quarta-feira, maio 07, 2014

Única e Fácil decidem não usar nova pista de subida da serra

Foto: Reprodução
A empresa de ônibus Única-Fácil informou que não deve utilizar a nova pista de subida da Serra. Isso porque, segundo eles, não é economicamente viável - irá aumentar o percurso até a rodoviária em 4km tanto na ida para o Rio, quanto na volta para Petrópolis. Outro problema é o receio da empresa em utilizar o túnel de 5 quilômetros que está sendo construído na rodovia.

“Teremos um gasto muito grande com combustível, por causa da nova pista. Nossa primeira opção é continuar usando o trajeto atual. Além disso, ainda estamos esperando que a empresa responsável pela construção da via apresente um projeto de segurança do túnel para depois pensar efetivamente no que será feito”, declarou o engenheiro da  empresa de transportes, Luiz Assumpção. 
Segundo a Concer, o projeto da Nova Subida da Serra da BR-040 foi desenvolvido e está sendo executado dentro das melhores técnicas de segurança, possuindo a concessionária todas as licenças necessárias no que diz respeito às normas e práticas de segurança. A empresa informou também que todos os estudos foram apresentados e normas obedecidas durante a execução do projeto.
O custo inicial da construção da nova pista da BR-040 foi estimado em R$ 80 milhões, em 1995, pelo Programa de Exploração da Rodovia, valor que, corrigido, chegaria hoje a R$ 280 milhões. Segundo o Ministério Público Federal, o projeto apresentado e aprovado pela Concer foi orçado em quase R$ 900 milhões, o triplo do valor original.
O projeto está divido em cinco lotes. No total, serão 20 quilômetros, sendo 15 de duplicação da atual pista e outros cinco do polêmico túnel. A pista deve ficar pronta em 36 meses e deverá desafogar o antigo percurso, que tem mais de 80 anos de uso e esta defasada. A pista sinuosa tem causado diversos acidentes. Para se ter uma ideia a Polícia Rodoviária Federal registou 50 mortes em 2011, 69 em 2012 e 74 no ano passado. Crescimento de 48% no período. 
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

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