o resfriado também é fundamental. O contágio, no caso da gripe, pode acontecer por meio de gotículas respiratórias, geradas por tosse, espirro ou fala quando em contato com mucosa ou conjuntiva da boca ou nariz. 

Segundo a coordenadora do setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Elisabeth Cavalcanti, a influenza ocorre durante o ano todo, mas é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no sul e sudeste. A coordenadora explicou que a influenza é uma infecção aguda das vias aéreas com quadro febril (temperatura  37,8ºC), diminuindo após dois ou três dias e normalizando em torno do sexto dia de evolução. Ela salientou que a febre, geralmente, é mais acentuada em crianças e que a influenza pode ser causada por vários vírus. Dentre os mais comuns estão a influenza A (H1N1), influenza A H3N2 e influenza B. 
Os sintomas mais comuns  que aparecem de uma hora para outra são, segundo a coordenadora: calafrios, mal estar, cefaléia, mialgia, dor de garganta, artralgia, prostração, rinorreia e tosse seca. Podem ainda ocorrer: diarréia, vômito, fadiga, rouquidão e hiperemia conjuntival. “Alguns deles indicam agravamento do quadro, tais como: dispneia ou taquipneia, persistência ou aumento da febre por mais de três dias, desidratação, exacerbação de doença pré-existente (DPOC, cardiopatias) e exacerbação dos sintomas gastrointestinais em crianças. Esse agravamento do quadro é chamado de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e requer avaliação clínica minuciosa e, e alguns casos, internação hospitalar”, alertou. 
Para prevenir a doença, ela afirmou que é feita a vacina anual contra a gripe e também listou alguns cuidados que devem ser tomados, como a frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento e após tossir ou espirrar. Além disso, ela indicou que é importante utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca, quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os  ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza; evitar aglomerações e ambientes fechados. 
Já a  otorrinolaringologista Elisama Baisch, disse que, neste período, há ocorrência maior de inflamações de vias aéreas superiores, causadas por vírus (gripes e resfriados) do que das doenças 
causadas por bactérias (caso de otites, sinusites e amidalites). 
A especialista alerta para a importância de usar casacos e proteção para as extremidades e também para os bons hábitos alimentares. Ela ressalta ainda para o risco de dormir de cabelo molhado ou pegar sereno e chuva. “É preciso estar bem agasalhado, usando roupas adequadas. Isso mantém a temperatura e evita choques térmicos”, disse.
Manter a circulação de ar nos ambientes também é fundamental. “Sabemos que, em Petrópolis, as pessoas têm o hábito de fechar as janelas de escolas, ônibus, bancos e escritórios, em virtude do frio. Mas ambientes fechados têm alto risco de contaminação, por isso, é fundamental deixar que o ar circule”, afirmou.
Ela também destacou que a lavagem nasal com soro fisiológico, deve ser feita todos os dias. “Os pelos das narinas funcionam como uma barreira, que acabam agregando possíveis causadores de doenças. A lavagem joga tudo isso fora. O ideal é que isso seja feito de duas a três vezes por dia, durante todo o ano”, finalizou. 
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

sábado, julho 12, 2014

MP questiona obras no Vale do Cuiabá

MP questiona obras no Vale do Cuiabá

Foto: Reprodução
O Ministério Público do Rio de Janeiro deve entrar com uma ação civil pública para questionar a segunda etapa das obras dos Parques Fluviais, que devem ser construídos ao longo das margens do rio no Vale do Cuiabá. Segundo a promotora Zilda Januzzi Veloso Beck, a ação tem como objetivo questionar a falta de recomposição da mata ciliar e o excesso de áreas permeabilizadas, de equipamentos públicos, playgrounds, em detrimento do reflorestamento. 
A promotora participou no início da semana de uma reunião com a Comissão Especial de Acompanhamento das Chuvas, que aconteceu na Câmara de Vereadores e discutiu a questão de reflorestamento do Vale do Cuiabá. “Desde o início deixei claro que não sou contra o parque fluvial. Acho até uma boa medida para evitar a ocupação de uma área de risco, sujeita a alagamentos, mas também não se pode esquecer que o conceito de parque fluvial, numa região pouco adensada como o vale do Cuiabá merece um cuidado especial com a mata ciliar e com o reflorestamento”, comentou. 
Além disso, a promotora afirmou que ainda não há garantia de que as obras irão realmente começar,  já que ainda há, segundo ofício encaminhado à Câmara pela Caixa Econômica Federal (CEF) e entraves burocráticos para a liberação das verbas. “Portanto, a ação também irá pedir ao juiz que as obras sejam realizadas, mas que o projeto executivo se preocupe, da mesma forma,  com o reflorestamento”, declarou. 
Durante a reunião, Zilda informou que os proprietários dos terrenos atingidos pelas chuvas e que precisam ser reflorestados, estão dispostos a negociar e realizar o reflorestamento, mas não possuem recursos suficientes para a ação. 
O coordenador da Frente Pró-Petrópolis Philippe Guédon, que também participou da reunião, lembrou da importância de fazer o reflorestamento no local. “Não adianta só refazer a estrada, achando que vai parar de chover, porque as encostas vão continuar escorregando. Existe muita preocupação em atender a consequência e não a causa”, destacou. 
Para ele, a solução para evitar os deslizamentos e não só corrigir os impactos gerados pelas chuvas fortes é reflorestar a parte superior das montanhas naquela região. “Não é difícil identificar estes pontos, uma vez que, hoje é possível ter acesso a fotos áereas que mostram as áreas degradadas. Reflorestar é barato, mas parece que o poder público só se interessa pelas obras de valores elevados. Já se passaram três anos do desastre e até agora nada de efetivo foi feito”, lamentou. 
O engenheiro agrônomo Rolf Dieringer fez um relatório sobre o reflorestamento daquela área. Segundo ele, seriam necessários R$ 70 milhões para plantar 23 milhões de árvores (que segurem encosta) na região.  “O que vemos é que já gastaram mais de R$ 100 milhões e não resolveram nada. O que estão fazendo é uma maquiagem, consertando os problemas, mas a única solução é o reflorestamento e eu não vejo nenhum interesse do poder em público em fazê-lo, ou seja, o problema vai continuar”, ressaltou. 
O presidente da comissão, o vereador Silmar Fortes lembrou a importância da construção dos parques fluviais, que tem como objetivo impedir que sejam construídas novas moradias nos locais que foram diretamente impactados em 2011. Ele destacou também a necessidade de realizar o reflorestamento. “Sem esta iniciativa, vamos continuar tendo prejuízos”, salientou. 
O vereador solicitou a presidência da Câmara Municipal que agende uma reunião com o secretário de Obras do estado, Hudson Braga, e com a diretoria do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para que ambas as entidades possam dar explicações sobre os problemas encontrados com relação às obras dos parques fluviais e o reflorestamento e a definição dos terrenos a serem cedidos ao município.
Questionado, o Inea não se pronunciou sobre o andamento das obras, até o fechamento desta edição.

sexta-feira, julho 11, 2014

Festival de fondues, racletes e caldos é aberto hoje

Será aberta hoje a 5ª edição do Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes, em Petrópolis. Desta vez o evento contará com a participação de 30 estabelecimentos, entre restaurantes, bares e bistrôs. Um número recorde de adesão.
Conhecida por sua excelente gastronomia, a Cidade Imperial e arredores promete mais uma vez chamar a atenção de petropolitanos, turistas e veranistas, através das delícias que farão parte do festival, que aquecerá as noites frias, típicas desta época do ano, na Região Serrana.
Inspirado e organizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau, o evento vem, este ano, com uma novidade que certamente agradará até mesmo os paladares mais exigentes. Os caldos foram incluídos no título e na mesa.
O festival acontecerá até o dia 31 de agosto e fica a critério de cada casa optar entre as delícias que serão oferecidas em seus cardápios, participando com um ou mais itens. Para os clientes que se interessarem em saborear os fondues, racletes, caldos e cremes, o ideal é entrar em contato com os restaurantes para fazer reserva e ficar por dentro dos horários de funcionamento.
Entre os estabelecimentos participantes estão: Albergo Del Leone, Alquimia dos Temperos, Barão Gastronomia, Batata Caramelada, Bistrot da Serra, Bistrô da Valéria, Bomtempo Resort, Bordeaux Ipiranga, Bordeaux Itaipava, Caminho Real Resort, Deck Itaipava, 2 Vales, Don Bistrô, Duetto's Café, Faustino Bar & Restaurante, Grande Hotel Petrópolis, Katz Chocolates, Maffagio Restaurante, Massas Luigi, Oliveiras da Serra, Petiscaria Imperial, Pousada La Belle Bruna, Pousada Paraíso, Pousada Paraíso Açú, Quinta da Paz, Rancho da Ferradura, Restaurante de Nogueira, Restaurante Paladar e Solar Fazenda do Cedro.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

quinta-feira, julho 10, 2014

Taxa de incêndio deve ser paga em agosto

O Corpo de Bombeiros do estado do Rio de Janeiro prorrogou a data para o pagamento da taxa de incêndio deste ano. Inicialmente, os boletos deveriam ser pagos até junho, mas agora, quem ainda não realizou o pagamento, tem até o dia 15 de agosto para fazer. Os valores variam de R$ 22,62 (moradias de até 50 metros quadrados) a R$ 1.356,98 (bens não residenciais com mais de mil metros quadrados).
Quem não recebeu o boleto para o pagamento, ainda pode imprimir pelo antecipadamente pelo endereço eletrônico www.funesbom.rj.gov.br ou se dirigir a algum quartel militar, aqui em Petrópolis são dois. Em Itaipava e na Avenida Barão do Rio Branco. Até o vencimento, todos os bancos receberão a guia de pagamento, que também poderá ser quitada em casas lotéricas.
“A importância para o pagamento dos boletos é de que o valor pago é revertido em melhorias para os quartéis, bem como novos materiais, equipamentos, ambulâncias, carros, tudo que é utilizado na hora de eventual socorro. Uma melhoria que é revertida diretamente para a população”, disse o comandante do 15º Grupamento de Bombeiros Militar de Petrópolis, no Retiro, tenente-coronel Edson Ney Curvello.
As datas foram prorrogadas em virtude da implantação de um novo sistema de controle dos pagamentos, mais moderno e eficiente. Os vencimentos do exercício 2013 estão agendados entre os dias 11 e 15 de agosto de 2014.
O alerta do comando geral é de que caso alguém não receba a documentação até o dia 31 de julho que acesse o site para realizar a impressão. Anteriormente, o pagamento estava previsto para o mês de junho. Com a mudança, os boletos estão sendo postados nos Correios neste mês.
A taxa de incêndio é uma obrigação tributária, prevista no Código Tributário do Estado do Rio de Janeiro. Os recursos são aplicados no reequipamento operacional, na capacitação e atualização de recursos humanos e na manutenção do Corpo de Bombeiros e dos órgãos da Secretaria de Estado da Defesa Civil.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

quarta-feira, julho 09, 2014

Uso do cerol preocupa frequentadores do Parque de Itaipava

Foro: reprodução
Soltar pipa é uma brincadeira bem antiga e aparentemente inocente quando é feita com segurança. O problema acontece quando alguns praticantes resolvem aplicar o 'cerol', na linha. É uma mistura de cola com vidro moído (ou limalha de ferro), tornando a linha extremamente cortante que pode trazer riscos, inclusive de morte. A venda e a produção deste material é proibida por lei desde 2009, mas infelizmente ainda hoje é utilizado.

Muitos acidentes fatais ocorrem principalmente com motociclistas que passam por áreas onde crianças e adolescentes empinam papagaios. Geralmente nos casos fatais, é o pescoço do motociclista ou pedestre que entra em contato com a linha de pipa com cerol. São também vítimas do cerol: aeronaves, pedestres, ciclistas, motociclistas, paraquedistas, skatistas e outros.
Atualmente, em alguns municípios brasileiros, existem leis que proíbem o seu uso e venda. O vendedor de cerol pode ser preso, além de pagar multa.
Neste fim de semana, uma moradora de Petrópolis passou por um caso de estar no mesmo local onde crianças soltavam pipas. Precisou ir embora e acabasse seu passeio por medo de algum acidente.
“Estava com meu filho de sete anos no Parque Municipal de Itaipava, ele está aprendendo a andar de bicicleta. Ficamos em um espaço onde as pessoas fazem piquenique, mas perto de nós haviam também alguns meninos que estavam soltando pipa. E eles afirmaram que estava com com cerol, ainda fui reclamar com um deles, mas ele desdenhou do meu pedido de não fazer aquilo no local público, onde tinham crianças brincando”, contou Marcela Baffa. 
Segundo ela, não estava ventando suficiente para a pipa ficar no alto e a linha ficava na altura de onde as pessoas estavam. 
“Quando perguntei a ele se tinha cerol, ele me respondeu que se não colocasse o material iria perder a pipa. Não perdi mais meu tempo e acabei com o meu passeio. Além disso não encontrei ninguém para reclamar”, contou.
Nestes casos, as pessoas devem procurar autoridade militar e fazer a denúncia. Geralmente pelo 190. A venda deste material é proibida em todo estado do Rio e quem o fizer pode ter de pagar multa, além de pena de até dois anos de reclusão.

Essa brincadeira pode ser extremamente perigosa, pois quando a linha está totalmente esticada, dificilmente tem-se a visão da mesma e, ao passar em velocidade (ou não) por ela, funcionará como uma perfeita “guilhotina”, um verdadeiro instrumento cortante, podendo produzir lesões perfuroincisas de grande profundidade. São inúmeros os casos de lesões corporais e até mortes de motociclistas, ciclistas, transeuntes e até mesmo de animais que são simplesmente degolados ao terem a linha enroscada em seu corpo.
Apesar de ter casos recentes de acidentes e até mortes em todo estado, como no caso da menina de seis anos que morreu em março deste ano após ser atingida no pescoço por uma linha de pipa com cerol enquanto andava de bicicleta no Engenho de Dentro, subúrbio do Rio. Em Petrópolis, não há recentes casos. 
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

terça-feira, julho 08, 2014

Veja como fica o funcionamento da cidade nesta terça, dia de jogo do Brasil

O jogo do Brasil contra a Alemanha pela semifinal da Copa do Mundo acontece nesta terça-feira. Por conta da partida, a rotina da cidade será alterada. Saiba quais são as mudanças que ocorrerão:

Comércio – como não houve acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio) a decisão de abertura fica a cargo de cada loja, tanto no Centro da cidade, como nos distritos. A maioria, no entanto, deve funcionar até às 15h. 

Supermercados – Os supermercados devem funcionar normalmente, com interrupção apenas no horário da partida.

Bancos – Os bancos abrem às portas às 8h30 e encerram o atendimento ao público às 12h30. 

Ônibus – Os ônibus irão funcionar até às 16h, voltando a funcionar logo após o fim da partida.

Repartições Públicas – Os órgãos ligados à Prefeitura de Petrópolis irão funcionar até às 12h30. 

Pontos turísticos - O Museu Imperial estará aberto à visitação pública das 10h às 13h. O Museu Casa do Colono fica aberto entre 8h30 e 15h, já o Museu Santos Dumont irá funcionar de 8h às 14h30 – quem comprou o ingresso antecipadamente, no entanto, pode visitar o espaço até às 15h. A Casa do Ipiranga não abrirá às portas nesta terça-feira, já o Museu de Cera funcina das 10h às 16h. O Palácio de Cristal não será aberto ao público, já que está ocorrendo a desmontagem da Festa do Colono Alemão, que terminou no último domingo. 
Fonte: Tribuna de Petrópolis

segunda-feira, julho 07, 2014

V Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes

Está marcado para o próximo dia 10 o início da 5ª edição do Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes, em Petrópolis. Desta vez o evento contará com a participação de 30 estabelecimentos, entre restaurantes, bares e bistrôs. Um número recorde de adesão.

Conhecida por sua excelente gastronomia, a Cidade Imperial e arredores promete mais uma vez chamar a atenção de petropolitanos, turistas e veranistas, através das delícias que farão parte do festival, que aquecerá as noites frias, típicas desta época do ano, na Região Serrana.

Inspirado e organizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau, o evento vem, este ano, com uma novidade que certamente agradará até mesmo os paladares mais exigentes. Os caldos foram incluídos no título e na mesa.

O festival acontecerá até o dia 31 de agosto e fica a critério de cada casa optar entre as delícias que serão oferecidas em seus cardápios, participando com um ou mais itens. Para os clientes que se interessarem em saborear os fondues, racletes, caldos e cremes, o ideal é entrar em contato com os restaurantes para fazer reserva e ficar por dentro dos horários de funcionamento.

Entre os estabelecimentos participantes estão: Albergo Del Leone, Alquimia dos Temperos, Barão Gastronomia, Batata Caramelada, Bistrot da Serra, Bistrô da Valéria, Bomtempo Resort, Bordeaux Ipiranga, Bordeaux Itaipava, Caminho Real Resort, Deck Itaipava, 2 Vales, Don Bistrô, Duetto's Café, Faustino Bar & Restaurante, Grande Hotel Petrópolis, Katz Chocolates, Maffagio Restaurante, Massas Luigi, Oliveiras da Serra, Petiscaria Imperial, Pousada La Belle Bruna, Pousada Paraíso, Pousada Paraíso Açú, Quinta da Paz, Rancho da Ferradura, Restaurante de Nogueira, Restaurante Paladar e Solar Fazenda do Cedro.

Mais informações podem ser obtidas no site www.visitepetropolis.com/blog ou pelo telefone do Disque Turismo 0800 024 15 16, serviço da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

domingo, julho 06, 2014

Golpes por telefone ainda são comuns na cidade

Os trotes voltaram a atormentar as famílias petropolitanas, mas agora com um novo método: ao invés das ligações pedindo resgate por causa do sequestro, os golpistas se identificam como primos que estão chegando de viagem. O golpe acontece em duas partes, a primeira ligação com a comunicação da suposta ‘viagem’ e a outra para dizer que sofreu um acidente e precisa que envie dinheiro para socorro. Apesar de não haver registros de pessoas que tenham caído no golpe e depositado dinheiro, só ontem duas pessoas da mesma família foram vítimas da tentativa. A jornalista Carla Coelho explica que quando recebeu a ligação, foi o marido quem atendeu. Ela explica como os bandidos atuam: “Quando meu esposo atendeu o bandido falou ‘e ai, primo, tudo bem?’, numa linguagem bem informal, bem íntima. Quando ele perguntou quem era, o homem declarou ‘sou eu, o primo que você mais ama, não tá me reconhecendo não?”, declarou. O marido de Carla, Maurício Araújo, não deu continuidade à conversa. Sabendo que se tratava de um golpe, desligou o telefone. Mas, no mesmo dia, outra pessoa da família também recebeu a mesma ligação, mas acabou dando nome de parentes. “Quando o marido da minha prima me ligou, perguntando se a gente tinha algum primo vindo para Petrópolis, logo percebi que ele também tinha sido vítima da ligação”, conta Carla. Mário Silva explicou que recebeu a mesma ligação que o marido de Carla. “Eles ligaram dizendo que era um primo que estava vindo de viagem e, quando eu perguntei quem era porque não conseguia identificar a voz, alegou que era porque tinha colocado aparelho nos dentes”, declarou Mário. Neste tipo de situação, a recomendação é de que as pessoas não se desesperem a tentem manter a calma para não fornecer nenhuma informação de cunho pessoal à pessoas estranhas. “Isso pode municiar o criminoso e concluir o crime”, alertam os especialistas.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

sábado, julho 05, 2014

Estação de Tratamento em Corrêas vai tratar 1,2 milhão de litros de água

Foto: Divulgação
A concessionária Águas do Imperador está construindo a Estação de Tratamento de Esgotos de Corrêas, que vai tratar 1,2 milhão de litros por dia e beneficiar 15 mil moradores de Corrêas, Castelo São Manoel e Bairro da Glória. A estação integra o Plano de Despoluição das Bacias Hidrográficas do Município e vai tratar também os esgotos do Hospital Alcides Carneiro.

A Estação entrará em operação ainda no segundo semestre de 2014, e na primeira fase da obra, já concluída, foi realizada a fundação e concretagem da base dos filtros. Atualmente está sendo implantado  o tanque de tratamento, com aproximadamente 8 m de altura. Para aduzir os esgotos da região para a ETE Correas, será construída, possivelmente na Praça de Corrêas uma elevatória, totalmente enterrada, assim como a da Praça dos Expedicionários, no Centro Histórico. Nesse equipamento já ocorre um pré-tratamento composto por gradeamento e caixa de areia.
Foram instalados 2,4 km de redes coletoras de esgoto na Estrada Mineira (altura do Bairro da Gloria) até o Centro de Corrêas, incluindo o Hospital Alcides Carneiro. Ainda vão ser instalados 8 km redes no Castelo São Manoel e outros 2 km da entrada da Praça de Corrêas até a Samambaia, totalizando quase 13 km de tubulações.
Além da despoluição do rio, a unidade ainda vai levar outro benefício ambiental para Corrêas: no entorno da Estação, em uma área de dois mil metros quadrados, serão plantadas 600 mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica, incluindo ipês, árvores frutíferas e espécies resistentes a alagamentos.
A ETE Corrêas é uma estação de porte médio, assim como a ETE Posse, que junto com outras 25 unidades de tratamento de esgotos, incluindo os Biodigestores e o biossistema do Carangola, tratam 80% dos esgotos urbanos, um dos melhores índices do Brasil.
“Estamos empenhados, há algum tempo, no saneamento dos distritos, região para onde a cidade tem  possibilidade de crescer com planejamento. A Posse foi o primeiro distrito a receber tratamento de esgotos, com a implantação da ETE Posse e do Biodigestor do Córrego Grande. Depois de Correas serão construídas estações de tratamento em Nogueira e Itaipava. Nada mais oportuno, especialmente agora, com a implantação de programas habitacionais, como o Minha Casa, Minha Vida, recentemente anunciado pelo prefeito Rubens Bomtempo” , afirmou Marcio Salles, diretor de Águas 
do Imperador.
Fonte:Tribuna de Petrópolis