domingo, maio 18, 2014

Sem acordo, greve no Museu é por tempo indeterminado

Foto: Marco Oddone
Os funcionários do Museu Imperial se reuniram na tarde de ontem em assembleia. Sem acordo com os Ministérios da Cultura e do Planejamento, a greve continua por tempo indeterminado. As reivindicações da classe são as mesmas de dez anos atrás, quando uma paralisação interrompeu todas as atividades por 100 dias: reajustes salariais, implantação de um Plano de Cargos e incorporação de gratificações. 

Outras paralisações ocorreram em 2007 e 2011, acumulando promessas não cumpridas. O Plano Especial de Cargos da Cultura e Gratificação Específica de Atividade Cultural, que seria instituído pelo projeto de Lei 11.233, de 2004, é um exemplo de proposta que nunca saiu do papel. Em todo o Brasil, 30 instituições permanecerão de portas fechadas até que um acordo seja feito. Só no Rio de Janeiro, a greve atinge a 18 museus, institutos e escritórios do Ministério da Cultura.
“Não há nenhum avanço com o Ministério do Planejamento, por isso a greve continua. Em Petrópolis, há uma grande evasão dos funcionários, que chega a 75%, isso porque não há valorização profissional. Este ano, cerca de 30% dos concursados irão se aposentar e teremos um vazio ainda maior”, informou a funcionária do Museu Imperial, Carolina Knibel.
Com a greve, muitos turistas que visitam a cidade todos os dias ficam frustrados. Só o Museu recebe entre 1mil e 3 mil turistas. Na tarde de ontem, um grupo de franceses reclamaram das portas estarem fechadas. “Eles estavam ansiosos para conhecer o Museu e tirar fotos nos jardins, mas infelizmente nem a parte de fora está aberta. É uma pena! Terá que ficar para uma próxima oportunidade”, explicou a guia de turismo, Fernanda Isidoro.
O Ministério do Planejamento declarou, no entanto, que não vai autorizar aumentos salariais neste ano, para evitar impacto fiscal e porque ainda está em vigor um acordo assinado pela Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef), que garantiu reajuste de 15,4% em três anos – 2013, 2014 e 2015. 
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: