domingo, abril 13, 2014

A+ A A- Exploração sexual em crianças e adolescentes cresce na cidade


Segundo o Instituto de Segurança Pública, (ISP), no ano passado foram registrados 103 casos, contra 91 em 2012. Um aumento de 11,45%. Uma taxa menor do que o crescimento apresentado em relação aos anos de 2011 (76 casos) e 2012. Período que teve aumento de 18,5%. Na prática, a cada 3.54 dias uma mulher (ou adolescente e até mesmo criança) foi vítima de violência sexual em 2013.

Dados do Ministério Público mostram que no ano passado 51 casos foram denunciados e apenas nos primeiros meses de 2014 já são 12, apontando um aumento. Como nem todos os casos são registrados, a promotora de justiça da infância e da juventude Maria de Lurdes Féo Polônio, afirma que o município tem uma perícia média de um estupro por dia entre crianças, adolescentes e adultos.
A promotora ressaltou ainda que a maior parte dos crimes é cometida por familiares ou vizinhos o que dificulta ainda mais a exposição dos casos para a justiça. “Ando estarrecida com a quantidade de abusos que estão sendo registrados. Não há como saber ainda se o que aumentou foram as denúncias ou realmente a quantidade de agressões. Outro fator surpreendente, é que nos últimos anos os casos envolvendo meninos abusados, subiu consideravelmente. Antes tínhamos 1 caso a cada seis meses, agora isso está mais comum. Ainda sim as meninas são mais violentadas”, contou.
Esta situação também foi sentida pelo Conselho Tutelar, que aponta uma aumento de 50% no número de denúncias. “Não temos como definir o motivo da elevação, até por que não somos o órgão que atende diretamente estes tipos de casos, mas registramos que novas agressões estão sendo registradas diariamente. O que pedimos é que as pessoas denunciem, mesmo que mais na frente as investigações apontem que não havia nenhuma  exploração. Precisamos da colaboração da população e familiares para inibir crimes desta natureza”, contou o conselheiro tutelar Rodrigo Lopes.
Para denunciar, as pessoas devem ligar para o telefone125 do Conselho Tutelar, 127 do Ministério Público ou para o 100 da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos.

Casos de violência espaços religiosos

A maior parte dos casos de exploração sexual infantil está ligada a parentes e vizinhos, mas nos últimos anos os registros destas agressões por parte de religiosos têm alarmado as autoridades petropolitanas.

De acordo com a promotora Maria de Lurdes mais de um caso envolvendo pastores ou outro líderes religiosos foram identificados aqui na cidade em 2013. “Esse ano também já tivemos uma denúncia deste tipo e estamos atrás do pastor. Queremos fazer um alerta aos pais que acabam entregando e confiando 100% em algumas pessoas, só por que elas trabalham dentro de igrejas, templos ou outros ambientes ligados a qualquer religião. Temos presenciado muitas denúncias envolvendo estes cidadãos e por isso pedimos que os familiares se mantenham atentos”, declarou.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: