sábado, abril 19, 2014

Reserva de Araras capacita voluntários

Estão abertas as inscrições para o 8º Curso de Prevenção e Controle de Incêndios Florestais da Reserva de Araras, que será realizado entre os dias 5 e 9 de maio. O objetivo é capacitar voluntários e pares governamentais nos moldes preconizados pela Lei 9608/98 e pela Portaria IEF/RJ 152/2004. Ao todo, 45 vagas foram disponibilizadas, sendo 20 destinadas à sociedade civil, 10 a instituições parceiras e 15 a servidores do Instituto Estadual do Ambiente, o INEA.

A capacitação é dividida em cinco etapas. Na primeira, a turma terá noções de ecologia e unidades de conservação. Na segunda, irão aprender a fazer nós, voltas e amarrações. Já na terceira, as técnicas de rádio serão ensinadas. “Esta é uma das fases mais importantes porque a comunicação é essencial para o trabalho de contenção das chamas”, explicou o chefe da Unidade de Conservação da Reserva Biológica de Araras, Ricardo Ganem.
Na quarta fase, os alunos terão aulas de primeiros socorros e atendimento pré hospitalar e, na última, a turma irá passar pela simulação de incêndio, após aprender sobre a ciência do fogo, técnicas de combate e terem contato com equipamentos para contenção das chamas.
O curso terá carga horária de 40h e certificado expedido pelo INEA. Qualquer pessoa pode participar. Para se inscrever, o participante deve ir à sede da Reserva Biológica de Araras, situada à Estrada Bernardo Coutinho 10.351, em Araras, com uma foto 3x4, cópia do RG, CPF e atestado médico comprovando ausência de limitação física e mental para as atividades propostas. É necessário que o participante tenha idade entre 18 e 55 anos e ensino fundamental completo. O local funciona de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Ricardo explica que as outras edições do curso já formaram mais de 200 pessoas. “O curso tem natureza operacional e abrange tanto a teoria, quanto a prática. É importante este curso, para que a comunidade do entorno interaja e que aconteça uma mudança comportamental que transforme valores e reveja atitudes, resultando em ações positivas para a proteção do patrimônio natural do Rio de Janeiro”, finalizou.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: