quarta-feira, abril 09, 2014

Projetos do Vale do Cuiabá estão em fase de aprovação

Mais uma reunião da Comissão Especial de Acompanhamento das Chuvas de 2011, que é presidida pelo vereador Silmar Fortes (PMDB), foi realizada no início desta semana. O encontro serviu para que técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e das empresas responsáveis pelas intervenções apresentassem os projetos dos Parques Fluviais (Projeto Rios da Serra) que serão construídos ao longo do Vale do Cuiabá e demandas referentes ao andamento das obras de melhoria na região.
O vereador Silmar Fortes destacou a falta, mais uma vez, de um representante da prefeitura e avaliou que a comissão está avançando em relação aos problemas da região.
“Mais uma vez não contamos com a presença de um representante do poder Executivo. A maioria dos assuntos que são abordados tem a participação direta da prefeitura, e a ausência deste poder prejudica a solução de demandas apresentadas nos encontros. Mesmo com esse entrave, as reuniões são muito propositivas e estamos avançando para resolver as questões que afligem a região do Vale do Cuiabá”, finalizou.
O representante do Inea, João Grilo Carletti, informou aos presentes que realizou reuniões com as secretários do município e que os projetos do Cuiabá 3 e do Skate Park já estão em fase de aprovação na Caixa Econômica Federal. Também disse que tão logo esse processo esteja concluído, irá organizar uma Audiência Pública para que a sociedade tome conhecimento dos projetos.
A representante do Ministério Público do Rio de Janeiro, Zilda Beck, reforçou a ideia da realização de uma Audiência Pública promovida pelo Inea e “afirmou ser favorável à construção dos parques fluviais, desde que as obras tenham sustentabilidade e sejam garantidas, para que não haja novas ocorrências em pouco tempo e os problemas recaiam na população”.
O representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ), Adacto Ottoni, questionou a falta de um projeto de recomposição da mata ciliar ao longo do leito dos rios que cortam o Vale do Cuiabá. Os técnicos das empresas e do Inea responderam que pode existir uma margem para modificações, com a inclusão de propostas que possam angariar melhorias à região.
A integrante da comissão, Rafaela Facchetti, apresentou um relatório fotográfico com problemas relacionados às intervenções nas calhas dos rios, com a queda de pedras no curso d’água.
“Em nenhum momento eu quero desqualificar o projeto, mas precisamos ter a certeza que todas as intervenções que estão sendo feitas terão condições de aguentar uma forte chuva que eventualmente possa acontecer”, disse ela.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: