sábado, maio 10, 2014

Ação do Maio Amarelo acontece neste sábado em Petrópolis

Números apresentados pela Coordenadoria de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde apontam um dado preocupante: em Petrópolis, nos últimos sete anos, foram registrados quase 16 mil acidentes de trânsito, uma média de 190,4 ao mês. A situação é tão grave que já é tratada como epidemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para chamar a atenção da sociedade para este problema, acontece neste sábado, dia 9, na Praça D. Pedro, a ação do Movimento Maio Amarelo.
Na ocasião haverá distribuição do símbolo da campanha – o laço amarelo - panfletos, adesivos, exposição de fotos e vídeos, depoimentos e demonstração de primeiros socorros. A intenção é colocar em pauta o tema da violência no trânsito e mobilizar a sociedade civil, bem como o governo, empresas e associações para a discussão do tema, em busca de propagar um trânsito mais seguro nas mais diferentes esferas.
O movimento é uma iniciativa da sociedade civil e da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, presidida pelo deputado federal Hugo Leal (PROS-RJ), que estará presente no local. “No Dia das Mães fará três anos que o Brasil aceitou a resolução da ONU (Organização das Nações Unidas), que criou a Década Mundial de Ações de Segurança Viária. Então, teremos aqui a campanha, que contará, inclusive com pontos turísticos iluminados com a cor da campanha”, informou Leal.
O amarelo está relacionado com a cor da atenção, no trânsito.  Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o Outubro Rosa e Novembro Azul, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o Maio Amarelo é um movimento internacional, que esta acontecendo em todo país durante todo o mês de maio. No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor também será iluminado com a cor amarela.

Em Petrópolis, quase metade das vítimas de acidentes de trânsito são motociclistas
No município, o que chama atenção são os acidentes envolvendo motociclistas, que representam quase metade dos 16 mil acidentes, com 7.123 ocorrências no período de sete anos. Em segundo lugar ficam os acidentes com automóveis com 4.255, seguido de ciclistas, pedestres, ônibus e caminhões, e outros, com 1.983, 1.803, 722 e 59, respectivamente.

Brasil é o quinto país recordista em mortes no trânsito
O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito (cerca de 50 mil mortes por ano), precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito no planeta.
Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da com a Década de Ação para a Segurança no Trânsito é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: