sexta-feira, maio 09, 2014

Crescimento desordenado nos distritos está em debate

Preocupados com a degradação da qualidade de vida nos distritos, cinco entidades se uniram para defender a região contra o crescimento desordenado, provocado pelos investimentos imobiliários e por outras ações. O presidente do GAPA-Itaipava, Carlos Eduardo da Cunha Pereira, chamou atenção para o fato de que as imobiliárias estão vendendo os imóveis nos condomínios em construção, afirmando que é o novo bairro do Rio de Janeiro e por isso, uma das propostas é pedir a moratória de todos os projetos imobiliários aprovados para os distritos. 
Para Carlos Eduardo a lógica deles é interessante, pois argumentam que o tempo do centro do Rio para o Recreio dos Bandeirantes é o mesmo para chegar em Petrópolis. Outro atrativo é o valor do imóvel, que no Recreio está em torno de R$ 8 a 10 mil o metro quadrado e nos distritos estão vendendo a R$ 5 mil. “Esta distância ainda pode ser reduzida com a inauguração do arco rodoviário, pois vai reduzir o número de veículos na Linha Vermelha e também quando a nova pista de subida estiver pronta”, comentou.
A preocupação das cinco entidades -  UDAM, Novamosanta, Petrolis Convention & Visitors Bureau, Projeto Araras e GAPA-Itaipava ・・com o aumento populacional que estes investimentos v縊 trazer para a regi縊, aumentando o problema com abastecimento de 疊ua, coleta do esgoto e acima de tudo a qualidade de vida. Carlos Eduardo acredita que um dos problemas ser・a mobilidade nos distritos, que ficar・comprometida, 菟ois est縊 acabando com duas ou mais casas, para constru鈬o de condom匤ios com 50 ou mais moradias, aumentando a popula鈬o e o n伹ero de carros na regi縊・
O crescimento desordenado já é percebido de Correas a Posse, com casas construídas na margem do rio Piabanha, investimentos imobiliários que não respeitam as características da região, como ocorreu em Nogueira, próximo a Igreja católica, onde o nível do terreno foi levantado cerca de dois metros da rua, assim como um desvio no rio. “Estas e outras situações nos preocupam, pois a Estrada União Indústria está sufocada e temos congestionamentos diários em Bonsucesso e no Aranha Céu”.
Carlos Eduardo afirma que é preciso fazer uma diferença entre os oportunidades, que veem a oportunidade de ganhar dinheiro, e os que precisam de um local seguro para morar. “Estes nós precisamos dar apoio e apoiar o governo municipal nas ações para atendê-los. Defendo a construção de pequenos núcleos para as famílias carentes e não grandes condomínios, pois trazem inúmeros problemas sociais e ambientais”, frisou.
O Termo de Cooperação com as Diretrizes para atuação conjunta das entidades da sociedade civil dos distritos de Petrópolis e criação do Movimento Distritos de Petrópolis, será assinado no dia 12 de maio, às 19h, no auditório do Arcadia Mall. As entidades defendem também a destinação de recursos para os distritos, para realização de obras e melhorias fundamentais para melhorar a qualidade de vida. A partir da assinatura do termo de cooperação, as entidades estarão atuando conjuntamente na busca de respostas por parte do poder público.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: